Causas Para o Ressecamento da Pele

Além da propensão genética, muitas outras coisas levam ao ressecamento da pele. Há quem acredite que pele seca é pele que não tem água, e isso não é verdade, pois até o excesso de água pode causar o ressecamento. Agora no outono, por exemplo, é comum que os banhos se tornem mais longos e que a temperatura da água fique cada vez mais quente, chegando a sair vapor, e isso resseca a pele demais, pois remove a camada de gordura que garante a proteção cutânea. Mas não é só isso, porque outros fatores, que passam despercebidos, também pioram e até causam o ressecamento, como a poluição, o vento e o excesso de sol.

Outra causa comum do ressecamento da pele é o uso do ar-condicionado, artigo de primeira necessidade na maioria das cidades do país, por isso é recomendado que se utilize, também, um climatizador para purificar o ar, ou um umidificador, para melhorar o ar seco.

Outro exemplo é a umidade do ar, pois é fato que as condições climáticas afetam diretamente a saúde e a aparência da pele. Assim, nos períodos mais secos, o uso de um umidificador de ar é importante, além de evitar banhos quentes e demorados. Não se pode, ainda, esquecer de hidratar devidamente a pele.

Melasmas e manchas de pele

Um outro problema bastante comum, e que ninguém presta muita atenção, é a alergia causada pelas roupas. Sim, roupas causam alergias, sobretudo quando o tecido é sintético, que acaba não deixando a pele “respirar” e o suor “sair”, lanando a problemas como vermelhidão, irritação e ressecamento. Por isso, é sempre melhor optar por tecidos de algodão e de materiais que absorvam o calor e o suor, deixando a pele respirar.

Além disso, o ressecamento pode ser causado, também, pelo efeito colateral de alguns medicamentos. É comum que isso aconteça no uso de retinoides, que controlam a produção de sebo e ressecam a pele, no uso de diuréticos, que tendem a desidratar a pele e, por consequência, reduzir a sua oleosidade natural, bem como alguns remédios utilizados no tratamento do colesterol.

Esse tipo de pele se caracteriza por poros pouco visíveis, textura mais fina, menos elasticidade e tendência ao envelhecimento precoce, as rugas, as marcas e as descamações.

Apesar de ser mais comum conforme a “idade chega”, a xeratose, que é o nome “oficial” da pele seca, pode acometer pessoas de qualquer idade, inclusive crianças. Mas, a partir dos 40 anos a produção de sebo já não é a mesma, e com isso a pele vai perdendo a oleosidade, que é a sua proteção natural, e ficando cada vez mais seca.

Qual a solução? Apostar em  muita água, porque a ingestão de líquidos é fundamental, e utilizar produtos de base mais oleosa, com ativos que sejam mais potentes e ajudem não só a hidratar, mas também a reter água na pele.  Invistam, então, em ativos como óleos e manteigas vegetais, ureia, ácido hialurônico, ativos antioxidantes e emolientes.

Vale lembrar que o hidratante deve ser usado ao menos duas vezes ao dia, ou sempre que sentir a pele mais ressecada!

Beijos

Ju Lopes

Causas Para o Ressecamento da Pele
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.