Como acabar com as olheiras?

Saiba quais são as causas e os melhores tratamentos para amenizar e tratar as olheiras

acabar com olheiras

Como acabar com as olheiras?

Olheiras nunca mais

Não são poucas as pessoas que sofrem com as olheiras, uma sombra que pode variar de cor – azuis nas pessoas mais clarinhas até, verdes, marrons ou até mesmo vermelhas, que ficam bem abaixo dos olhos e causam aparência de cansaço e deixam o visual para baixo. Noites mal dormidas resultam em… Olheiras! Elas surgem sempre depois de horas em claro, muito trabalho, muito tempo na frente do computador e por causa do estresse. Mas não é só isso, não! As olheiras, aquelas manchas amareladas e também roxas que aparecem na área dos olhos, podem surgir também por causa do envelhecimento precoce, falta de circulação sanguínea na região dos olhos, muito estresse no trabalho e também por problemas hereditários que podem piorar ao longo dos anos, caso não sejam tratados corretamente. E claro que seja lá qual for a causa das olheiras, o fato é que ela realmente acaba com a produção de qualquer mulher! Então, é preciso tratar. Mas o tratamento, para começar, é um para cada tipo de olheira. Ou melhor, de sintoma. Por isso, preparamos um guia completo para você eliminar as olheiras de vez sem desculpas!

O que causa olheiras?

Há diversos causadores das olheiras , que nos obrigam a utilizar uma maquiagem reforçada, e também tratamentos simples ou complexos, para ficarmos com o rosto perfeito. Entre as principais causas das olheiras estão desde o fator genético, principalmente das pessoas que têm alguma descendência dos povos árabes, orientais e também latinos, tudo porque há maior pigmentação da pele. Estados debilitados de saúde, causados por doenças prolongadas ou até mesmo sinusites, rinites, gripes e resfriados também podem ser propagadoras do problema, assim como estresses físico e mental, dietas radicais, e até mesmo a idade, já que com o passar do tempo nossa pele perde colágeno e fica mais fina, ficando mais propensa às olheiras.

Alguns hábitos também são prejudiciais como tabagismo, bebidas alcoólicas em excesso, mal dormidas, período menstrual e até mesmo alergias nas áreas dos olhos.

As olheiras podem ser divididas em três tipos. A chamada olheira falsa é bem pronunciada e dá a impressão de olho fundo, além de fazer sombra na pálpebra inferior. Já a pigmentar tem uma cor castanha, resultado do acúmulo do ferro do sangue e da melanina. Já a vascular é causada pela dilatação dos vasos sanguíneos na região próxima aos olhos.

Saiba que se você possui olheiras por causa hereditária, saiba que apesar de elas poderem ser amenizadas, é muito difícil ocorrer uma reversão do problema. Portanto, o melhor a fazer é uma aceitação e também melhor observação do seu corpo, para saber quais os fatores que podem aumentar as olheiras. Só assim, você será capaz de amenizá-las, resolvendo uma boa parte dos seus problemas. Sei que você deve estar aflita para saber como resolver esse problema. Atualmente, há diversos tipos de tratamentos para quem deseja se livrar as olheiras. Mas, lembre-se sempre que para a maioria deles é preciso procurar um bom dermatologista para que ele indique, exatamente, qual é a melhor técnica para o seu caso.

Guia dos melhores e-books sobre olheiras e clareamento de pele.

arrow

Como Clarear A Pele de maneira fácil e natural

 Como Clarear A Pele

E-book Como Clarear A Pele de maneira fácil e natural

No e-book " >Como Clarear A Pele de maneira fácil e natural" o leitor tem acesso a tratamentos naturais, eficientes e econômicos para clarear sua pele de maneira geral ou para tirar manchas ocasionadas pela exposição demasiada ao sol ou como resquícios de uma gravidez ou outras mudanças externas e internas em seu corpo que possam ter ocasionado alterações em sua pele.

>Neste e-book de 108 páginas você poderá aprender também quais são os principais clareadores da pele naturais e químicos, além de conhecer métodos a serem aplicados para áreas específicas da sua pele, como Rosto e Pescoço, Olheiras, Peito e Braços, Axilas, Costas e Barriga e Pernas, Nádegas e Pés.


Estética Facial online

Curso de Estética Facial

Estética facial

>Neste Curso de Estética Facial você conhecerá quais são os cuidados necessários ao rosto, para atingir e manter um aspecto saudável.

Aprenderá também sobre como os alimentos influenciam na saúde da pele e em quais alimentos encontramos os nutrientes essenciais para ela.


 

1001 Dicas de Beleza

 Dicas de Beleza

Ebook 1001 Dicas de Beleza

>Neste e-book você encontrará diversas dicas e truques, tratamentos e receitas para melhorar sua pele, cabelos, unhas, mente, corpo e espírito. A combinação destes elementos é o que realça sua verdadeira beleza interior e exterior.

Incluí alguns capítulos >neste e-book para aumentar sua auto-estima, reduzir seu nível de estresse, dicas de massagem e relaxamento para você se sentir como uma princesa. Além disso, você encontrará diversas receitas de beleza fabulosas, dicas para perder peso, dicas de exercícios, de motivação e muitas outras que a ajudarão a alcançar o seu eu mais maravilhoso.

Tratamentos estéticos para olheiras

Tratamento a laser

Esse é um mais conhecidos e eficazes meios de se acabar com as olheiras. A técnica funciona para clarear a hiperpigmentação da pele e para diminuir os vasos sanguíneos. O melhor é que o laser também estimular a produção de colágeno, que significa uma pele com maior elasticidade e vigor. A maioria dos especialistas associa o tratamento ao peeling e a cremes específicos que deverão ser  passados religiosamente na área tratada.


Drenagem facial

Esse tipo de massagem é ótimo porque diminui a sensação de inchaço no rosto e também diminui consideravelmente as olheiras. Os toques são feitos de maneira extremamente suave e sua principal função é desobstruir os canais linfáticos da face.

Peeling

Outro tratamento eficaz porque clareia a área afetada. Porém, somente deve ser feito com indicação do dermatologista, já que a área é muito sensível e está sujeita a manchas.

Luz intensa pulsada

A técnica é outra inovação para o tratamento das olheiras. Este tipo de tratamento é realizado depois de uma consulta e de uma avaliação com o profissional, que deve ser um fisioterapeuta ou uma dermatologista. A luz pulsada consegue atingir a área da pele que está mais escura, ou seja, as olheiras. Ela consegue clarear o pigmento mais escuro e assim deixar a pele mais uniforme.

Ácido hialurônico

Essa substância, que também preenche sulcos e as rugas mais profundas, também pode ser um excelente tratamento para as olheiras. A substância é injetada no canal da lágrima e o resultado é um preenchimento da pele que fica abaixo do olho.

Lipoenxertia

Essa técnica é utilizada na pálpebra e funciona da seguinte forma: com uma anestesia local, é aplicada grânulos de adipócitos que foram retirados do próprio corpo da paciente. Considerado um dos mais modernos, o tratamento melhora e regenera essa área do rosto.

Carboxiterapia

O tratamento consiste na aplicação de gás carbônico altamente puro no tecido subcutâneo. Esse procedimento causa uma vasodilatação que vai permitir não só o aumento da oxigenação dessa parte do rosto como também uma maior produção de colágeno.

Blefaroplastia

Há dois tipos de procedimentos envolvendo a blefaroplastia. A transcutânea é uma cirurgia que utiliza anestesia em que um médico faz uma incisão  e remove as bolsas debaixo dos olhos. Já a transconjuntival é realizada em pessoas que têm flacidez nos olhos e também é feita com cirurgia.

OnoWave Facil

Esse tratamento tem como principais agentes as radiofrequências bipolar e tripolar. O que ocorre é que há um aquecimento da pele abaixo dos olhos e essa ação estimula tanto a produção de colágeno como a da elastina. As olheiras recebem maior oxigenação e nutrição, proporcionando uma melhora na aparência das olheiras.

Melhores tratamentos caseiros para olheiras

Nem sempre as olheiras precisam ser tratadas com tratamentos complexos. Há casos em que bastam algumas soluções caseiras para que o problema seja amenizado. Aqui damos algumas dicas sensacionais, do tempo da vovó, para você experimentar.

Chá de camomila

Faça um chá de camomila mais forte e coloque para gelar. Faça compressas com o líquido que deve estar embebido num pano ou gaze bem limpos.

Pepino

Além de ser conhecido como ótimo adstringente, o pepino também ajuda a melhorar, rapidamente, as olheiras. Corte duas fatias e deixe na geladeira por pelo menos 20 minutos. Depois coloque na área dos olhos e deixe por pelo menos mais 15 minutos. Lave bem o rosto.

Batata crua

Para dar o resultado esperado, pegue uma batata média e rale, deixando essa pasta na geladeira por pelo menos 20 minutos. Depois é só batê-la com um pouco de água no liquidificador. Faça compressa com essa água de batata.

Maçã

Corte uma maçã, gelada, em fatias grossas, e coloque-os nas áreas das olheiras. Deixe por pelo menos meia hora e depois lave o rosto com água fria.

Óleo de amêndoa

Pegue um chumaço de algodão e pingue pelo menos cinco gotinhas de óleo de amêndoas, fazendo massagens suaves na pele abaixo dos olhos.

Folhas de hortelã

Pegue pelo menos 10 folhas de hortelã e faça um sumo. Coloque um pouco do líquido em uma gaze e faça uma compressa na região dos olhos.

Dicas para disfarçar olheiras

Mas, se você acordou com uma baita olheira e precisa aparecer com um rosto impecável, aqui vão alguns truques infalíveis para que sua pele esteja perfeita.

Bolsa de gelo

Faça uma bolsa de gelo ou envolva cubos de gelo em um pano limpo e coloque nas áreas dos olhos. A temperatura vai promover a vasoconstrição e amenizar as olheiras.

Sono

Se você tem problemas com olheiras proeminentes, procure dormir pelo menos 8 horas por noite. O descanso dá uma aparência de pele rejuvenescida.

Sol

Fuja do sol se tiver olheiras bem marcadas. Tudo porque a exposição excessiva aumenta a pigmentação da pele e, consequentemente, também as olheiras.

Óculos escuros

Caso você queira tomar um sol, não se esqueça de um bom óculos, capaz de reter todos os raios nocivos que podem acentuar a pigmentação dessa área.

O que fazer com as olheiras na gravidez

No período de gestação, geralmente pelo crescimento do ventre, é comum as mulheres dormirem menos e se sentirem mais cansadas do que o habitual. Por isso, aparecem não só as temidas olheiras como também bolsas e inchaços. Porém, como é uma época especial, a mulher tem de se valer dos tratamentos mais naturais possíveis para não prejudicar o bebê. Por isso, indicamos que se faça compressas com chá de camomila, procure fazer pequenos cochilos no decorrer do dia para suprir o corpo de energia, assim como utilizar rodelas de pepino e sumos de batata e maça para ajudar a revitalizar a pele. Caso o inchaço seja muito aparente, procure um profissional para fazer uma drenagem linfática facial.

Cremes para olheiras

arrow

Tem alguns cremes em forma de bastão que conseguem, também, aliviar as marcas das olheiras e também ajudam a aumentar a circulação de sangue na região. Ou seja, ao aplicar, você estará drenando a área e também vai diminuir o inchaço da região dos olhos. Típico de quem dormiu mal ou está muito cansada ou estressada. Para serem eficientes, estes cremes devem ter na composição vitaminas, principalmente a C e a K, além de nutrientes que ajudam a manter a pele ao redor dos olhos mais nutrida e resistente. Separamos, aqui, alguns dos melhores produtos do mercado para acabar com as suas olheiras.

Clarité Olhos Serum Suavizante, da Dermage

O produto tem ação clareadora das olheiras, com melhora na firmeza e no tônus da pele, além de ser também antioxidante e antiaging.  Preço médio: R$ 130.

Revitalift Roll On Olhos com cafeína, da L’Oréal

Enriquecido com cafeína, o produto atenua não só as olheiras como as linhas de expressão dos olhos. Preço médio: R$ 50.

Bio-Performance Super Eye Contour Cream, Shiseido

Com textura leve e não-pegajosa, o produto não só reduz a aparência das rugas, como também das olheiras, hidratando e energizando a pele. Preço médio: R$ 400.

Epidrat Olhos contra olheiras e bolsas, Epidrat

Com vitaminas A e E, o Epidrat tanto reduz as olheiras como também ameniza a bolsa dos olhos. Preço médio: R$ 120.

Balm para Área dos Olhos e Lábios Sensi Solution, da Adcos 

A principal atuação do produto é para diminuir o aspecto avermelhado, inchaço e irritação da pele, melhorando o aspecto das olheiras e combatendo os radicais livres e rugas. Preço médio: R$ 90.

Reti- C Área dos Olhos, Vichy 

O creme reduz as olheiras e a área escura dos olhos. Preço médio: R$ 150.

Ultra Light Contorno dos Olhos, Neutrogena

O produto possui efeito lifting suavizando as rugas e também atenuando as olheiras e também bolsas dos olhos. Preço médio: R$ 35.

Instant Depuffing Roll on Gel, Sephora

A principal função do produto é diminuir o inchaço e também atenuar as olheiras, graças à sua fórmula que contém HydroSenn+, ingrediente que confere rápida hidratação à pele do rosto. Preço médio: R$ 75.

Visage Aqua Sensation Anti-Olheiras, Nívea 

Produto enriquecido com extrato de pepino e tecnologia Hydra IQ que cuida e suaviza rugas, olheiras e bolsas. Preço médio: R$ 22.

Génifique Yeux contra inchaço e olheiras, Lancôme 

O creme recupera a atividade dos genes, estimulando a produção de proteína e proporcionando uma pele mais jovem e luminosa. Preço médio: R$ 200.

Máscara para o Relaxamento dos Olhos, Basicare 

Essa máscara de gel térmica, formulada especialmente para a área dos olhos, promete alívio imediato para olhos cansados e com inchaços. Preço médio:

Maquiagem para olheira

arrow

Nada melhor para disfarçar as olheiras do que uma boa maquiagem, em que você pode acentuar algumas coisas e disfarçar outras. Confira aqui alguns dos nossos traques para ter uma pele homogênea.

VÍDEO: MAQUIAGEM PARA OLHEIRAS

Preparação

Em primeiro lugar, prepare bem a sua pele, o que vai garantir uma melhor homogeneização. Então, lave o rosto com um sabonete específico e aplique um bom hidratante para a área dos olhos. Depois é só passar primer, corretivo e base, todos no tom da sua pele.

Corretivo

Esse é um dos principais componentes para disfarçar, e bem, as olheiras. Se sua olheira for azul ou roxa, nossa indicação é utilizar corretivo amarelo, enquanto as olheiras marrons ou azuis,  em peles morenas, são amenizadas com corretivo salmão. Já as olheiras vermelhas são camufladas com corretivo verde. Não se esqueça, ao passar o corretivo, dê umas batidinhas ao redor dos olhos para que o produto não acumule e você não fique com manchas nas áreas dos olhos.

Base

O melhor negócio para disfarçar as olheiras é deixar a pele bem uniformizada e utilizar exatamente a base com o tom da sua pele.

Pó Compacto

Atenção com esse item. Se a sua pele tiver tendência ao ressecamento, fique sem o pó durante o período que estiver com olheiras mais proeminentes, já que a tendência é tirar o brilho da pele, que fica ainda mais opaca.

Delineador

É bom ficar atenta também ao delineador, tudo porque como esse produto tende a marcar muito os olhos, a aparência vai ficar mais pesada e, consequentemente, as olheiras aparecerão mais.

Cores

Preste muita atenção nas cores do seu batom, blush e sombra. Isso porque os tons frios evidenciam as olheiras e o seu rosto pode ficar com cara da personagem Mortícia, da família Adams. Por isso, prefira os tons quentes, que iluminam a sua face.

Antes da maquiagem

Que tal colocar bolsas de chá de camomila gelado nos olhos antes da maquiagem. Além de evitar o inchaço, também é um ótimo meio para disfarçar as olheiras.

Tipos de produtos

Lembre-se que produtos mais líquidos são para as pessoas que tem olheiras menos acentuadas, já as cremosas e em bastão são as mais propensas para as olheiras que estão mais profundas.

Quais são as cores das olheiras?

Cada pessoa tem uma história para contar e também uma cor de olheira. Aqui, explicamos quais são os tipos mais comuns para que você fique atenta e possa resolver, com facilidade, o seu problema.

Acastanhadas

Essa cor geralmente está ligada às olheiras melânicas, que são causadas pela melanina em excesso. Esse problema pode ter vários motivos como sol em excesso, certos tipos de medicamentos e até mesmo desequilíbrio hormonal. O melhor corretivo, para esse caso, é o amarelo.

Vermelhas ou arroxeadas

As olheiras que têm essa cor são causadas pelo excesso de hemoglobina ou substâncias como a bilirrubina, biliverdina e ferro. Dê preferência para tons mais alaranjados que iluminam o rosto e disfarçam bem as olheiras.

Azuladas ou escuras

Esse tipo de olheira é aquela causada pela retenção da circulação sanguínea e surge quando estamos muito cansadas, ansiosas. Para disfarçar as manchas, dê preferência aos corretivos como o bege e o coral.

Alimentação para combater olheiras

Alimentação

Muita gente não presta muita atenção ao que come, mas há certas pessoas que são anêmicas e essa carência pode acarretar dificuldades não só em absorver certos tipos de alimentos, como também ocasionar as olheiras. A alimentação também pode ser uma aliada contra olheira. Comidas ricas em vitamina K e ômega 3, como espinafre, alface, atum, salmão e nozes, são ótimos exemplos que devem ser consumidos pelo menos uma vez por dia. Ingerindo esses alimentos, você estará aumentando a resistência da pele e deixando a área mais branquinha e menos roxa ou amarelada.

Hidratação

Nunca é demais falar, a hidratação é fundamental para que todo o seu organismo não só funcione melhor, como haja uma melhor circulação sanguínea. A água ajuda a eliminar as toxinas que são prejudiciais ao nosso organismo e também podem causar as olheiras.

Vá a um especialista

Mesmo se tiver todos os cuidados e mesmo assim suas olheiras não cessam é melhor consultar um especialista. Problemas hepáticos, doenças endócrinas, vasculares ou até mesmo a dermatobiosite, que é um tipo de reumatismo. É bom sempre ficar atenta aos sintomas do corpo e procurar um médico caso tenha qualquer dúvida.

Alterações hormonais

É muito comum, na época pré-menstrual, ocorrer uma incidência maior de olheiras, portanto, fique atenta a esse fato. Nessa época, pratique exercícios físicos, reforce a sua alimentação e capriche na hidratação do seu corpo. Isso também vai ajudar a evitar as olheiras.

Massagens

Compre um hidratante específico para a área dos olhos e, diariamente, faça massagens suaves na área. Essa ação vai evitar inchaços e também retenções de fluídos na área dos olhos.

Alergia

Alguns tipos de alimentos e medicamentos também podem causar olheiras. Há várias pessoas que são alérgicas ao glúten, chocolate, amendoim, carne de porco, crustáceos e frutos do mar. Ao comer esses alimentos, se notar algo anormal, procure um especialista.

Inclua na sua dieta

Há certos tipos de alimentos que são antioxidantes e anti-inflamatórios. Ao consumir certos tipos de sementes como a chia, a linhaça, vegetais, frutas, chá verde, o organismo não só recebe proteção, como também é provido de vitaminas como a E e C, ferro. O resultado é um melhor funcionamento do sistema digestivo, além de uma melhora na pele.

Beijos e até a próxima,

AUTORA:  Kalina Amaro - É jornalista, blogueira, louca por cosméticos e compras. Dedica a sua vida à produção de conteúdos sobre cabelos e beleza. Contato: kalina@patricinhaesperta.com.br

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 9.4/10 (7 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +2 (from 4 votes)

especiais