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Alimentos Antioxidantes

Quando falei sobre a flacidez ressaltei a importância de uma alimentação rica em alimentos antioxidantes, que são aqueles que possuem nutrientes que protegem as células dos efeitos danosos dos radicais livres.

Radicais livres são os inimigos moléculas produzidas em decorrência da oxidação da membrana celular, mas fatores como o fumo, a poluição, o estresse e a alimentação incorreta estimulam o aumento dos radicais livres causando o envelhecimento da pele e inúmeras doenças crônicas.

Para combater os radicais livres deve-se consumir diariamente alimentos  que  contenham nutrientes de ação protetora como a vitamina C, a vitamina E, os carotenóides ( licopeno e betacaroteno), o resveratrol, o zinco, o selênio e os polifenóis.

A vitamina A  ajuda a manter a estrutura da pele, a combater o envelhecimento e a regular o crescimento celular. São fontes ricas de vitamina A o tomate, a manga, o melão, a abóbora, o papaya,  o fígado, o espinafre, o brócolis, a sardinha e os leites e derivados.

A vitamina C é essencial na síntese do colágeno e ajuda na absorção do ferro, nos processos de cicatrização, na síntese dos hormônios, no tratamento do estresse e protege o sistema imunológico. A acerola, o limão, a laranja, o morango, o tomate, a goiaba e o caju são alimentos ricos em vitamina C e devem ser seus melhores amigos (principalmente por causa do colágeno!).

A vitamina E protege as células dos danos causados pelos radicais livres, retarda o envelhecimento e regenera o sistema imunológico. Está presente na germe de trigo,  nas amêndoas, nas  avelãs, no amendoim, no gergelim, na linhaça, nos óleos vegetais,  no azeite de oliva, na banana e nos vegetais de folhas verdes.

O licopeno é um carotenóide que exerce uma função importante na proteção da pele contra os raios solares e é um antioxidade extremamente potente. Estudos comprovam que essa substância protege o organismo de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, sendo  encontrada no tomate, na melancia, na goiaba e na pimenta.

O betacaroteno aumenta a imunidade do organismo, proporciona  elasticidade à pele e auxilia na sua renovação, garante brilho aos cabelos, fortalece as unhas e tem efeito fotoprotetor. São fontes de betacaroteno o mamão, a cenoura, a manga , a batata doce, a beterraba e os vegetais folhosos.

O resveratrol,  presente na casca da uva,  é um dos maiores antioxidantes que existe e faz uma verdadeira faxina interna, além de atuar na   inibição da oxidação das gorduras  e na prevenção de algumas doenças.

O zinco é um agente antioxidante que atua em vários processos enzimáticos do organismo humano. Ele é importante para a cicatrização, para a síntese protéica e tem função regulatória no organismo.

As principais fontes de zinco são as carnes de frango, de peixe e de boi, as ostras, os camarões, as leguminosas, os tubérculos e os grãos integrais.

O selênio, além de poderoso antioxidante, ajuda a retardar o envelhecimento e  a preservar a elasticidade da pele. Grãos, castanha-do- pará, nozes, salmão, milho, alho, frutos do mar, carne bovina  e cogumelos são boas fontes de selênio.

Os polifenóis protegem as artérias contra o envelhecimento, protege o corpo da ação dos radicais livres  e é um reforço nas defesas do organismo. É encontrado em grande quantidade nas frutas vermelhas em geral, nas maças, nas nozes, na romã, nas frutas secas, na cebola e no chá verde.

Agora que vocês já sabem quais alimentos ajudam a proteger o  seu organismo,  tratem de escolher os alimentos certos! A sua pele, o seu cabelo e a sua beleza agradecem!

Ju Lopes

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Tags: AlimentaçãoAlimentação contra a flacidezCelulite
Kalina Amaro

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