Categories: Beleza

Acne: o que é, como evitar e como tratar

Não existe mulher que gosta de acne e nem mulher que nunca sofreu com esse problema. Temida desde a adolescência, a espinha não tem idade para aparecer e nem lugar específico do corpo ou do rosto.

As áreas mais comuns, em todas as fases da vida, que elas aparecem são: testa, nariz, queixo e nas bochechas. Nos casos mais graves, elas também surgem nas costas e até mesmo no colo ou nos seios. Todas as regiões visíveis ou não, incomodam em todas as ocasiões: desde a ida ao colégio, a um evento social e até mesmo para trabalhar.

As espinhas surgem quando os poros, que estão localizados na superfície da pele, ficam entupidos de tanto sebo, que pode ser provocado por várias situações. A melhor notícia é que existe tratamento e cuidados que você pode tomar no dia a dia para evitar ou amenizar o surgimento destas espinhas. Mas olha lá: cravo é diferente de espinha.

Quando só há uma pontinha preta, é considerado cravo, facilmente retirado com uma esfoliação ou limpeza de pele.

Quando a inflamação tem a coloração vermelha e tem pus, significa que ela está na fase das espinhas e que precisam de tratamento facial e podem ser retiradas com limpeza de pele especializada.

Mas quando há cistos (um monte de acnes juntas, que tem uma certa elevação na pele) ou sintomas de febre e mal-estar, são acnes nos piores graus de infecção e, nestes casos, é necessário ajuda médica e tratamento com remédios. Estes são os casos mais graves.

É preciso saber que a acne, tanto na adolescência, quanto depois dos 20 anos ou dos 30, não tem muita diferença. Mas quanto mais nova você for, mais fácil será de curar a espinha. Depois da fase adulta, quando há mudança hormonal, as acnes que aparecem estão ligadas justamente a isso: diferentes hormônios circulando no seu corpo. Pode ser por causa dos anticoncepcionais, pode ser por medicamentos fortes ou disfunções hormonais.

Outra questão bem comum do aparecimento deste problema é uma questão genética. Ambas as situações, precisam de tratamento com acompanhamento médico.

Outra aliada ao aparecimento da espinha é a alimentação. Comidinhas cheias de gorduras, como batata frita, pastel ou muito doces, como o chocolate e o leite condensado podem, sim, ajudar no surgimento da acne. Isso porque todos esses alimentos, assim como o excesso de carboidrato, aumentam a produção de insulina no corpo, aumentando assim, o armazenamento de açúcar no corpo.

Se você quiser evitar a espinha, além da alimentação, cuide também da maquiagem.

É indicado usar produtos que não possuam tanto óleo na composição e nem fique muito tempo com o make no rosto, porque ele não deixa a pele respirar e não ajuda os poros a colocar para fora a gordura natural da pele.

Se o seu caso são acnes por todo o rosto de forma contínua, é indicado consultar um médico para descobrir a causa e tratar a doença.

Se for decorrente de questões hormonais ou cistos, será necessário uso de remédios prescritos por um dermatologista e o tempo de tratamento dependerá da necessidade de cada paciente.

Acne: o que é, como evitar e como tratar
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Tags: AcneCravosespinhasproblemas de pele
Kika @blogdakika

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Postagens recentes

Máscara Inforcer Loreal Resenha

Olá mio amore, tudo bem? Hoje vou falar da máscara que estou usando a Inforcer da Loreal! Ela é nova…

10 horas atrás

Receitas Para O Cabelo Crescer Rápido

Faça O Cabelo Crescer Rápido Você quer que o seu cabelo cresça mais rápido? Aprenda receitas para o cabelo crescer…

5 dias atrás

Sobrancelhas Postiças – Como Usar, Cuidados, Onde Vende, Valor

Sobrancelhas Postiças – Já ouviu falar? Nosso rosto é sem dúvidas a porta de entrada de qualquer lugar. Ter falhas…

1 semana atrás

Máscara Wella 30 segundos Resenha

Máscara Wella 30 segundos resenha Olá, amoreeee! Se você é como eu, vive numa correria danada, sabe bem que cuidar…

1 semana atrás

Manchas nas Axilas? Como Evitar

As mulheres possuem alguns dilemas comuns de beleza, e um deles é a axila escurecida e manchada. Sim, ela fica…

1 semana atrás

O que é Ballet Fitness?

Entre as opções de atividades aeróbicas disponíveis nas academias, está o ballet fitness, que consiste em uma espécie de dança…

1 semana atrás