Categories: Beleza

O site AliExpress é confiável?

SITE  AliExpress

Loja AliExpress é confiável?

Sim, um chinês, Jack Ma, foi o responsável por criar um e-commerce, o Aliexpress, para disputar, de igual para igual, com o maior site de vendas e compras do mundo, o eBay. Se você já navegou pelo site criado pelos norte-americanos, já deve saber que há uma profusão de orientais que oferecem produtos maravilhosos. Faltava, portanto, alguém que fizesse um site com a grandiosidade necessária para fazer uma competição que, ao final, quem saísse ganhando fossem os compradores. O Aliexpress pertence ao grupo Alibaba e é um dos inúmeros sites da empresa, que contabiliza mais de 10 lojas virtuais em todo o mundo. São nada menos que 200 países atendidos pela empresa, que tem sede na China. A lógica é de vender tudo, mas tudo mesmo. Perucas, esmalte, perfumes, sementes, cosméticos, roupas, sapatos. Ok, não vai dar, definitivamente, para fazer a lista total do que é vendido, mas pode ter certeza, se você deseja alguma coisa, no Aliexpress é possível encontrá-la.

Se você está pensando, mas será que vale a pena comprar? Bom, vamos aos números, que não mentem, já que o Aliexpress está na bolsa de valores, o que significa que tem de ter transparência no que é divulgado pela empresa. Em 2013, ou seja, há dois anos, ele movimentou algo como 240 bilhões de dólares. Isso significa o triplo do que é faturado pelo eBay. A loja virtual tem nada menos que 231 milhões de compradores, sendo que desse número há nada menos que 2 milhões de brasileiros. É muita gente apostando nesse tipo de compra.

O mais interessante é que o Aliexpress não vende qualquer tipo de mercadoria. Surpresa? Ele vende, na prática, anúncios de produtos em que podem ser encontrados através de lojistas, fabricantes e trades de diferentes tipos de comércio. Desse negócio é que consiste o lucro da empresa. Portanto, serão os mais variáveis tipos de vendedores que você encontrará ao abrir o portal desse e-commerce. Há aqueles que comercializam produtos de excelente qualidade, como também aqueles que deixam muito a desejar. A maneira mais fácil para separar o joio do trigo é ler comentário por comentário dos compradores. Eles darão dicas preciosas sobre a qualidade dos produtos.

SITE Aliexpress é confiável?

Em primeiro lugar, pense na quantidade de vendedores que integram o Aliexpress e em quais partes do mundo ficam – muitos estão na Ásia, China, Japão e diversas outras partes do mundo. Imagine o caminho que a mercadoria percorrerá até chegar ao Brasil. São milhares de quilômetros entre um país, ou vários, e o Brasil. Esse, talvez, seja o maior problema do Aliexpress. Há uma demora considerável entre a compra e a chegada dos produtos.

Se você for agora na Internet e pesquisar reclamações do Aliexpress verá que a demora é a maior reclamação. Note bem que não estamos falando que sua mercadoria não vai chegar, mas, simplesmente, que ela vai demorar muito. Sempre esteja ciente disso. Você vai encontrar produtos  muito baratos – vai. São jaquetas a 30 reais, óculos de sol a 27 reais, mas a logística desses vendedores é ruim, é preciso passar pela alfândega de vários países, e isso acaba gerando um tempo extra de espera.

No Reclame Aqui e vários outros sites ou até mesmo páginas do Facebook, as pessoas reclamam e, pasmem, há algumas que esperaram até um ano pela chegada do produto. Nós aconselhamos a conversar com o vendedor para saber qual o prazo de entrega do produto.

Caso você já nem queira mais comprar no Aliexpress, saiba que há algumas vantagens que valem a pena ser citadas. Em primeiro lugar, diferentemente dos seus irmãos norte-americanos, o eBay e a Amazon, o Aliexpress preza a política de deixar o cliente satisfeito. O que isso significa? Que ele vai tentar solucionar, de todas as maneiras, o seu problema. Mas, como é uma compra internacional, com inúmeras barreiras, inclusive a da língua já que nem sempre o vendedor fala inglês, o melhor a fazer é deixar tudo registrado. E nada de clicar no botão confirmado quando você ainda não recebeu o seu pedido. Como a avaliação é automática, muitas vezes a pessoa já faz essa avaliação para não ter que fazê-lo depois. É um erro crasso, já que a loja virtual vai entender que está tudo bem com o seu pedido.

Como é o AliExpress que gerencia os anunciantes, que têm de seguir as regras impostas pela empresa. Para garantir que todos os compradores ficarão satisfeitos, o AliExpress retém o dinheiro dos seus anunciantes por 60 dias, portanto, se a mercadoria não chegou até esse período, chegou a hora de fazer a sua reclamação.

Como dissemos acima, se pensou em comprar, é preciso saber a pontuação recebida pelo vendedor, há quanto tempo está no AliExpress, se sua pontuação é positiva. Isso mesmo, faça uma verdadeira varredura na conta do anunciante. Nossa primeira indicação é que veja o feedback positivo quanto ao produto, o prazo de entrega. Mas, se isso não te deixar inteiramente satisfeita, não se faça de rogada. Pergunte e pergunte. O AliExpress permite que você se comunique com o vendedor para saber mais informações sobre a mercadoria. Vai ser uma forma também de você já começar a sua própria avaliação. Sim, fique atenta em quanto tempo ele leva para responder às perguntas, se elas são informativas ou apenas evasivas, e se ao final você ficou convencido de comprar o que deseja por aquele vendedor.

Loja AliExpress é confiável?

Existe o AliExpress português?

Tal como eBay, o AliExpress também tem um site com versão em português. Antigamente, era comum todo o site vir completamente em inglês. Era uma dificuldade enorme para os compradores, já que algumas minúcias eram, simplesmente, ignoradas, o que dificultava a relação final com o vendedor. Agora, é possível abrir o AliExpress totalmente em português. Isso facilita demais a vida de qualquer comprador que não domina muito bem uma segunda língua. Assim, você não só poderá ver todas as características do produto, como também saber de todas as regras para o seu pedido, prazo de entrega, tudo para que não haja qualquer tipo de erro e você possa receber a sua compra.

AliExpress atacado e varejo: como funciona?

Talvez uma das maiores vantagens do AliExpress é que proporciona a qualquer tipo de comprador se sentir satisfeito na loja virtual. Quem deseja comprar um único produto, vai encontrar preços bem em conta e uma variedade enorme de tamanhos, cores, e produtos.

Mas, de fato as compras valem muito a pena quando são feitas por atacado. Os vendedores oferecem suas mercadorias por lotes, que ficam bem em conta. Nossa dica, nesse momento, é antes de fechar um negócio muito grande ver se o vendedor oferece frete grátis, o prazo para entrega e, principalmente, o feedback de outros compradores que fizeram uma compra.

Uma dica muito interessante é esperar pelos dias dos maiores feriados nacionais tanto norte-americanos quanto mundiais. Nesse período, o site oferece inúmeros descontos que podem chegar a até 50%. Tanto para quem deseja comprar um único produto quanto em grande quantidade, pode valer muito a pena esperar esses períodos especiais.

Como funciona se o produto ficar preso na alfândega?

Se você está esperando o seu produto e recebeu um aviso do correio que deve retirá-la em determinada loja, saiba que, possivelmente, você foi taxado. Antes de sua compra é sempre bom se precaver sobre essa possibilidade. Sempre leve em conta esse gasto na sua despesa final. Geralmente, o imposto sobre a importação dos produtos é de 60% mais o ICMS. Mas, qual o valor que é sujeito à taxação? Remessas no valor de até 50 dólares entre pessoas físicas são isentas de taxação. Acima desse valor, não há choro. O risco de ser taxado é muito grande. Portanto, se você recebeu qualquer tipo de aviso, vá ao correio, pague a taxa e retire a sua mercadoria.

Se não quiser ser taxado, faça pequenas compras de até no máximo 50 dólares cada. Vale a pena? Depende. Se você não for comprar em grande quantidade, vale sim, já que a taxação ocorre por compra. Mas, se for em grande quantidade e a nota fiscal acusar, ou o próprio volume da mercadoria for maior, talvez valha a pena conversar com o vendedor ou pensar dividir suas compras para que a taxação seja menor.

Como pagar no AliExpress?

Ao contrário do eBay, onde você pode pagar suas mercadorias por Pay Pal, o AliExpress não possibilita essa alternativa. Isso porque, como dissemos anteriormente, a empresa tem como política controlar todas as suas negociações, o que não seria possível por essa forma de pagamento. Então, primeiramente, se você tiver um cartão de crédito internacional é muito fácil fazer compras no AliExpress. Mas, se não tiver, também.

É possível, também, pagar através do boleto bancário com um custo completamente absorvido pelo AliExpress, à exceção do IOF, que deve ser pago pelo comprador. O processador dessa operação é o Ebanx e o comprador terá de 3 a 5 dias para fazer o pagamento do seu boleto, de acordo com a data de vencimento. Depois dessa operação, o AliExpress acusará o recebimento do boleto em, no máximo, 5 dias úteis.

O melhor é que se houver qualquer problema com o seu pedido, você será reembolsado integralmente depois que forem abertos todos os procedimentos de disputa. Em poucos dias depois desse período, o Ebanx solicita, através de e-mail sua conta bancária e o restante dos dados para fazer o depósito reembolso.

Muita gente também tem reclamado dessa forma de reembolso. É que há uma confusão para quem pedir o reembolso. O AliExpress, naquela política de controle de todas as suas vendas, é quem recebe a reclamação e repassa todas a decisão para o Ebanx. Só depois ocorre o trâmite normal para ocorrer o reembolso.

Prazo para chegada da mercadoria do AliExpress

Bom, como falamos acima, o prazo de entrega não é, definitivamente, o forte do AliExpress. Por vezes, a chegada do produto é demorada. Há diversas modalidades de fretes oferecidos pela loja virtual como China Post, Singapore Post, Hong Kong Post, Sweden Post, EMS Express, DHL Express, TNT Express e UPS Express.

Bom, a primeira coisa que você deve fazer ao se interessar por um produto é saber, exatamente, o que o vendedor vai te oferecer. Geralmente, milhares de vendedores oferecem a modalidade gratuita de frete. É a que popularmente é chamada de post. Além de não pesar no preço final de sua compra, o post geralmente tem uma chance menor de ser taxado. Já o express é mais cara, porém é perfeita para quem está ansioso com a chegada de sua mercadoria. Funciona muito bem para quem comprou algo mais caro e quer ter a garantia que vai chegar no prazo e sem qualquer avaria. Mas, dificilmente você não será taxado.

Quais são os melhores produtos para se COMPRAR no AliExpress?

Isso vai depender muito do seu estilo, mas há inúmeros compradores que adoram as roupas vendidas pelos anunciantes da loja virtual. Porém, se vai comprar qualquer peça ou mesmo sapatos, é bom ficar atento à numeração. Há uma diferenciação básica. Se não souber qual o tamanho indicado para o seu caso, peça ajuda para o vendedor. Não se preocupe se não souber inglês. Se valha do velho e bom Google Tradutor para se comunicar com ele. O importante é não ter a surpresa de, na chegada de sua mercadoria, descobrir que comprou dois números a mais, ou a menos, que o seu.

Já os eletrônicos são mais complicados. Isso porque você não terá garantia. Imagine você comprar algo caríssimo, ser taxado, e depois descobrir, em pouco tempo, algum tipo de defeito. Vai ter de pagar o conserto no Brasil. Por isso, pense bem antes de fazer esse tipo de compra. A dor de cabeça pode ser bem grande.

Quanto aos outros produtos, nunca se esqueça de ver a flutuação do dólar para ver se vale a pena fazer a compra. Há também o IOF no cartão de crédito. Enfim, é preciso ficar atento a todos os detalhes.

Se você já viu tudo e acha que vale a pena comprar aquela mercadoria sonhada no AliExpress, então, não há porque postergar suas compras. Boa sorte!

O site AliExpress é confiável?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Tags: BelezaCompras
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Sobrancelhas Postiças – Como Usar, Cuidados, Onde Vende, Valor

Sobrancelhas Postiças – Já ouviu falar? Nosso rosto é sem dúvidas a porta de entrada de qualquer lugar. Ter falhas…

2 dias atrás

Máscara Wella 30 segundos Resenha

Máscara Wella 30 segundos resenha Olá, amoreeee! Se você é como eu, vive numa correria danada, sabe bem que cuidar…

2 dias atrás

Manchas nas Axilas? Como Evitar

As mulheres possuem alguns dilemas comuns de beleza, e um deles é a axila escurecida e manchada. Sim, ela fica…

2 dias atrás

O que é Ballet Fitness?

Entre as opções de atividades aeróbicas disponíveis nas academias, está o ballet fitness, que consiste em uma espécie de dança…

2 dias atrás

Batom Líquido Matte: Os Melhores, Resenhas, Preços

O batom matte é uma tendência que realmente veio pra ficar e está na boca de mulheres em todo o…

3 dias atrás

Caneta Delineadora: Qual A Melhor? – Marcas, Resenhas, Preços

Caneta Delineadora: O Guia Completo? Você sabia que o Brasil é o terceiro país que tem o maior mercado consumidor…

3 dias atrás