Categories: Beleza

Batom é individual – E não quebre essa regra ou corre o risco de adoecer

Batom é individual – E não quebre essa regra!

Muitas mulheres possuem o péssimo hábito de dividir o batom. Ora emprestam para serem solidárias  umas com as outras, ora pedem emprestado para experimentar o tom da beleza alheia, mas batom é individual, vai entender porque não pode ser compartilhado.

Mas será que ao dividir o batom estão compartilhando apenas a cor da boca? Em alguns casos sim, mas outras vezes não. O que isso quer dizer? Quer dizer que se uma das usuárias tiver algum vírus ou bactéria e a outra usuária estiver com a imunidade baixa, a contaminação pode sim acontecer! Por isso, cuidado!

Confira as doenças que podem ser transmitias por compartilhar o batom:

Batom é individual – Fuja da Herpes !

Uma doença que não tem cura! E é transmitida quando está aflorada. É muito fácil perceber quando uma pessoa tem herpes labial, por conta da ferida que fica exposta na boca do doente. Geralmente, a crise de herpes se dá quando a imunidade está baixa ou o sistema nervoso abalado. Mas, só é contagiosa se estiver em crise, repito.

Batom é individual – Fuja da Amidalite!

Como o próprio nome sugere, é uma infecção nas amídalas, que são órgãos de proteção do nosso corpo. Ou seja, se ao invés de proteger, elas estão inflamadas, pode preparar o bolso para comprar anti-inflamatórios. E, em casos mais graves, causados por bactérias, só cura com antibióticos. Além de sofrer com todo o desconforto da doença, os remédios para tratá-la são mais caros que um batom, por isso, pense que batom é individual!

Mas será mesmo que pode pegar Amidalite com o uso do batom?
Sim. Pois uma Mononucleose pode evoluir para uma Amidalite.

Mononucleose – o que é isso?

Esse nome tão difícil é de uma doença muito confundida com amidalite, por causa dos sintomas serem parecidos; febre, garganta inchada, corpo mole. A diferença é que não tem tratamento clínico, ou seja, precisa esperar o tempo da virose passar, que geralmente dura umas três semanas, embora as dores no corpo possam permanecer por meses. Os médicos recomendam tomar paracetamol para aliviar esses sintomas.

A Mononucleose é muito comum entre adolescentes e também  é conhecida por doença do beijo. Pode ser detectada por exame de sangue. A contaminação é pela saliva, portanto usar um batom molhadinho de sua colega pode lhe causar uma infecção na garganta bem desgastante e prolongada, não é a toa que o batom é individual e intransferível!

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

O perigo não está só nos vírus e bactérias; os fungos também podem contaminar o batom.

Além dessas doenças citadas, causadas por vírus e bactérias, também é muito comum a transmissão de fungos pelo compartilhamento do batom.
Sintomas como coceiras, ardências, mau hálito, gengivites e até mesmo cáries podem ser um sinal que a sua boca foi invadida por esses intrusos!

Batom é individual – Fuja do Sapinho!

Uma contaminação bocal muito comum é conhecida por ‘sapinho’, que é uma infecção provocada pelo fungo cândida. O ‘sapinho’ causa lesões na boca, de cor esbranquiçada, localizadas por dentro ou nos próprios lábios. É muito frequente em bebês de até dois anos de idade, mas também pode aparecer em adultos, por contágio com quem já possui a doença. Portanto, cuidado com o seu batom!

Se você compartilhou o batom e pegou ‘sapinho’, saiba agora como tratar:

Para tratar o ‘sapinho’, o médico ou dentista irá passar algum antibiótico antifúngico. O remédio começa a fazer efeito mais ou menos após uns cinco dias, quando as lesões começam a desaparecer ou ao menos diminuir. E, se não houver melhoras nesse período estimado, a volta ao profissional que receitou o medicamento é imprescindível, pois provavelmente será preciso fazer algum exame complementar para investigar se a permanência do ‘sapinho’ está relacionada a alguma doença imunológica mais grave.

Sabendo de todo esse risco é melhor prevenir que remediar! Por isso, além de não compartilhar o batom, também é importante ter cuidado com a higiene desse item de maquiagem tão fundamental.

Batom é individual – Veja dicas de higiene para que o seu batom não seja contaminado:

  • Não deixe seu batom exposto ao sol ou calor:  isso inclui não esquecê-lo na bolsa quando estiver em lugares quentes, não deixá-lo no carro e outras situações assim;
    Cuidado com a umidade em seu batom – antes de guardá-lo, após o uso, verifique se ele está molhado e enxugue com um lenço de papel;
  • Quando for a um maquiador profissional, cheque se ele tem higiene com os produtos de maquiagem: observe: será que ele limpa o pincel antes de passar o batom nas clientes e os limpa novamente após o uso?
  • Na verdade, o correto é nem usar pincel: em se tratando de um maquiador profissional, que pinta várias bocas com o mesmo produto. Se o profissional for mesmo sério em relação a higienização de seus materiais de trabalho, ele deverá substituir os pinceis de boca por aplicadores descartáveis, tais como espátulas ou placas de metal, as quais podem ser lavadas e higienizadas com mais eficiência.

Enfim, não compartilhar a cor que pinta a sua boca é uma questão de higiene e saúde! Portanto, proteja-se! Para isso, basta não esquecer que o seu batom é só seu!

Compartilhar
Tags: Batom
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

  • Unhas

Unhas fortes e grandes: com ter?

Unhas fortes e grandes Unhas quebradiças e frágeis são comuns na maioria das mulheres, mas existem meios de evitar esses…

  • Maquiagem

Maquiagem Vencida Pode Ser Usada?

Maquiagem vencida Usar maquiagem é bom e toda mulher gosta. Um pó compacto aqui, um rímel ali e muita base…

  • Beleza

Óleo de coco: benefícios, como usar, cuidados

Óleo de coco serve para quê? Não foi propriamente uma descoberta, já que o óleo de coco é utilizado desde…

  • Beleza

Como Tirar Olheiras – Tratamentos, Receitas caseiras, Causas, Vídeos

Como Tirar Olheiras Não são poucas as pessoas que sofrem com as olheiras, uma sombra que pode variar de cor…

  • Maquiagem

Delineador Acabou e Agora? Veja em vídeo o que fazer!

O que fazer quando o delineador acabar? O delineador acabou?! Esta situação é muitas vezes decepcionante, principalmente quando são produtos…

  • Bepantol

Bepantol: Como Usar, Resenhas, Vídeos

Bepantol: Como Usar ✅ Recomendado para prevenir as assaduras da pele dos bebês, o bepantol é um creme tópico que…