Categories: Beleza

Ácido Fítico: Pele Sem Manchas Já!

 Manchas…Quem não tem? Acho difícil encontrar alguém, que já tenha passado dos 30, sem manchas. E, essas manchas, que parecem tão “sem importância”, afetam bastante a auto estima da mulher, independente do tamanho, da cor e da localização. Se é mancha, ninguém gosta!

Como se sabe, a hiperpigmentação (mancha) é uma discromia resultante da produção excessiva de melanina, o que gera, numa região delimitada, uma coloração de tom mais escuro que o tom normal da pele. Essa hiperpigmentação pode ter várias causas, como uso de certos medicamentos, uso de anticoncepcionais, alterações hormonais, fatores genéticos, fatores endócrinos  e, principalmente, pela exposição solar.

São muitos os ativos utilizados para tratar esse tipo de problema e deixar a pele livre das manchas, mas o ideal é procurar substâncias que sejam eficazes e provoquem o mínimo possível de alterações adversas.

Um desses ativos é o ácido fítico, que é obtido do farelo do arroz, da gérmen de trigo e da aveia, que possui ação inibitória sobre a tirosinase, que é uma enzima que participa da produção dos pigmentos de melanina (aqueles que dão “cor” a pele), sendo, por isso, considerado um eficaz despigmentante.

Além de despigmentante (clareador), o ácido fítico possui ação anti-inflamatória, hidratante e antioxidante, combatendo os radicais livres que causam o envelhecimento.

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

De modo geral, é utilizada para clarear manchas hipercrômicas, e também associado ao ácido glicóligo em fórmulas despigmentantes, bem como anti-inflamatório no pós peeling.

Seu potencial clareador é grande, tanto pela inibição da tirosinase quanto por ser um bom quelante de cobre e de ferro.

O interessante é que, mesmo senso um potente clareador, pode ser utilizado em peles hiper sensíveis, em meninas bem branquinhas ou em peles que passaram por agressões que a sensibilizaram, já que ele possui um poder hidratante também potente.

Vem sendo tão bem tolerada que é a aposta na substituição da hidroquinona, substância famosa no tratamento de manchas que também inibe a tirosinase. Acontece que a hidroquinona é  citotóxica e pode causar lesões irreversíveis (lesões em confetes ou acomia residual pela hidroquinona ) quando usadas por mais de 20 dias em concentrações maiores que 2%. Além disso, a hidroquinona possui diversos efeitos colaterais, como a fotosensibilidade e a irritação cutânea, por exemplo.

A posologia indicada é de 0,5 a 2%, podendo ser usado sozinho ou em conjunto com outros ácidos, como o ácido glicólico, por exemplo.

As únicas contra indicações dizem respeito aos ferimentos abertos, claro, já que é um ácido, e ao período pós-peeling, quando o uso deve ser suspenso por, em média, 12 dias, que é a chamada primeira fase do pós-peeling.

Todo mundo sabe que eu AMO o ácido retinóico, que é meu queridinho há anos, mas, de fato, o ácido fítico é uma boa opção para quem tem manchas, para meninas de pele sensível e pra quem não reage bem ao ácido retinóico, que é mais agressivo, por exemplo.

Claro que o uso desse ácido deve ser feito com indicação e acompanhamento de um dermatologista, porque né, ácido é ácido e a gente tem que ter cuidado!

Beijos

🔥DICAS CABELOS 🔝 🔝 🔥
    1. 🔝Botox capilar
    2. 🔝Cabelo Crescer Rápido
    3. 🔝Simulador de cabelo
    4. 🔝Queratina no cabelo
    5. 🔝Realinhamento capilar
    6. 🔝Fazer luzes para o platinado
    7. 🔝Matizador caseiro

Ju Lopes

Compartilhar
Tags: ácido fíticoÁcidosManchas
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

  • Unhas

Unhas fortes e grandes: com ter?

Unhas fortes e grandes Unhas quebradiças e frágeis são comuns na maioria das mulheres, mas existem meios de evitar esses…

  • Maquiagem

Maquiagem Vencida Pode Ser Usada?

Maquiagem vencida Usar maquiagem é bom e toda mulher gosta. Um pó compacto aqui, um rímel ali e muita base…

  • Beleza

Óleo de coco: benefícios, como usar, cuidados

Óleo de coco serve para quê? Não foi propriamente uma descoberta, já que o óleo de coco é utilizado desde…

  • Beleza

Como Tirar Olheiras – Tratamentos, Receitas caseiras, Causas, Vídeos

Como Tirar Olheiras Não são poucas as pessoas que sofrem com as olheiras, uma sombra que pode variar de cor…

  • Maquiagem

Delineador Acabou e Agora? Veja em vídeo o que fazer!

O que fazer quando o delineador acabar? O delineador acabou?! Esta situação é muitas vezes decepcionante, principalmente quando são produtos…

  • Bepantol

Bepantol: Como Usar, Resenhas, Vídeos

Bepantol: Como Usar ✅ Recomendado para prevenir as assaduras da pele dos bebês, o bepantol é um creme tópico que…