Categories: Beleza

Como funciona o bronzeador?

3.5 Votos de 5
Como funciona o bronzeador?

Na hora de sair para tomar sol, na piscina ou na praia, é preciso se atentar às diferenças entre o bronzeador solar e o protetor solar. O bronzeador solar é um produto que serve para facilitar a obtenção de uma pele saudavelmente mais dourada, ao passo que o protetor solar é um produto que serve para impedir que a pele fique dourada ou queimada pelas radiações solares. Apesar do que aparenta, o fator de proteção do bronzeador solar não é suficiente para evitar que a pele se queime, motivo pelo qual é recomendado o uso dos dois produtos em conjunto.

A numeração do FPS – Fator de Proteção Solar é de no mínimo 2 para o bronzeador solar e de no mínimo 10 para o protetor solar. Normalmente, você consegue se expor ao sol durante 12 minutos antes de começar a se bronzear e a se queimar. Isso significa que o FPS 2 do bronzeador solar permite que você fique exposta ao sol duas vezes mais tempo sem sem se queimar, mas com bronzeamento, em relação ao tempo sem a aplicação do produto, ou seja, você fica protegida durante 24 minutos, tempo suficiente para você adquirir uma corzinha mais dourada.

Protetor solar com FPS 10

Já o protetor solar com FPS 10 permite que você fique exposta ao sol dez vezes mais tempo sem se bronzear e sem se queimar em relação ao tempo sem a aplicação do produto, ou seja, você fica protegida durante 120 minutos, necessitando uma nova aplicação para se manter protegida das radiações solares, sendo que o bronzeamento e a queimação podem causar ardência, descamação e vermelhidão posteriormente. As substâncias químicas que compõem o protetor solar previnem que a pele fique bronzeada e também queimada, oferecendo proteção forte contra as radiações solares UVA (responsável pelo bronzeamento) e UVB (responsável pela queimação).

Pigmento betacaroteno

As substâncias químicas que compõem o bronzeador solar, por sua vez, não servem para proteger a pele contra as radiações solares UVA (responsável pelo bronzeamento) e UVB (responsável pela queimação), apesar de ter um baixo fator de proteção por cerca de 24 minutos. Estas substâncias químicas do bronzeador solar se diferem dos ativos do protetor solar, pois realizam uma leve esfoliação na camada mais superficial da pele. Nestas células que se desprendem, é depositado um pigmento chamado betacaroteno, que é responsável pela sensação de pele saudavelmente bronzeada. Então, você obterá a sua corzinha desejada estando ou não exposta ao sol.

Exposição ao sol

Mas, é a exposição ao sol que intensifica o bronzeamento, fazendo o betacaroteno dourar a pele e as demais substâncias químicas agirem, barrando parcialmente as radiações e lubridificando a pele para que a mesma não descasque, resultando no prolongamento do bronzeado obtido. Para manter o corpo bronzeado, com aquela almejada tonalidade dourada, é necessário fazer novas exposições ao sol com bronzeador solar aplicado, pois ao longo dos dias as células da pele são renovadas e surge uma nova camada. Como dito anteriormente, o bronzeador solar não protege a pele. Apesar da intenção de bronzear funcionar, a pele também pode queimar.

Um bronzeador solar simula os efeitos das radiações solares UVA, responsáveis pelo bronzeamento, mas não protege a pele nem contra esta radiação e nem contra o UVB, responsável pela queimação, que causa ardência e descamação posteriormente. Caso você se exponha ao sol por até 24 minutos, o bronzeador solar consegue fazer essa proteção, embora não seja a mesma do protetor solar. Mas, caso vai passar algumas horas exposta ao sol, o ideal é aplicar primeiro o protetor solar em todo o corpo e passar bronzeador solar por cima. Desta forma, você se bronzeia e protege a sua pele ao mesmo tempo.

Como funciona o bronzeador?
3.5 (70%) 4 Votos

Compartilhar
Tags: Bronzeamento
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

4 dias atrás

Remédio Que Tira Vontade de Comer Doce: Resenha Cromo

Picolinato de Cromo Resenha Sabe quando estamos de TPM e dá aquela vontade louca de comer doces? Pois bem, o…

4 dias atrás

Corte Para Cabelo Longo: Tendências, Fotos Inspirações

Corte para cabelo longo A gente fala muito por aqui dos cortes para cabelos curtos que estão super em alta,…

3 semanas atrás

Acidificante: O Que É? Como Usar?

Acidificante Desde que postei no meu instagram @blogdakika sobre o [acidificante da K.Pro] recebo muitas perguntas de leitoras que querem…

3 semanas atrás

Acidificante K Pro Resenha: O Que É, Como Age, Como Usar

Acidificante K Pro Olá miossss amores.... Hoje vou falar do [acidificante da KPro]! Quem me acompanha por aqui ou nas…

3 semanas atrás

Fabíula Nascimento Cabelo: Cor do Cabelo, Corte, Fotos Inspirações

Fabíula Nascimento Cabelo A atriz Fabíula Nascimento mudou o cabelo recentemente e agradou seus fãs... A diva que agora desfila…

4 semanas atrás