Como Evitar Que A Pele Descasque?

Esse final de semana fui pra praia e lá o Bruno, meu primo, perguntou porque a minha pele não descascava nunca, ao contrário da dele.

Resolvi transformar a resposta em post porque ninguém merece ficar com a pele descascando, né?

Bom, eu passei a infância tomando sol sem culpa, até porque, naquela época (MUITOS anos atrás), quase ninguém usava filtro solar (existia isso? Não lembro!) e todo mundo acreditava mesmo que o sol fazia era muito bem.

Assim, fui uma criança que tomou muito sol sem proteção (ops, usava Hipoglós! kkk), o que significa que a pele descascava toda, vezes seguidas.

Pra mim, aliás, sol bom era o que fazia a pele descascar. Até que um dia tomei consciência das coisas, virei dependente do protetor solar e a minha pele nunca mais “despelou”. Simples assim!

Leia também: Cuidados com a Pele no Verão!

Leia também: Diga Não ao Envelhecimento!

Mas voltando ao assunto do post, vou explicar porque a pele “despela” e depois explico como evitar o problema, tá?

As células de nossa pele estão em constante renovação, de forma que estamos “trocando-a” continuamente.

Acontece que essa “troca de pele” (é cobra, é?), é, quase sempre, imperceptível.

Exceto em casos extremos como nas queimaduras solares que são causadas pelos raios ultra violeta.

Nesses casos, a radiação atravessa a camada mais superficial da pele e atinge as chamadas células basais, o que acaba desencadeando um mecanismo de defesa do organismo, que produz mais melanina, o que deixa a pele bronzeada ou avermelhada.

Essas células basais estão em constante divisão, pra dar espaço para novas unidades. Só que quando os raios UV atingem o DNA dessas células, eles inibem os genes que são responsáveis por sua divisão, o que gera uma multiplicação desenfreada.

Esse excesso de células expostas aos raios solares acaba morrendo desidratada e é imediatamente substituída por outra sadia.

Ou seja, o organismo manda pra longe as “camadas de pele” agredidas (pele queimada) para dar lugar à pele sadia.

Por isso, para evitar esse problema a melhor arma é o filtro solar que deve ser constantemente reaplicado.

Além disso, é preciso proteger a pele de outras formas, evitando, por exemplo, se expor ao sol entre as 10 da manhã e às 4 da tarde, que é quando o sol está mais “intenso”.

Vale, ainda, investir pesado na hidratação interna e externa, consumindo muito líquido e apostando em hidratantes que garantam a integridade da pele.

Vale o esforço, porque pele descascando não é bonito, não!

Beijos

Ju Lopes

Como Evitar Que A Pele Descasque?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.