Como Manter a Pele Jovem Por Mais Tempo?

Até os 25 anos eu não tinha muita preocupação com a pele. Usava só o básico mesmo (sabonete, tônico e filtro solar) e minha pele era uma seda (apesar de oleosa…), era firme e não tinha manchas.

Mas, quando cheguei nos 26 comecei a notar que a coisa havia mudado, porque a pele começou a manchar sem motivo nenhum e nem de longe era tão sedosa como um ano antes. Achei que tinha a ver com a perda do colágeno, que começa de forma mais intensa nessa idade, e tempos depois li que isso estava, também, muito relacionado com a redução da oleosidade natural da pele, o que estranhei demais porque a minha pele, naquela fase, era extremamente oleosa.

O fato é que os cuidados passaram a ser mais intensos e, graças a eles, passei dos 30 com a pele “boa”. Os segredos? Vamos conhecer!

Limpeza é Essencial!

A limpeza é o básico, é o essencial pra ter uma pele bonita, e de nada, eu disse nada, adianta investir em todos os outros produtos se a sua pele não estiver limpa, porque a pele não vai absorver corretamente os ativos de tratamento. Ou seja, a pele precisa ser higienizada diariamente, pela manhã e pela noite!

Como fazer isso? Primeiro escolha um sabonete indicado para o seu tipo de pele. É muito importante que o sabonete seja adequado a sua pele, porque, por exemplo, uma pessoa de pele oleosa ficará com a pele ainda mais oleosa se usar um sabonete para peles secas. O sabonete certo trata a pele, e isso é facilmente observado, já que o sabonete adequado, além de limpar, ajuda a controlar a oleosidade, ajuda a combater o ressecamento e por aí vai.

Lavou direitinho a pele? Enxugue com uma toalha limpa (tem que ser limpa pra evitar a proliferação bacteriana que, dentre outras coisas, pode causar a acne) e complemente a limpeza com um tônico facial.

Pode dispensar o tônico? De jeito nenhum! Além de remover as sujeiras e impurezas mais resistentes, o tônico regula o pH da pele, o que facilita a penetração dos ativos de tratamento. Optem sempre por tônicos sem álcool, e em caso de peles oleosas prefiram as versões adstringentes.

pele-jovem

Esfoliar é Preciso!

Nenhum cuidado com a pele me dá mais prazer do que a esfoliação, porque seus resultados são imediatos, sabe? Quando esfoliamos o rosto, removemos as células mortas e potencializamos o processo de renovação, que é essencial para uma pele bonita, jovem e saudável.

Escolham um bom esfoliante facial, que tenha grânulos pequenos e numerosos, pois assim ele limpa e renova a pele, mas sem agredi-la. Eu, particularmente, gostaria de esfoliar a pele todos os dias, mas como isso não é recomendado, esfolio duas vezes por semana.

Hidratante Facial: Tem Que Usar!

Eu sempre fui negligente com hidratante, porque, tendo a pele oleosa, achava difícil encontrar algum que não piorasse o problema. Além disso, tinha a concepção errada de que pele oleosa já era hidratada, o que é um absurdo, pois a hidratação é medida pela quantidade de água nas células, e não pela quantidade de óleo.

O certo é que, como a partir dos 25 anos a oleosidade começa a reduzir, o ressecamento acaba tomando conta da pele, e isso, claro, não é nada bom, já que pele ressecada envelhece mais rápido, bem mais rápido, aliás!

Portantp, nada de abrir mão do hidratante! Basta escolher um adequado para o seu tipo de pele. E nem venham com a desculpa de que custa caro porque hoje existem centenas de bons hidratantes com preços super acessíveis. É só procurar!

Creme Anti-idade: Comece Já!

Acho muito engraçado como tem gente que acha que creme anti idade só deve ser usado por quem já está “velho”. Oi? Se o intuito é evitar ou retardar o envelhecimento, é evidente que ele deve ser usado antes que isso aconteça, certo? E quanto começar a usar? O quanto antes!

Com 20 anos já dá pra começar a usar cremes que estimulem a renovação celular e a produção de colágeno. Além disso, a vitamina C pode e dese ser usada em qualquer idade, então é preciso começar cedo, basta escolher os ativos certos.

Eu uso já faz tempo o ácido retinóico, dentre outras coisas, e acho que é a oitava maravilha do mundo, porque estimula a renovação celular, reduz manchas, rejuvenesce, refina a pele e mantem as espinhas longe. Pra quem não se dá bem com esse ácido, existem várias outras opções, como o ácido glicólico, por exemplo.

Protetor Solar: Use Sempre, Faça Chuva, Faça Sol!

Acho que de tudo o que eu falo, o que mais bato na tecla é a proteção solar, e não é pra menos, porque 80% do envelhecimento é causado pelos raios solares, então a melhor forma de evitar o envelhecimento é mantendo a pele protegida. Escolha um específico para o seu tipo de pele e aplique-o três vezes ao dia, faça chuva ou faça sol, em casa, na praia ou na rua.

Além de prevenir o envelhecimento, o protetor solar é uma das poucas armas contra o câncer de pele, então não usá-lo é, no mínimo, negligência.

Demaquilante: Mais Que Necessário!

Maquiagem é uma delícia, né? Só que pode, também, ser um pesadelo se não for removida corretamente! A maquiagem não foi feita pra permanecer na pele, pois ela obstrui os poros e impede, de certa forma, a pele de respirar, o que significa que ela deve ser removida antes de dormir, caso contrário quem sofre é a pele!

Escolha um demaquilante específico para o seu tipo de pele ou, caso não queira investir nesse tipo de produto, use um shampoo infantil pra remover a maquiagem, mas faça isso todos os dias pra que a sua pele fique limpa e com os poros desobstruídos.

Como shampoo infantil é barato, não tem desculpa, tá?  E nada de preguiça… Porque ó, não demora tanto, não custa caro e faz uma diferença enorme na saúde e na beleza da pele.

Bom, essas são as dicas básicas, o que não dá pra esquecer nunca, mas se vocês souberem de algo mais, me contem!

Beijos

Ju Lopes

Como Manter a Pele Jovem Por Mais Tempo?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Minha Página
Saiba Mais

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

contato@patricinhaesperta.com.br / redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

O que você PODE deixar de fazer em relação à beleza?
Ácido Poliático: Pele Jovem Já!
Tags: , ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.