Categories: Beleza

Como Cuidar da Pele Branca e da Pele Oriental?

Muito se fala – e eu já falei muito – dos cuidados para cada tipo de pele, mas é preciso lembrar, também, dos cuidados específicos para cada tom de pele, porque é fato que fatores genéticos são determinantes no envelhecimento, então, é bom saber os melhores tratamentos e dicas para cada tom de pele, que, por causa da genética, têm necessidades diferentes.

Como regra geral, quanto mais clara é a pele, menos melanina (pigmento) ela tem, e isso significa que ela fica mais vulnerável aos danos causados pelos raios solares, que são causadores de 80% do envelhecimento. Esse é o motivo pelo qual as meninas de pele mais clara são mais propensas a envelhecer mais cedo que as meninas de pele escura, que é uma pele rica em melanina.

Mas não é só isso: a pele negra é uma benção, porque os fibroblastos dela são maiores, o que significa mais elasticidade e, além disso, produzem mais colágeno. Ou seja, são muito menos propensas ao envelhecimento que a pele branca!

Mas, vamos por partes, “de pele em pele”.

Pele Branca

A pele branca é a que possui a menor quantidade de melanina e, por isso, é a mais vulnerável aos danos solares e a que, teoricamente, envelhece mais rápido, fica mais flácida e com mais manchas.

Além disso, as meninas de pele muito claras tendem a ter menos oleosidade, o que parece ser bom, mas aumenta as chances do aparecimento precoce de linhas finas.

Para esse tipo de pele, o protetor solar é mais que obrigatório, e o fator de proteção deve ser mais alto. É indicado, também, filtro solar oral, que ajuda na proteção, além de proteção mecânica (uso de chapéu, bonés e similares) durante a exposição solar, que não deve ocorrer entre as 10 da manhã e às 4 da tarde.

É importante fazer uso, além do filtro solar, de produtos que contenham ativos que estimulem a produção de colágeno, que é menor nesse tipo de pele, como o ácido retinóico e a vitamina C.

O uso de clareadores, nesse caso, a vitamina C, também entra e é muito indicado, pois esse tipo de pele mancha fácil.

Pele Oriental

A pele oriental é rica em colágeno e, por isso, ela tem mais elasticidade e é mais resistente que a pele branca, sendo, por isso, menos propensa a rugas, linhas de expressão e flacidez.

Justamente por conter mais colágeno, é uma pele mais firme, mais hidratada e mais viçosa.

Mas, como nem tudo é perfeito, a maior quantidade de melanina também aumenta o risco de manchas e cicatrizes, então é preciso ter muito cuidado com qualquer coisa que possa agredir a pele, desde picada de insetos até a depilação, passando pela exposição solar e muitas outras coisas.

Fora isso, é uma pele que pode apresentar mais facilmente poros dilatados, rugas ao redor dos olhos e da boca e olheiras.

Por isso, aqui também o uso do protetor solar é essencial, sobretudo porque as manchas são fáceis de ocorrer.

Ativos clareadores suaves, como a vitamina C e o arbutim, ou mais fortes, como a hidroquinona, também são indicados, mas com supervisão médica – claro – bem como ácidos que renovem a pele e ativos tensores.

É preciso um cuidado maior com peelings e lasers, pois o risco de manchar é maior.

Segue no próximo post!

Beijos

Ju Lopes

Como Cuidar da Pele Branca e da Pele Oriental?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

BB Cream: Qual o melhor? Benefícios, Como Usar?

BB Cream: qual o melhor? 🧐 ✅ Benefícios, como usar, dicas para ter uma pele de rica 🙋 Se produtos baratinhos…

2 dias atrás

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

2 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

2 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

2 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

3 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

3 semanas atrás