Categories: Beleza

Entenda o que é botox e conheça os riscos que ele oferece à pele

Há alguns anos as mulheres mais jovens, na faixa etária de 25 anos não se preocupavam com rugas tão cedo, só davam a devida atenção quando elas realmente apareciam. Os cuidados eram diferentes e essa preocupação aparecia bem mais tardia do que como acontece nos dias de hoje. A cada dia mais jovens se dedicam a tratamentos de pele na intenção de evitar as rugas antes que elas apareçam, pois se há um detalhe que incomoda a mulherada, são elas, as rugas. Por menor que seja a marca de expressão, mesmo que seja aquela linha fina que só você vê ou que acabou de aparecer, elas tiram a paz de muitas mulheres e diminuem os níveis de autoestima de uma hora para outra.

São muitos os motivos pelos quais elas insistem em tomar conta da pele alheia. Vincos e rugas podem ser causados pelos efeitos nocivos do sol, por uma questão de tendência genética, algumas vezes por marcas de expressões por conta dos movimentos repetitivos ou com o passar do tempo, quando as famosas marcas que acompanham o amadurecimento da mulher se tornam mais evidentes na pele. Em casos mais avançados o uso de cremes específicos e alguns tratamentos leves não são mais capazes de resolver esse tipo de imperfeição. Para isso existem os tratamentos avançados que agem de forma profunda na pele. Dentre os mais utilizados está o botox, processo no qual muitas investem na tentativa de sanar as marcas do tempo e conquistar uma pele lisa.

Entenda o que é botox e conheça os riscos que ele oferece à pele

O que é botox?

As novas tecnologias estão em constante avanço e sempre à frente oferecendo o que há de melhor nos tratamentos de beleza. Porém, mesmo diante a diversidade de tratamentos, a aplicação botulínica se destaca entre todos eles quando assunto é esconder rugas em volta dos olhos, em torno da boca e no pescoço.

Seu nome popular, o botox, faz muito sucesso em clinicas de tratamentos dermatológicos e de cirurgia plástica, mas esse termo é na verdade o nome da marca que deu start ao procedimento no Brasil. O Botulismo é na realidade uma forma de envenenamento alimentar que ocorre quando uma pessoa ingere um alimento onde há uma neurotoxina. Essa é desenvolvida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum.

O principal papel do botulismo é paralisar o local onde é aplicado, isso acontece porque a toxina se incorpora junto aos terminais nervosos fazendo com que as contrações dos músculos não ocorram por conta do bloqueio dos sinais de transmissão.

Uma vez que a toxina é realizada por meio de uma injeção em uma determinada área do rosto, os músculos presentes naquele local são paralisados, é como se eles ficassem congelados por um período pré-determinado. Portanto as rugas presentes ali desaparecem como num passe de mágica, pois se uma área da face não consegue se mover, é fato que ela também não irá enrugar e a consequência é uma pele lisinha.

Acredito que a maioria já deve ter visto alguns dos erros de aplicações mal sucedidas em celebridades mundo a fora. Ao mesmo tempo em que o botox é uma descoberta muito bem vinda para o público feminino, também apresenta riscos que devem ser considerados antes de se decidir por uma aplicação. Conheça os principais perigos esclarecidos por especialistas na área:

Analise se o botox é eficiente para o que você deseja disfarçar

Algumas mulheres acabam confundindo um processo ao outro, às vezes a aplicação não soluciona o que seu problema. A maior confusão acontece entre os procedimentos injetáveis que têm o papel de combater as marcas do tempo, como o preenchimento com ácido hialurônico ou colágeno. O Dr. Misbah Khan esclarece que a única vantagem de optar pela toxina botulínica é porque ela deixa o músculo enfraquecido por certo período, geralmente entre 3 e 4 meses o aspecto normal já retorna à pele. Como muitas acreditam o botox não preenche linhas de expressão, só não permite que ocorra movimento no local. O Dermatologista de Nova York indica outro tipo de preenchimento para a área que contorna os lábios, já que o botox não é efetivo nessa suavização.

Cuidado com o botox ilegal

Aqui se aplica o ditado “Quando a esmola é demais o santo desconfia”. Todo cuidado é pouco no momento de escolher o local em que será realizado o procedimento. Hoje é fácil encontrar anúncios na internet, em outdoors espalhados na cidade com preços praticamente impraticáveis. É preciso se atentar a essa ofertas, pois acima do valor está a sua saúde e para isso a qualidade do serviço deve ser avaliada, já que se trata de uma área que não há como esconder. É importante pedir para ver o produto a ser aplicado. Dr. Misbah afirma que se o produto for muito barato é bem provável que tenha sido adquirido no mercado negro ou que a esteja fora do prazo de validade.

Há risco de desenvolver alergia ao produto

Como explicado acima o botox provém da mesma bactéria do botulismo, mas tenha calma, você não vai adquirir a doença, mas pode sim sofre reações alérgicas por conta dos elementos utilizados na aplicação. O médico Dennis Gross diz que entre os sintomas mais recorrentes estão a coceira, equimoses, sensação de desmaio e sensações de asma. Daí surge a importância de preferir uma clinica renomada ou uma em que você já conheça alguém que fez o tratamento nela. Boas recomendações de pessoas confiáveis são muito importantes na hora da decisão.

Procure um profissional qualificado para evitar falhas

Antes de se jogar nas agulhas para se manter mais jovem é mais do que recomendado uma pesquisa sobre o médico que você deseja aplicar o botox. Se você tem uma amiga que fez após o tratamento continuou com a expressão natural, se puder, faça com ele também. O semblante natural significa que ele tem habilidade e domina muito bem a técnica. Quando o botox é injetado de forma errônea em qualquer parte da face o risco do rosto ficar desigual é eminente.

Dr. Gross relembra que a aplicação é comparada a uma arte, é necessário experiência e habilidade para que tudo saia como planejado. Não corra o risco de ficar com o rosto torto, já pensou que horror? Se há um problema no cabelo, a gente prende; se temos uma imperfeição no corpo, a gente disfarça com uma roupa adequada; agora se houver um defeito no rosto, como uma parte maior que a outra, isso não é possível disfarçar. Acho que ninguém vai se sentir a vontade de máscara, né! Para evitar constrangimentos, se certifique de que o médico é qualificado para realizar o botox.

Botox: Diga não ao exagero

Diga não ao exagero

A maioria dos erros acontece quando há um numero exagerado de aplicações, muitas vezes, ainda está dentro do prazo ou não são necessárias mais seções. O vicio é um mal que acompanha certos tratamentos de beleza. Mulheres se encantam ao verificar os resultados satisfatórios e simplesmente viciam, desrespeitando o prazo mínimo para a próxima seção ou exagerando na quantidade em busca de melhores resultados.

Na intenção de melhorar o que já está bom é que ocorrem erros que poderiam ter sido evitados, como por exemplo, a inclinação das sobrancelhas, a falta de movimentos dos arredores dos olhos e da boca, tornando a aparência artificial. O objetivo é disfarçar rugas e não perder a expressão facial, mas para isso é preciso deixar o excesso de lado. Além disso, a constância nas aplicações podem gerar o enfraquecimento dos músculos tornando a aparência com ar falso e o procedimento fica mais doloroso.

Seja franca no momento da consulta

Não esconda detalhes da sua saúde com medo de não ser apta a realizar as aplicações de botox. É extremamente necessário que você seja sincera ao falar do seu histórico médico, principalmente se você sofrer de problemas ou musculares, pois as chances de efeitos colaterais graves como dificuldade para respirar é ainda maior. Fale também sobre cirurgias, tratamentos, procedimento que você tenha feito e medicamentos se você estiver tomando.

É bom lembrar que o resultado não é instantâneo

Se você já ouviu que logo após a aplicação já é possível ver o resultado completo, isso é pura mentira. Para isso é preciso um período de mais ou menos uma semana para verificar o resultado final. Se as rugas foram mais evidentes, o prazo se estende um pouco mais podendo chegar até duas semanas.

O processo pode ser doloroso

Para alguns é apenas uma “picadinha”, já em outros a administração do produto poder ser acompanhada de dores. Afinal é uma agulha e essa situação é quase sempre desconfortável. Mas a dois métodos de amenizar sensações indesejadas. O gelo é eficiente para suavizar o incômodo por conta do seu poder anestésico. Mas há também cremes desenvolvidos para anestesiar a região desejada.

Restrições importantes antes do procedimento

A primeira regra é não usar aspirinas por mais de uma semana antes da aplicação porque ela possui ação anticoagulante do sangue, o que gera hematomas. Com o óleo de peixe acontece da mesma maneira, já que ele se assemelha ao efeito da aspirina, uma vez que há coagulação causada pelo afinamento do sangue.

Fique “estátua” depois do botox

Atitudes básicas como mexer a cabeça para os lados ou abaixá-la, cochilar, fazer exercícios são proibidos após a sessão. Após duas horas as restrições deixam de valer.

Entenda o que é botox e conheça os riscos que ele oferece à pele
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kemilly Bertini

Jornalista, comunicativa, pura energia. Apaixonada pelo universo feminino, dar dicas sobre beleza, moda, cabelos, maquiagem sempre foi seu maior hobby e ajudar mulheres a descobrirem a melhor versão de si mesmas é um dos seus prazeres.

Postagens recentes

Cabelos Ruivos Curtos: Fotos Inspirações

Cabelos ruivos curtos Tons de vermelho podem ser morango, cobre, castanho avermelhado, vermelho uva, mesclados em tonalidades mais discretas ou…

21 horas atrás

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

6 dias atrás

Remédio Que Tira Vontade de Comer Doce: Resenha Cromo

Picolinato de Cromo Resenha Sabe quando estamos de TPM e dá aquela vontade louca de comer doces? Pois bem, o…

6 dias atrás

Corte Para Cabelo Longo: Tendências, Fotos Inspirações

Corte para cabelo longo A gente fala muito por aqui dos cortes para cabelos curtos que estão super em alta,…

4 semanas atrás

Acidificante: O Que É? Como Usar?

Acidificante Desde que postei no meu instagram @blogdakika sobre o [acidificante da K.Pro] recebo muitas perguntas de leitoras que querem…

4 semanas atrás

Acidificante K Pro Resenha: O Que É, Como Age, Como Usar

Acidificante K Pro Olá miossss amores.... Hoje vou falar do [acidificante da KPro]! Quem me acompanha por aqui ou nas…

4 semanas atrás