Categories: Beleza

9 Dicas Para Controlar a Oleosidade!

Sempre fico satisfeita quando escrevo algum post para meninas de peles oleosas, porque essa é a pele predominante no país, e não são poucas as pessoas que penam com esse problema.

“Penar” com o problema parece dramático demais, mas só quem tem a pele  oleosa consegue mensurar todos os entraves práticos que ela traz.

Como a minha pele sempre foi oleosa (tenho achado que, depois dos 30, ela anda menos oleosa…), sempre tive que lidar com ela e sei bem como pode ser complicado não conseguir manter a pele seca sequer por uma horinha, ter a cútis mais brilhosa de todas, não conseguir fazer a maquiagem durar, não conseguir usar a grande maioria dos produtos pra pele sem parecer uma “frigideira de batata” e por aí vai. Muita gente não vê nada demais nisso, mas  é realmente muito incômodo esse excesso de brilho constante.

Sim, tudo isso é um drama e viver a base de lencinhos anti brilho, lencinhos umedecidos e lavagens faciais constantes, várias vezes ao dia, aliás, é problemático.

Se a gente já sabe que é problemático, vamos para o lógico: como resolver?

Pra começo de conversa, não existe um produto ou um tratamento que acabe com a oleosidade para todo o sempre, porque esse é um problema que quem tem, vai precisar tratar por quase toda vida. Digo quase porque, em muitos casos, após determinada idade, a pele muda e passa a ser menos oleosa ou, em alguns casos, seca.

Mas são muitos os fatores que interferem na oleosidade da pele, fatores que vão desde o uso de um sabonete não adequado a esse tipo de pele, os cosméticos densos e que não são isentos de óleo, até o corte de cabelo, dentre outras coisas.

1- Água Quente: Evite Já!

Tanto no momento do banho quanto no momento de lavar a pele é preciso prestar atenção na temperatura da água, que não pode ser muito quente nem muito fria.

A água muito quente acaba removendo a oleosidade natural da pele, o que gera o famoso efeito rebote, já que o organismo, ao ver que a oleosidade foi removida, passa a produzir ainda mais sebo para “compensar”. Ou seja, a pele vai ficar mais e mais oleosa! Assim, o ideal é optar pela água em temperatura ambiente, no máximo morna.

2- O Sabonete Ideal

Eu vivo batendo na tecla do sabonete para peles oleosas, que deve ser específico, e muita gente fala que é exagero, que ele não é tão importante assim. Só que é, e muito!

O sabonete para peles oleosas vai, além de limpar, ajudar no controle da oleosidade, por isso prefiram sempre as versões adstringentes, as que contém ativos como ácido salicílico e enxofre, por exemplo. Hoje já é possível encontrar bons sabonetes para peles oleosas a preços bem convidativos, e um exemplo disso é a Granado, que tem uma ótima seleção de produtos para peles oleosas, com preços ainda melhores!

3- Produtos Sem Álcool

Produtos ricos em álcool, co os tônicos, demaquilantes e loções de limpeza, devem ser terminantemente proibidos, pois apesar de garantir um frescor imediato, o álcool gera o efeito rebote que faz a pele produzir cada vez mais sebo. Ou seja,  não compensa e só piora o problema!

4- Proteção Solar

Protetor solar é mais básico que pasta de dentes e isso todo mundo já sabe, certo? Só que eles são, na sua maioria, oleosos, grosso, pegajosos e muito densos, o que não combina nada com a pele oleosa.

Bom, mas como não dá pra dispensar o filtro solar, o que nos resta é procurar opções mais sequinhas, e elas existem! É essencial que o produto seja oil free e que tenha uma consistência mais leve, sendo bem fluido, em gel ou em creme-gel.

Adcos, Libbs e Roc possuem bons produtos que protegem a pele sem “pesar”!

5- Maquiagem

A maquiagem para peles oleosas precisa ser isenta de óleo (base e corretivo) e, preferencialmente, mais leve, pra não entupir os poros e não piorar ainda mais a oleosidade.

Uma tática comum para controlar o brilho é lançar mão do pó, e isso não é problemático desde que a pele seja devidamente higienizada todos os dias  para que resquício do pó não entupa os poros e piore o problema.

O pó mineral, assim como os que  são específicos para peles oleosas são as melhores opções.

6- Lenços Umedecidos: Sim ou Não?

Antes de conhecer os lenços anti oleosidade, era fã (sou, aliás) dos lenços umedecidos, aqueles de neném. Gostava e usava tanto que comprava os baldinhos, sabe? Acho que eles ajudam muito na medida em que melhoram a sensação melequenta da pele, proporcionando um certo conforto, mas, infelizmente, não possuem nenhum tipo de ação que ajude no controle da oleosidade. Dependendo do lenço, o efeito pode ser contrário e a oleosidade pode piorar, por isso é melhor lançar mão dos lencinhos anti oleosidade, que secam o brilho do rosto, mas não geram mais oleosidade.

7- Cuidado com a Poluição

Muita gente, por desconhecimento mesmo, não presta a devida atenção nos efeitos da poluição sobre a pele, o que é um problema, pois ela facilita o processo inflamatório e facilita o aparecimento da acne.
Por isso é tão importante higienizar a pele pela manhã e antes de dormir, para que os resquícios de poluição não permaneçam sobre a pele e causem maiores problemas.

8- Franja: Cuidado Redobrado!

Meninas de pele oleosa devem ter muito cuidado antes de fazer uma franja, porque ela, via d regra, abafa a pele, dificultando a respiração da pele, e, além disso, faz com que a oleosidade do couro cabeludo e do cabelo se junte à da pele, piorando – e muito – o problema!

9- Chocolate dá Espinhas?

Cresci escutando que chocolate dava espinhas e já li muitos textos confirmando essa teoria e muitos outros afirmando o contrário. O que é verdade, afinal? Como a ciência ainda não chegou a um veredicto, o mais certo é observar o próprio organismo e ver se, ao consumir chocolate, a oleosidade da sua pele piora ou não.
 
Anotaram certinho? Agora é só seguir!
Beijos

Ju Lopes

9 Dicas Para Controlar a Oleosidade!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

4 dias atrás

Remédio Que Tira Vontade de Comer Doce: Resenha Cromo

Picolinato de Cromo Resenha Sabe quando estamos de TPM e dá aquela vontade louca de comer doces? Pois bem, o…

4 dias atrás

Corte Para Cabelo Longo: Tendências, Fotos Inspirações

Corte para cabelo longo A gente fala muito por aqui dos cortes para cabelos curtos que estão super em alta,…

3 semanas atrás

Acidificante: O Que É? Como Usar?

Acidificante Desde que postei no meu instagram @blogdakika sobre o [acidificante da K.Pro] recebo muitas perguntas de leitoras que querem…

3 semanas atrás

Acidificante K Pro Resenha: O Que É, Como Age, Como Usar

Acidificante K Pro Olá miossss amores.... Hoje vou falar do [acidificante da KPro]! Quem me acompanha por aqui ou nas…

3 semanas atrás

Fabíula Nascimento Cabelo: Cor do Cabelo, Corte, Fotos Inspirações

Fabíula Nascimento Cabelo A atriz Fabíula Nascimento mudou o cabelo recentemente e agradou seus fãs... A diva que agora desfila…

4 semanas atrás