Categories: Beleza

As Maravilhas do Ácido Glicólico Para a Sua Pele

Eu amoooo os ácidos e vocês bem sabem disso! Mas amo porque sei usar, viu? Nada de sair comprando sem indicação e acompanhamento médico, tá? Quero ver ninguém de “cara pintada” por aí! Juízooooo!

Como já falei um monte sobre o ácido retinóico, o soberano do reino dos ácidos, resolvi falar um tantinho do ácido glicólico, esse “príncipe herdeiro” tão usado para tratar a pele.

O ácido glicólico é um alfa-hidróxi-ácido, um ácido orgânico que deriva da cana-de-açucar e possui a melhor capacidade de absorção pela pele, já que, dentre os ácidos, é o que tem a menor estrutura molecular.

O índice de acidez do ácido glicólico é próximo de 1,0 e, por conta disso, deve ser usado diluído, caso contrário a pele não “aguentaria o tranco”.

Como possui o poder de aumentar a estrutura da epiderme e do colágeno, ele é bastante indicado para combater e tratar os danos causados pelo fotoenvelhecimento e pelas cicatrizes de acne, além de ser muito utilizado para tratar estrias vermelhas, – já que estimula síntese de colágeno – esfoliar a pele e ajudar na penetração de outros ativos dermatológicos.

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

Ele pode ser, dependendo da concentração, hidratante, esfoliante, queratolítico, antiacneico e rejuvenescedor.

Dependendo da concentração, esse ácido é considerado “cosmético” ou dermocosmético e, portanto, não precisa de receita médica, mas pode também ser considerado medicamento, o que exige a prescrição médica.

A concentração em cremes e loções varia de 1 a 10%, mas nos peelings, feitos em consultórios dermatológicos, essa concentração sobe bastante, variando entre 20 a 70%.

É um ácido que apresenta poucos efeitos colaterais, mas que também é menos eficiente que o “muso mor”, o ácido retinoico. Os efeitos colaterais, quando existem, se resumem a eritemas, hiperpigmentação e, em casos raros,  cicatrizes hipertróficas.

Como pode causar efeitos colaterais, o correto é SEMPRE ter prescrição e acompanhamento médico, porque só um dermatologista pode, após avaliar a sua pele, saber se aquele ativo é o melhor para aquela pele, naquele momento e naquela situação. Além disso, é ele quem vai saber qual a melhor dosagem, qual a melhor forma de uso e quais os cuidados indispensáveis.

Como acontece no uso de qualquer ácido, não é recomendada a exposição solar e o uso de protetor solar, chova ou faça sol, é obrigatório.

Nas farmácias e lojas de cosméticos e possível encontrar vários produtos com esse ativo, como o Crarité AG+, que é um sérum antienvelhecimento da Dermage, o sabonete antisséptico e antiacne para limpeza diária Secatriz, também da Dermage, os produtos da linha Neoderm Complex, da Adcos, e muitos outros. 

Eu, por exemplo, uso, e já falei por aqui, o Glyquin XM, que contém ácido glicólico (com concentração de 10%) e hidroquinona. Ele serve para clarear as manchas e uniformizar a pele, sendo, de longe, o melhor clareador para minha pele até hoje. Mas, como também já falei, me acabo no filtro solar e uso com recomendação e acompanhamento da minha dermatologista, que é, aliás, o único profissional que deve “receitar” esse tipo de produto.

Quais ácidos vocês mais usam? Sobre quais querem ver posts aqui?

🔥DICAS CABELOS 🔝 🔝 🔥
    1. 🔝Botox capilar
    2. 🔝Cabelo Crescer Rápido
    3. 🔝Simulador de cabelo
    4. 🔝Queratina no cabelo
    5. 🔝Realinhamento capilar
    6. 🔝Fazer luzes para o platinado
    7. 🔝Matizador caseiro

Beijos

Ju Lopes

Compartilhar
Tags: ácido glicólicoÁcidosenvelhecimentoPele
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

  • Unhas

Unhas fortes e grandes: com ter?

Unhas fortes e grandes Unhas quebradiças e frágeis são comuns na maioria das mulheres, mas existem meios de evitar esses…

  • Maquiagem

Maquiagem Vencida Pode Ser Usada?

Maquiagem vencida Usar maquiagem é bom e toda mulher gosta. Um pó compacto aqui, um rímel ali e muita base…

  • Beleza

Óleo de coco: benefícios, como usar, cuidados

Óleo de coco serve para quê? Não foi propriamente uma descoberta, já que o óleo de coco é utilizado desde…

  • Beleza

Como Tirar Olheiras – Tratamentos, Receitas caseiras, Causas, Vídeos

Como Tirar Olheiras Não são poucas as pessoas que sofrem com as olheiras, uma sombra que pode variar de cor…

  • Maquiagem

Delineador Acabou e Agora? Veja em vídeo o que fazer!

O que fazer quando o delineador acabar? O delineador acabou?! Esta situação é muitas vezes decepcionante, principalmente quando são produtos…

  • Bepantol

Bepantol: Como Usar, Resenhas, Vídeos

Bepantol: Como Usar ✅ Recomendado para prevenir as assaduras da pele dos bebês, o bepantol é um creme tópico que…