Acne: O Que é e Como Tratar

A acne é uma dermatose crônica que se caracteriza por um conjunto de lesões causadas pelos comedões , espinhas, nódulos e cicatrizes, que surgem por causa de uma disfunção gerada por uma produção exagerada de sebo. Essa produção exagerada de sebo propicia o acúmulo e  a obstrução das glândulas pilossebáceas que acaba por originar uma colonização de bactérias que leva a inflamação da pele

Trata-se de uma doença que atinge, predominantemente, adolescentes, mas que pode aparecer em qualquer idade. Hoje é muito comum que pessoas com mais de 25 apresentem acne, que é chamada acne tardia, mesmo quando não tiveram uma espinha sequer na adolescência.

São inúmeros os fatores que influenciam o surgimento e a gravidade da acne, mas sabe-se que os fatores hormonais são os maiores responsáveis pelo aparecimento da doença. Além dos fatores hormonais  e hereditários,  a acne pode ser causada pelo stress, pela baixa resistência do organismo, anabolizantes, cosméticos e maquiagens gordurosos, dentre outros.

A classificação clínica da doença divide-se em acne inflamatória e  não inflamatória, sendo que os graus podem ser divididos em 5. A acne de grau I é não-inflamatória e caracteriza-se pela presença de comedões. A partir do grau II toda acne é inflamatória, sendo que nesse intervalo de graduação podem aparecer dede lesões pápulo-pustulosas  ( grau II) até nódulos, cistos (grau III), abscessos, fístulas ( grau IV) e até manifestações sistêmicas como a febre ( grau V).

Após p grau da doença ser identificado por um dermatologista,  é hora de  avaliar dentre os tratamentos existentes qual ou  quais se adaptam a cada caso. Os tratamentos para a acne podem ser tópicos, sistémicos e cirúrgico.

A rotina de cuidados com a pele acnéica incluem sabonetes à base de substancias antibactericidas e desengordurantes (como o enxofre, a argila e o ácido salicílico, dentre outros), loções adstringentes contendo substâncias  antibióticas e que regulem a produção de sebo, ácido retinóico, ácido glicólico, ácido azeláico, peróxido de benzoila, adapaleno, isotretinoina, antibióticos e antiandrógenos.

É aconselhável usar somente produtos livres de óleo, lavar as áreas afetadas duas vezes ao dia e controlar a ingestão de alimentos de alto índice glicémico pois eles elevam o nível de açúcar no sangue e estimulam a produção exacerbada de insulina, o que leva  a uma maior produção de  hormônios androgênicos que favorecem a aparecimento da acne.

Dentre os tratamentos disponíveis  a isotretinoína é a única que produz resultados permanentes, entretanto algumas pessoas  não toleram o medicamento  e outras não aceitam se submeter ao tratamento por conta dos efeitos colaterais que resultam do seu uso.

Aos poucos  irei falando aqui sobre cada tratamento disponível mas aconselho que quem tem acne procure um dermatologista antes que a doença evolua, tá?

Beijos

Ju

Acne: O Que é e Como Tratar
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Melhor Protetor Solar Para o Rosto: Marcas, Diferenças, Preços

Conheça os melhores protetores solares para o rosto Os protetores solares para o rosto a muito tempo deixaram de ser…

5 dias atrás

Primer Smashbox Resenha: Como Funciona, Diferenças, Como Usar

Primer Smahbox Resenha Maquiagem escorrendo, úmida e com brilho é comum em quem sofre com oleosidade excessiva. Já os poros…

7 dias atrás

Como Tirar Mancha de Espinha Do Rosto: Ácidos, Melhores Tratamentos

Os tratamentos estéticos estão cada vez mais modernos e eficazes, são sem dúvida grandes aliados para quem busca um rosto…

3 semanas atrás

Cabelos Longos Com Franja: Cabelos Para Se Inspirar e Copiar

Cabelos Longos Com Franja Tá querendo mudar o visual mas não quer abrir mão do comprimento do cabelo? Que tal…

3 semanas atrás

Cabelos Ruivos Curtos: Fotos Inspirações

Cabelos ruivos curtos Tons de vermelho podem ser morango, cobre, castanho avermelhado, vermelho uva, mesclados em tonalidades mais discretas ou…

3 semanas atrás

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

4 semanas atrás