Categories: Beleza

Cabelo na academia – Quando é preciso lavar?

Cabelo na academia – é necessário lavar os fios após os exercícios?

Cabelo na academia – Quando é preciso lavar?

Procurando pelo corpo perfeito e em resultado da nova “geração fitness”, muitas mulheres recorrem às academias para exibir corpos delineados e cuidar de sua saúde. O problema começa quando, depois de fazer exercícios, os cabelos ficam oleosos e ressecados, graças ao suor liberado durante a atividade física. E aqui se impõe a pergunta: é mesmo preciso lavar o cabelo na academia ou existe algum truque para disfarçar a aparência indesejada?

Saiba como o suor age nos cabelos

Primeiramente é importante saber que o suor é composto por cloreto de sódio (sal) e gordura, produzidos pelas glândulas da pele.

Com a prática da atividade física, produzimos mais suor do que em atividades do dia a dia, causando danos aos cabelos. Por exemplo, o sal em excesso, resulta no ressecamento dos cabelos e a gordura, que tem como função proteger, pode obstruir o folículo dos cabelos.

O suor e a aparência indesejada

Além dos danos na fibra capilar, o suor cria uma aparência horrível e que assusta qualquer mulher. O suor gruda nos fios e afeta a sua estrutura, embaraçamento e resultando em um aspecto feio.

Cabelo na academia – Lavar ou não os cabelos?

Agora que sabemos como o suor age nos fios, a resposta parece óbvia: Sim! Para retirar totalmente o sal e a gordura produzidos durante a malhação, é obrigatório lavar os cabelos.

Malhação constante exige lavagem diária?

Agora o caso muda de figura, pois muitas mulheres não abdicam de comparecer à academia todos os dias. Nesse caso, se você não quiser lavar os fios todos os dias, pode alternar um dia sim e outro não. Por exemplo se você faz academia de segunda a sexta-feira, pode lavar os fios segunda, quarta e sexta, prendendo os fios com rabo de cavalo ou trança nos dias em que não lavar. Essa é uma questão que depende de cada mulher pois algumas mulher suam tanto no couro cabeludo que precisam mesmo lavar os fios.

Caso você lave os fios diariamente é importante usar produtos adequando e de qualidade para não agredir os fios.

Tenha o cuidado de não esfregar os fios em demasia e os deixar secar totalmente após a lavagem. Caso você queria pode secar os fios com secador mas sempre afastado dos fios e passando antes protetor térmico para não danificá-los.

E se você não puder lavar os cabelos?

Com o estresse do dia a dia, você pode não conseguir lavar as madeixas depois do exercício físico. Nesses casos, o shampoo a seco pode ser o seu melhor aliado. Ele reduze a oleosidade e a umidade do couro cabeludo, proporcionando aos cabelos mais volume, leveza e prolongando a duração do penteado.

Aprenda a cuidar do cabelo durante a malhação

Se você foge não faz nenhum esporte por medo de estragar os cabelos, saiba que alguns truques permitem manter o cabelo saudável mesmo com o treino.

Cabelo na academia – Dicas durante e depois do treino

Muitas mulheres, não tem uma vida mais ativa pois tem medo de estragar o cabelo. Saiba que mesmo malhando todos os dias é possível manter os fios bonitos e para isso basta ter alguns cuidados adequados para antes, durante e depois do treino. Por isso, se essa era a sua desculpa para escapar da academia, faça hoje mesmo a sua matricula.

O cabelo na academia perde nutrientes e sofre maus tratos por estarem amarrados e expostos ao suor durante o exercício físico, além de outros fatores que como o sal da piscina, sol e cloro que danificam o cabelo fora da academia. Assim, é importante saber os riscos que a atividade física causa aos cabelos é um bom ponto de partida.

Antes mesmo de iniciar o exercício físico, proteja os fios. O ideal é usar um pouco de creme de pentear misturado com um pouco de óleo vegetal, que minimiza o efeito do suor e protege o cabelo. O óleo vegetal tem ação antioxidante que preserva os cabelos, fazendo com que eles não ressequem.

Também é possível proteger os fios de forma mais profissional, submetendo o cabelo a tratamentos à base de aminoácidos e multivitamínicos. Esses tratamentos defendem os cabelos das agressões causadas pelo exercício físico, pois as multivitaminas fazem com que o cabelo absorva os nutrientes que o cabelo necessita e os aminoácidos controlam o pH e conservam os fios saudáveis por mais tempo.

Durante a malhação, tenha atenção a forma como prende os fios. Quem pratica exercícios sabe que ter o cabelo na academia preso facilita e muito a pratica dos exercícios, além disso pender os cabelos protegê-os do contato com o suor das costas, nuca e dos braços. Prefira penteados no alto da cabeça, como o coque, famoso rabo de cavalo ou tranças embutidas, muita na moda atualmente.

Esses são pequenos truques para evitar que o cabelo resseque com a prática de exercícios físicos. Agora você já não tem desculpa para ter uma vida sedentária.

Cabelo na academia – Quando é preciso lavar?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Poros Dilatados – Melhores Tratamentos

Poros Dilatados - O que é? Como evitar? Como disfarçar? Melhores Tratamentos. Quem tem poros dilatados sofre. É um problema…

7 horas atrás

Como o Bio-Oil funciona?

Bio-Oil: um produto inovador que fará um bem enorme à sua pele Você já ouviu falar em Bio-oil? De tempos…

18 horas atrás

Wellastrate: Quem pode usar?

O Wellastrate é um produto da Wella que está no mercado há alguns anos, mas cada vez mais pessoas estão…

18 horas atrás

Como disfarçar os poros com base – Tudo em vídeo

Como disfarçar os poros de forma eficaz e com resultado Você pensa que para deixar o seu rosto sempre lindo…

24 horas atrás

Como Fazer Reconstrução Capilar Caseira

Reconstrução capilar caseira. As melhores receitas de reconstrução capilar do momento.

1 dia atrás

Melhores Reconstrutores Capilares

Melhores Reconstrutores Capilares Para a recuperação dos fios que estão muito danificados a solução são reconstrutores capilares para o processo…

1 dia atrás