Categories: Beleza

Como Cuidar da Pele do Rosto Diariamente : 50 Dicas

5 Votos de 5
Rotina de cuidados com a pele

Como Cuidar da Pele do Rosto Diariamente

O rosto é o nosso cartão de visitas, e manter a pele bonita e saudável é garantir um cartão de visitas dos bons, não é mesmo?… E muito mais que uma pele saudável, queremos uma pele bonita, ou melhor, uma pele maravilhosa, viçosa, sem manchas, firme e jovem, certo?

E para ter essa pele que a gente tanto quer é possível tendo alguns cuidados! Veja abaixo 20 dicas definitivas pra ter uma pele maravilhosa!

Na hora do banho

Os cuidados com a pele do rosto e corpo devem começar ainda no banho. Para a pele do rosto não devemos usar sabonetes muito agressivos, use sabonetes específicos para o rosto pois agridem menos a pele e limpam e hidratam mais que os sabonetes comuns.

Para a pele do corpo que em geral é mais ressecada o ideal aqui é usar sabonetes hidratantes, e as versões em óleo são boas pedidas, já que limpam ao mesmo tempo que hidratam. O uso de buchas vegetais deve ser restrito a apenas uma vez na semana pra não agredir a pele em demasia.

Pra deixar a coisa ainda melhor, aproveite e jogue duas gotinhas de óleo essencial de laranja no box do banheiro, pois a laranja é reenergizante! Você sairá do banheiro novinha em folha, como um pele mais bonita e com pique extra!

Evite banhos muito quentes

Banhos muito quentes e demorados são responsáveis pelo ressecamento da pele e devem ser evitados, já que eles acabam removendo a camada de gordura da pele, o que significa a remoção da camada de proteção. O ideal é usar água fria ou morna.

Esfolie a pele do rosto

A esfoliação é um dos principais cuidados com a pele, sabia? Isso porque as células mortas se acumulam na superfície e a pele fica opaca. Esse acúmulo de células mortas impede a correta e completa absorção dos ativos de tratamento presente nos hidratantes, o que compromete a hidratação da pele.

Fazer esfoliação de uma a duas vezes na semana irá garantir que sua pele fique sempre lisinha, tratada e sedosa como nunca!

Um erro comum é passar esfoliante corporal no rosto, não faça isso pois os esfoliantes corporais agridem a pele fina do rosto e são mais potentes: feitos principalmente pra serem usados nas áreas mais grossas, como cotovelos, joelhos e calcanhar. Para o rosto os esfoliantes são específicos, alguns tendo ação adstringente ideal para peles oleosas ou com composições mais hidratantes para peles secas.

Esfoliação para a pele do rosto

Delicadeza e nada de força

A pele do rosto é muito sensível. Jamais use força para lavar, esfoliar ou secar, pois você pode esfolar alguma região mais delicada. E evite espremer cravos e espinhas em casa, pois pode acabar deixando marcas irreversíveis na sua pele, além de deixa-la danificada e com uma péssima aparência.

Esfoliante labial caseiro

Lave a pele do rosto durante o dia

Não é mania de limpeza não, é coisa básica mesmo! Manter a pele limpa, lavando-a duas vezes ao dia, pela manhã e antes de dormir, é essencial pra manter a beleza da pele do rosto, pois isso remove as impurezas mais superficiais, trata a pele (a depender do sabonete, porque combater a oleosidade, o ressecamento, etc) e permite que os ativos de tratamento penetrem realmente na pele.

Pele do Rosto: Rotina de limpeza facial para o dia

cuidados com a pele

Pele do Rosto: De olho nos sabonetes

Quem tem tendência ao ressecamento deve ficar de olho no sabonete que usa. Os sabonetes contêm ativos que desengorduram a pele, o que removem, de certa forma, a camada de proteção, e isso é bem ruim pra quem tem pele seca, por isso é preciso escolher sabonetes com alta ação hidratante. Mesmo assim, quem possui a pele muito seca dele concentrar o uso do sabonete somente em regiões específicas, como axilas e área genital, por exemplo.

Se essa não é uma opção para você, escolha os sabonetes líquidos, que tendem a ter um pH mais equilibrado, e optem pelas versões hidratantes, com baixa ação detergente.

Adeus pele seca ou ressecada

A hidratação diária da pele do rosto é a maior aliada para quem quer uma pele macia e sedosa. Mas saiba que hidratar a pele não é somente escolher um hidratante e passar o corpo. Não é tão simples assim. Primeiro escolha um hidratante adequado para o seu tipo de pele, e verifique quais ativos estão presentes na composição, pois não são poucos os “hidratantes” disponíveis que não passam de loções perfumadas, que até perfumam o corpo, mas não hidratam nada.

O melhor momento de usar o hidratante logo depois de sair do chuveiro pois com a pele úmida os ativos conseguem penetrar mais facilmente, ao mesmo tempo que sela a umidade da hidratação mantendo a pele por muito mais tempo sedosa.

O hidratante deve ser aplicado em movimentos suaves e circulares, e espalhado de forma a ser completamente absorvido pela pele.

Todos os tipos de pele precisam desse cuidado, bastando apenas descobrir o produto mais indicado para você conforme falamos acima.

E não é necessário gastar fortunas para obter uma boa hidratação, pois existe uma série de receitas caseiras que você mesmo pode fazer em casa.

Uma bastante conhecida é a máscara de mamão papaia com mel.

  • Para seguir a receita, basta descascar e tirar todas as sementes de um mamão papaia mais verde e bater com aproximadamente três colheres de sopa de mel aquecido.
  • Aplique no rosto e deixe agir por até 20 minutos e depois enxague.
  • Para obter melhores resultados, não deixe de espalhar na pele também um protetor solar após esse tratamento.

Hidrantes com óleos e manteigas vegetais

Dê preferência aos hidratantes com óleos e manteigas vegetais, além da ureia, que são mais potentes, já que a camada de gordura deles que garantem que essa água que ingerimos não evapore. Ou seja, água e hidratante trabalham juntos, e isso contribui para que a pele fique hidratada por mais tempo.

Evite os óleos minerais pois não possuem nenhuma propriedade de tratamento, não proporcionam nenhum tipo de benefício pra pele, agindo somente como “maquiagem”.

O hidratante não precisa ser caro, mas é essencial que você use-o diariamente, pois assim a pele mantém o manto de proteção dia e noite.

Use na pele do rosto tônico facial

Não deixe de usar um tônico facial, pois o sabonete desregula o pH da pele, e quem vai normalizar isso é o tônico, que ainda remove as impurezas mais resistentes.

Um cuidado importante aqui, e isso vale pra todo tipo de pele, é optar sempre por produtos sem álcool, já que o álcool é irritante e promove o famoso efeito rebote, que deixa a pele sequinha num primeiro momento e piora a oleosidade pouco tempo depois.

Tonico caseiro para pele oleosa

Cuidados Com A Pele Oleosa: Tonificar

Um cuidado muito importante pra pele pele oleosa é a limpeza com o tônico.

Qual a função do tônico?

A função do tônico é complementar a limpeza iniciada com o sabonete e prepará-la para o tratamento, ou seja, o hidratante.

Além disso, ele reequilibra o pH da pele, pois após a limpeza com o sabonete, o pH da pele fica ácido.

Ou seja, não dá pra dispensar! Existem vários tipos de tônicos, cada um indicado para um tipo de pele, e é importante que usemos o tônico certo para nossa pele.

Qual o tônico certo para a pele oleosa?

O tônico correto para a pele oleosa é o adstringente, já que a pele oleosa é, naturalmente, mais espessa, mais brilhosa e possui poros mais visíveis, e as substâncias adstringentes contraem os tecidos orgânicos, diminuindo a secreção sebácea, evitando a obstrução dos poros e estreitando-os temporariamente. Assim, o tônico adstringente ajuda a controlar a oleosidade, que é o objetivo de todas as pessoas que possuem a pele oleosa e, justamente por isso, não dá para abrir mão desse cuidado.

Com ou sem álcool?

Um erro MUITO comum de quem possui a pele oleosa é escolher produtos com álcool, que proporcionam uma maior sensação de refrescância. Acontece que o álcool produz o famoso efeito rebote, que faz com que a pele produza ainda mais oleosidade.

Hidratante específico

Use diariamente um hidratante específico para o seu tipo de pele e idade, pra não acabar piorando o problema da oleosidade, do ressecamento ou da sensibilidade.

Existem os hidratantes anti-idade para o corpo e são os mais indicados já que são enriquecidos com ativos antioxidantes e firmadores, que ajudam a combater os radicais livres, evitando, assim, o envelhecimento precoce da pele.

De jeito nenhum!

Devido à delicadeza da pele do rosto e suas particularidades, há alguns itens que você jamais deverá passar no rosto. Por exemplo, o vinagre. Trata-se de um líquido com acidez não recomendada para a região do rosto. Laquê também não é uma escolha legal, pois, além de ser um produto destinado ao cuidado e tratamento do cabelo, pode conter álcool em sua composição, o que causa danos similares ao do vinagre. Se você está buscando firmar a maquiagem, existem produtos faciais exclusivos para essa finalidade.

Olhos: Cuidado Especial!

A área dos olhos merece um cuidado todo especial, porque a pele dessa região é bastante fina e sensível, e tende a envelhecer mais rápido. É preciso começar, desde cedo, a usar produtos específicos para essa região, com o cuidado de optar por produtos mais leves, que não causem ardências nem agridam a região.

Remover Espinhas: não pode de jeito nenhum!

Tenho certeza que existe algum tipo de atração secreta entre as pontinhas dos dedos e as espinhas faciais, porque bastar ver que os dedos já vão certinho espremê-las, não é mesmo? Mas isso está errado, e muito!

A espinha nada mais é do que o resultado de uma inflamação que ocorre no folículo sebáceo, de modo que espremê-la pode, em muitos casos, piorar essa inflamação, além de causar duas coisas que nós detestamos: manchas e cicatrizes.

Sei que não é fácil, mas é preciso resistir! Existem vários cosméticos com ação secante que dão fim na maioria das espinhas de um dia pra outro, mas se a acne for crônica o certo é procurar um dermatologista pra usar produtos que ajudem a controlar o problema.

Só quem deve remover a espinha é o profissional capacitado, que passe pelo protocolo de higienização, evitando, assim, a piora da infecção.

Se a pele for oleosa

A própria pele produz oleosidade, sendo esse um processo natural dos poros. Mas é a limpeza de pele que auxiliará na manutenção dessa oleosidade e, por essa razão, deve ser agendada regularmente. A frequência poderá ser determinada com melhor precisão por uma esteticista ou por sua própria dermatologista. Esse também é um momento em que você deve prestar bastante atenção na sua escolha pelo estabelecimento que realizará o procedimento de limpeza de pele.

Primeiramente, não é qualquer um que está apto a realiza-la. Em segundo lugar, não é qualquer tipo de produto que poderá ser aplicado em seu rosto. Atente-se às suas alergias e alerte quem for te atender. Procure observar também a assepsia do local onde for realizada a limpeza de pele, se os acessórios estão devidamente esterilizados, se os produtos estão dentro da validade, etc. Na dúvida, procure indicações com sua dermatologista. Muitas vezes, no próprio consultório, algumas médicas possuem esteticistas qualificadas para te atender.

Remova a maquiagem todos os dias

Nunca se deve dormir com a maquiagem, pois ela guarda sujeiras, poluição e suor, que se não forem removidos podem favorecer o aparecimento de cravos e espinhas, desidratação, além de entupir os poros, impedindo a respiração da pele. Além do mais, é durante a noite que a cútis absorve melhor os nutrientes. Porém, para isso, precisa estar limpa.

Para tanto, invista no demaquilante, que deve ser aplicado com a ajuda de um algodão, levando em consideração o tipo de pele e a quantidade de pigmento a ser removido. Depois do rosto lavado, use apenas produtos adequados para o seu tipo de pele.

Maquiagem: De Olhos Bem Abertos!

Outra coisa muito importante é o cuidado na escolha e no uso da maquiagem! Maquiagem de má qualidade causa danos a pele, bem como maquiagens não indicadas ao seu tipo de pele. De modo geral deve-se evitar maquiagens muito oleosas, exceto quem tem pele seca, pois elas podem até desencadear a acne cosmética, o que não é nada bom!

Outra coisa importante é lembrar de remover a maquiagem todos os dias, porque deixar a maquiagem na pele acaba causando a obstrução dos poros, o que compromete não só a beleza, mas também a saúde da pele!

Proteja a pele do rosto diariamente

O sol é o maior causador de danos para a pele, já que é ele o responsável por mais de 80% do envelhecimento, das manchas e das rugas. Pra evitar tudo isso, basta apostar num protetor solar, que deve ser usado todos os dias, em casa ou não rua, com chuva ou com sol. É ISSO MESMO! O uso diário do protetor solar é de suma importância, pois contribui para a redução de manchas, rugas leves, além de prevenir o aparecimento de câncer de pele, lembrando que ele deve ser usado mesmo em dias nublados.

Um estudo publicado na Annals of Internal Medicine, realizado com 900 participantes, demonstrou que as pessoas que fizeram uso diário de filtro solar por um período de 4 anos e meio apresentaram 24% menos sinais de fotoenvelhecimento do que aquelas que não fizeram uso.

Escolha um filtro solar que seja específico pro seu tipo de pele, pois isso beneficia bastante, principalmente pra quem tem pele oleosa. Não se esqueça de que quanto mais clara for sua pele, mais alto deverá ser o FPS, e fique de olho no PPD, que mede a proteção contra os raios UVA. Opte pelos que tenham FPS acima de 30 e PPD, que protege da ação dos raios UVA, acima de 12.

É importante aplicar o filtro solar nas quantidades adequadas, pois é assim que a pele fica realmente protegida, e reaplicá-lo ao longo do dia pra que a proteção seja efetiva.

Proteção do corpo:

Uma dica para não ter muito trabalho com a proteção do corpo é misturar uma porção de hidratante e duas de protetor solar e espalhar no corpo, dando preferência às mãos, pescoço, pernas e braços, que são as regiões que ficam mais expostas. Esse cuidado faz diferença!

Use cremes que combatam o envelhecimento

A partir dos 25 anos é recomendado o uso de cremes anti-envelhecimento. Ao adquirir um creme anti-envelhecimento, dê preferência àqueles que possuam ação tensora, que pode amenizar linhas de expressão, diminuir rugas e devolver o tônus muscular melhorando sua aparência e dando firmeza na pele.

Dê preferência as composições com vitamina A, C e E – que agem na renovação celular, deixando a superfície da pele do rosto mais plana e com mais viço.

Ácido Poliático na pele do rosto

O nome é meio estranho e ele não é tão conhecido, mas os efeitos prometem ser dos melhores! Ele tem sido usado em preenchimentos faciais vez que induz a formação do colágeno, que é o grande responsável pela firmeza da pele do rosto.

O preenchimento com o ácido poliático pode ser utilizado em todo o rosto, exceto olhos e lábios, com o intuito de melhorar o seu contorno e, de quebra, combater a flacidez, podendo, ainda, ser utilizado por pessoas que, por algum motivo, perderam volume na região do rosto. Não existe idade ideal para o preenchimento, porque tudo vai depender da pessoa, mas, via de regra, é um tipo de tratamento mais procurado por pessoas acima dos 35 anos.

Ácido Ferúlico para prevenir o envelhecimento da pele

Sabiam que ácidos também podem proteger a pele do rosto? Pois podem sim, e o ácido ferúlico é um exemplo disso!

O ácido ferúlico é um potente antioxidante fenólico encontrado nas frutas e vegetais que tem por função protegê-los da oxidação ocasionada pelos radicais livres que são gerados, dentre outras causas, pelo estresse, pelo fumo e pela poluição.

Apesar de estar disponível em todas as frutas e vegetais, encontra-se o ácido ferúlico em maior quantidade no farelo do arroz e do milho.

Além de ser um antioxidante poderoso, esse ácido é fotoprotetor e atua diminuindo a absorção dos raios solares, tanto os UVA quanto os UVB.

Ele age formando uma barreira de proteção que impede a atividade dos radicais livres e reduz os efeitos dos agentes carcinogênicos gerados pela exposição da pele do rosto aos raios solares.

Outra coisa importante, é que o ácido ferúlico estimula a produção das enzimas citoprotetoras, inibe a atividade de algumas enzinas que dilatam os vasos sanguíneos durante a inflamação, gerando o aspecto avermelhado e, por fim, inibe a atividade de uma enzima chamada cicloxigenase-2, que é a responsável pela inflamação gerada pelos radicais livres, que causa manchas, flacidez cutânea, rugas e envelhecimento.

O ácido ferúlico protege o DNA celular, tem efeito anti idade, revitaliza e protege a pele dos efeitos do cigarro, do sol, da poluição e do ressecamento.

Ácido hialurônico para a pele

O ácido hialurônico possui muitos usos, sendo considerado bastante versátil e eficaz, já que pode ser de uso tópico ou injetável, tendo, de acordo com o uso, funções diferentes. Esse ácido tem a propriedade de atrair e de reter a água, o que garante que a pele fique mais firme, hidratada e mais viçosa. Se usados topicamente, ele age como um ótimo hidratante, que vai simplesmente hidratar a pele do rosto, mas sem preencher rugas e linhas como afirmam alguns. Pra preencher rugas e marcas de expressão, o ácido hialurônico deve ser injetado na pele, proporcionando um efeito natural, já que o nosso organismo produz esse ácido, que começa a ter a produção reduzida a partir dos 25 anos.

O uso tópico do ácido hialurônico, ou seja, em cremes e séruns, aumenta bastante a hidratação da pele, já que auxiliam na retenção da água, ajudando a reduzir aquelas linhas mais finas e superficiais, que são fruto do ressecamento da pele, principalmente. Sua ação aqui não é de preenchimento, é dizer, ele não vai preencher linhas ou rugas. Ele também pode ser usado por via oral, novidade que ainda não chegou no Brasil, ou de forma injetável. É interessante ressaltar que o ácido hialurônico também trata a celulite e as cicatrizes de acne.

No caso da celulite, o paciente é anestesiado (anestesia local) e uma agulha é introduzida na região para deslocar as fibroses, e aí preenche-se o espaço faltante com o ácido hialurônico. Apesar de ser um procedimento mais agressivo, é rápido e o paciente é liberado no mesmo dia, mas a região fica inchada por até cinco dias. No caso da acne, preenche-se as cicatrizes com o ácido hialurônico pra uniformizar a pele.

Fuja dos produtos falsificados

Os produtos falsificados, além de não poderem garantir os mesmos resultados dos produtos originais, também podem comprometer a saúde da sua pele. Desconfie se o preço estiver muito abaixo da tabela ou do que a maioria das lojas costuma cobrar. Para que possam vender produtos tão mais baratos, os falsificadores não se importam em utilizar substâncias tóxicas na composição de maquiagens, cremes e máscaras faciais, desde que tenham a mesma aparência de uma unidade comum.

Não somente deixam de seguir os cuidados básicos faciais de higiene durante o processo de fabricação, como muitas vezes contam com uma mão-de-obra não qualificada, a qual desconhece o real e válido passo-a-passo de fabricação. Em uma linha de produção clandestina, é possível encontrar até mesmo situações análogas à escravidão.

Propaganda não é tudo

Essa dica vai para as mulheres acima de 50 anos! Na ânsia de combater o envelhecimento facial, muitas vezes a mulher na idade madura se depara com cosméticos que prometem fazer milagres para a pele, e acabam comprando e experimentando esses produtos anunciados sem nenhum resultado comprovado.

Conforme especialistas da área, a maioria desses produtos não possui os componentes ou as concentrações necessárias para tratar uma pele. Na dúvida, o ideal é consultar um dermatologista, que indicará quais produtos que a sua pele precisa, de acordo com as suas necessidades e possibilidades.

Vale lembrar que os produtos que o dermatologista indicou devem ser usados seguindo as instruções ao pé da letra, obedecendo a quantidade, tempo e horário.

Seguido essas orientações, certamente sua pele agradecerá. Contudo, insistimos que para viver mais e sentir-se melhor e mais jovem, não se deve esquecer que esses cuidados não oferecerão os efeitos desejados se não forem associados a uma alimentação balanceada, horas adequadas de sono e exercícios físicos moderados.

Máscara para pele cansada

Dando Fim às Olheiras

Se as olheiras “de cansaço” estão “gritando”, experimente colocar rodelas de pepino geladinhas na região, pois isso contrai os vasos sanguíneos, o que ameniza o inchaço da região. Assim como o pepino, as compressas de chá de camomila também funcionam, temporariamente, é claro, pois a camomila é descongestionante e calmante, além de antialérgica, então melhora tanto o inchaço quanto o arroxeado que costuma ficar na pele!

DICAS ADICIONAIS PARA A PELE

Invista nas vitaminas

Se a sua pele do rosto é manchada, aposte em cosméticos ricos em vitamina C e vitamina E, pois elas possuem ativos clareadores e antioxidantes, e combatem os efeitos do fotoenvelhecimento causado pela exposição ao sol, além de estimular a produção de colágeno, mantendo a pele firme e com menos rugas.

Essas manchas também podem ser prevenidas com o filtro solar, claro, mas também a partir da ingestão desses nutrientes, que são encontrados em alguns alimentos: abacaxi, acerola, agrião, laranja, limão, kiwi, rúcula, e espinafre são ricos em vitamina C, enquanto que a vitamina E pode ser encontrada em alimentos como gérmen de trigo, óleos vegetais, gema de ovo e vegetais folhosos.

Condições climáticas: fique de olho na umidade do ar!

Todo mundo sabe que as condições climáticas afetam o estado da pele, ora deixando-a ressecada, ora deixando-a mais oleosa, certo? Pois bem, quando o tempo estiver mais seco, vale lançar mão de um umidificador de ar e também ter cuidado redobrado com o banho, que não deve ser quente, com o uso dos hidratantes e dos sabonetes.

Cuidados Com a Pele Na Gravidez

A gravidez é um momento singular e importante na vida de uma mulher. Muitas se sentem ainda mais belas, e com razão, estão gerando uma vida, precisam se sentir lindas por dentro e por fora, porque dessa maneira o bebê sentirá o quanto a mamãe está aproveitando esse momento especial.

Mas alguns cuidados com a beleza são fundamentais e simples nesse momento importante. Sabemos que já estão ocupadas demais, pensando no quartinho do bebê, em roupas, e algumas que além disso ainda trabalham. Mas é preciso que a mulher se lembre de cuidar de si e do seu corpo durante esse período.

Algumas mulheres, durante esse período, ficam com a tendência do aparecimento de manchas no rosto. Para evitar o surgimento dessas é preciso tomar o cuidado de sempre passar protetor solar, com FPS acima de 30 e, de preferência, evitar o sol. Para algumas que o caso possa ser mais grave, é importante consultar a dermatologista, pois ela pode indicar algum creme especial.

As mãos de algumas mulheres na gravidez tendem a ficar vermelhas, além de poder ter fungos, pois a imunidade do corpo pode diminuir. É preciso ter um cuidado especial, lembrando sempre de lavá-las, de preferência, com um sabonete especial para o seu tipo de pele. Use sempre luvas ao fazer serviços domésticos e não tire a cutícula ao fazer a mão na manicure ou em casa.

Os pés… Ah os pés! Nesse período são a parte do corpo da mulher que mais sofre. Todas elas reclamam de pés inchados, pois além de reter líquido ainda ganham peso, o que pode deixar os pés ainda mais inchados. Para evitar a dor, use sapatos um número maior que o seu. Ele irá ser usado logo que o bebê nascer também. A mamãe precisa estar confortável e pensar em sua saúde, então não economize nesse tipo de coisa, que é para você se sentir melhor, menos estressada e com saúde. Use hidratante mentolado ou óleos de amêndoa, esses podem evitar as rachaduras nos pés.

O barrigão está lindo e você pode e deve exibi-lo, já que é um momento especial na sua vida e você precisa aproveitar. Escolha roupas que destaquem a barriga, sem precisar ser com ela de fora. Existem roupas que valorizam a mulher grávida sem que precise expor a barriga. Mas, principalmente, cuide do barrigão, sempre hidratando-o! Você irá ver como isso é importante na fase em que você está e logo depois do nascimento do bebê também. Cuidados com a pele são sempre importantes, na gravidez são mais ainda.

Tome os cuidados ideais e se sinta bem! Essa fase é única na vida de uma mulher e deve ser aproveitada. Olhe-se no espelho e sinta-se linda, pois você está. Há uma vida está dentro de você e é muito importante que você esteja bem, para que o bebê também esteja. Cuidando do seu exterior o seu interior também estará bem cuidado, porque toda a mulher que se sente linda, por fora, estará por dentro também.

Cuidado com as mãos

As mãos são as primeiras a dar o “sinal da idade” e é através delas que a gente identifica mais facilmente a idade de qualquer pessoa. Pior é que, ao contrário de outras partes do corpo, quando a mão envelhece, ganha rugas e “pelanquinhas”, não tem como fazer plástica ou tratamento estético pra resolver, então o segredo é cuidar antes, prevenindo, para não se arrepender depois!

Use diariamente um bom hidratante, pela manhã e pela noite, protegendo as mãos com luvas quando colocá-las em contato com produtos agressivos, como desinfetantes, detergentes, sabão em pó e similares, e, o principal, usando protetor solar nas mãos ao menos três vezes por dia ou sempre que você lavar as mãos.

Alimentação correta faz toda diferença!

Quem deseja uma pele mais bonita precisa investir pesado na alimentação, porque ela é a base de tudo. Evitem alimentos gordurosos, fast food, doces em excesso e muito sal, e apostem em alimentos integrais, verduras, frutas e legumes, que são ricos em fibras e em nutrientes essenciais para a beleza da pele! Alimentos ricos em vitamina A, vitamina C e vitamina E são ainda mais importantes, porque possuem ação antioxidante e evitam o envelhecimento precoce.

Doenças que podem afetar a sua pele

Existem algumas doenças, como a psoríase e o hipotireoidismo, dentre outros, que podem afetar a saúde da pele, inclusive causando o ressecamento. O hipotireoidismo, por exemplo, tende a deixar a pele ressecada mesmo quando o problema é mantido sob controle, e é por isso que nesses casos a escolha de um hidratante mais potente é muito indicado.

Em se tratando da psoríase, doença que já foi abordada aqui, a pele fica não só ressecada, mas também descamativa, por isso não basta somente hidratar, mas também tratar a pele com produtos específicos. O uso de medicamentos por via oral também é indicado em alguns casos.

Existem outros cuidados que devem ser observados, claro, mas esses são os principais, os mais básicos, e caso sinta que a pele está ficando mais ressecada, intensifique ainda mais os cuidados.

Cuidado Com O Estresse!

O estresse causa tantos danos que a gente nem faz ideia… E não é só na saúde não, porque o estresse reflete na pele! É que ele é um dos grandes causadores de desequilíbrios orgânicos, que podem até facilitar o aparecimento da acne. Fora isso, causa rugas e marcas de expressão! O melhor então é tentar, sempre, relaxar!

Cigarro jamais

O hábito de fumar é uma temeridade! O cigarro acaba não só com a saúde, mas com a beleza, e é o comedor oficial de colágeno, aquele que garante a firmeza e o tônus da nossa pele, dentre muitas outras coisas. E não é só isso. A nicotina presente no cigarro possui um efeito vasoconstritor, além de agir estimulando o cérebro, o que leva a uma super estimulação que resulta no estresse oxidativo, levando a uma maior formação de radicais livres que, como vocês sabem, detonam com tudo!

O efeito final disso é uma pele completamente sem viço, flácida, opaca e com dificuldade de cicatrização. Ah, e isso sem falar nos dentes amarelados, nas olheiras e no odor desagradável que fica no cabelo.

Álcool: Diga Não

Quanto ao álcool, ele causa diversos danos e prejudica a pele, além de causar inchaço. Ah, e isso sem falar nos malefícios que tudo isso causa pra saúde! Portanto, se quer ter a pele bonita e bem cuidada por muito mais tempo, exclua o cigarro de sua vida e maneire na ingestão de bebidas alcoólicas!

Durma Bem!

Uma boa noite de sono faz um bem danado pra pele! É nesse momento que a pele se “renova”, e quem não dorme direito ou perde muitas noites acaba envelhecendo muito mais rápido, além de ficar, a curto prazo, com uma pele opaca, amarelada e sem viço!

Se tiver dificuldades pra dormir, procure um médico porque isso é coisa séria e interfere em todo o metabolismo, causando danos bem ruins, e falo por experiência própria!

Beba Muita Água!

A água é fundamental para o correto funcionamento do organismo e é impossível ter uma pele bonita sem ingerir a quantidade adequada de água todos os dias. O que acontece é que mais de 90% da hidratação da pele não vem dos hidratantes que usamos, mas sim da água que tomamos, o que significa que pra manter a pele hidratada, bonita e viçosa, temos que tomar água! Ademais, sem água não tem como colocar pra fora as toxinas do organismo, e isso, claro, reflete na pele!

Esses cuidados são simples, né meninas? Eu sei que dá preguiça de fazer tudo isso todos os dias, mas é tudo questão de hábito! E ó, os resultados aparecem logo, e a longo prazo a sua pele ganha, porque cuidando direitinho o envelhecimento tarda a chegar!

 

Como Cuidar da Pele do Rosto Diariamente : 50 Dicas
5 (100%) 14 Votos

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Estria Tratamento – Como Tirar, Resenhas, Cremes, Tratamentos Caseiros

Estria Tratamento - Como Tirar, Resenhas, Cremes, Óleos, Tratamentos estéticos, Receitas Caseiras. Cremes mais bem aliados no Brasil e no…

1 dia atrás

Como Fazer o Cabelo Crescer Mais Rápido [novo]

Seu cabelo está demorando muito pra crescer? Conheça complexos vitamínicos e alimentos que podem mudar essa situação em alguns meses.

2 dias atrás

Shampoo de Hibisco Para O Cabelo Crescer

Hoje vou te ensinar a fazer o shampoo de Hibisco para crescimento dos cabelos. O hibisco promove aos cabelos múltiplos…

2 dias atrás

Vídeo Como Fazer o Rabo de Cavalo Perfeito

Oi minhas lindas, rabo de cavalo é um penteado fácil e atemporal, nunca sai de moda. Mas você já parou…

2 dias atrás

Como Clarear Axilas Escuras?

Como clarear axilas escuras O surgimento de manchas escuras nas axilas pode ter como causas uma má limpeza da região,…

2 dias atrás

Poros Dilatados – Melhores Tratamentos

Poros Dilatados - O que é? Como evitar? Como disfarçar? Melhores Tratamentos. Quem tem poros dilatados sofre. É um problema…

3 dias atrás