Menu
in

Como disfarçar a oleosidade da pele com maquiagem?

Quem sofre com excesso de oleosidade na pele sabe muito bem como é difícil disfarçar a situação. O brilho já começa de manhã e tem horas que parece escorrer, principalmente na testa. Causa mal-estar, é incômodo e nada bonito. Sem contar que a oleosidade provoca espinhas. Mas tem solução. Se você pensa que quem tem pele oleosa não pode usar maquiagem, engana-se! A maquiagem não aumenta a produção da oleosidade da pele e pode disfarçar o problema. Até as espinhas podem ser disfarçadas com a base certa. E aí está o segredo: escolher os produtos certos na hora de se maquiar.

A maquiadora Analú Vieira, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, afirma que o primeiro passo é escolher produtos sem óleos na composição. “Precisa estar no rótulo as palavras oil free. Bases e corretivos cremosos aumentam a oleosidade. Mas aqueles produtos que não tem óleo, são de textura mais leve e conseguem se fixar melhor no rosto, melhorando a aparência da oleosidade”, explica a profissional, que alerta: é necessário comprar produtos específicos para pele oleosa e sempre que possível, escolher pelos hipoalergênicos.

Antes de começar a maquiagem, Analú orienta fazer uma limpeza suave do rosto, com sabonete específico para pele oleosa. “Sempre retire toda a maquiagem antes de dormir e passe um creme hidratante, sem óleo na formulação. Isso vai ajudar a pele a não aumentar a oleosidade”, diz. A base líquida é uma alternativa para as mulheres que sofrem com o problema, mas vem depois do corretivo e deve ser aplicada com um pincel, para melhor absorção. “Tudo deve ser aplicado de forma bem suave, para não carregar demais a pele. O corretivo colorido em bastão ou pó concentrado ajuda na hora de esconder as espinhas e manchas de sol. Depois, passe com o dedo o corretivo um tom mais claro da cor da sua pele, dando leves batidinhas, para ficar com um aspecto suave”, explica.

Além das olheiras e das espinhas, o corretivo, neste caso serve para amenizar a oleosidade na região do nariz e no queixo. De acordo com a maquiadora, as mulheres que têm pele oleosa podem passar um pó iluminador na região dos olhos para realçar o olhar e ajudar na absorção do brilho. “Nada de exageros. Basta apenas leves pinceladas, bem superficiais, para amenizar o problema. Em nenhum dos produtos você precisa afundar o pincel ou o dedo na aplicação. Pele oleosa precisa de um make mais sutil”, alerta a profissional.

Quando você estiver passando a base, lembre-se em começar da parte interna do rosto para fora. “Pode começar pelo nariz em direção às bochechas. Esse movimento não vai deixar o produto acumular nos cantinhos do rosto e vai ajudar a disfarçar melhor o brilho”, afirma a maquiadora. Outra dica importante é cuidar na hora de maquiar a chamada zona T do rosto: testa, queixo e nariz. “Esta região, geralmente, é a que mais acumula brilho e produz oleosidade. Para disfarçar, depois da base, é indicado aplicar um pó compacto sem óleo. Ele pode ser opaco ou bronze-mate, que deixa a pele mais seca, pois ajuda na absorção da oleosidade natural. Aqui vale uma pincelada mais profunda”, afirma Analú.

0.0
00

Escrito por Kika @blogdakika

Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que vou te mostrar um pouco do meu mundo.

Comente