A pele sensível precisa de cuidados especiais, e não só no verão, por causa do sol escaldante, mas em todas as estações, pois ela resseca facilmente e quase tudo pode causar irritações.
Esse tipo de pele é determinado geneticamente, e é possível identificar pelo tom mais avermelhado, pelo aspecto ressecado e pelo fato de ser mais vascularizada, que se torna ainda mais perceptível em pessoas de pele mais clara, embora meninas de pele morena e negra também possam sofrer com esse problema.
A sensibilidade alta desse tipo de pele tem a ver, via de regra, com a atopia, um quadro no qual a pessoa possui uma alta reatividade a estímulos diversos, que aparecem não só na pele, mas também no sistema respiratório, por exemplo. É por esse motivo, aliás, que pessoas que tenham um histórico de alergias respiratórias tendem a ter mais problemas com a dermatite atópica, que é quando a pele fica inflamada, com lesões vermelhas e descamativa.
Claro que qualquer pessoa pode ter quadros de dermatite, mas a diferença é que nesses casos o problema é temporário e tratado de forma mais fácil, o que não acontece com pessoas de pele sensível.
É muito comum que as meninas de peles sensíveis apresentem reações a produtos cosméticos, e por isso é tão importante que elas escolham produtos hipoalergênicos, que são muito indicados não só para quem tem alergias, mas também para quem apresenta esse tipo de pele. O ideal, pra quem tem pele sensível, é sempre testar um pouco do produto antes de aplicar no rosto todo, pois assim dá pra ver de antemão se a pele ficará irritado ou avermelhado. Caso fique, caso apareça qualquer tipo de reação, o produto não deve ser usado.
Os cuidados básicos aqui são os mesmos, e incluem limpeza, hidratação e proteção, o que será diferente são os produtos a serem usados, pois eles precisam ser específicos para esse tipo de pele, evitando reações alérgicas e ajudando a manter o manto hidrolipídico, que é a camada de proteção da pele.
Na limpeza da pele o mais recomendados são os produtos da categoria syndet, que limpam sem agredir, já que não alteram o pH da pele. O uso da água micelar também é indicado, já que ela limpa mas preserva o manto de proteção da pele. Sabonetes líquidos e espumas faciais devem ser hipoalergênicos e, preferencialmente, sem corantes e perfumes.
A hidratação segue as mesmas regras, e o uso da água termal, que tem propriedades calmantes e cicatrizantes, também é indicado. Nenhum dos produtos deve conter álcool na sua formulação, bem como corantes a aromas, pois eles aumentam os riscos de reações alérgicas.
Meninas com esse tipo de pele devem tomar cuidado com qualquer coisa que possa agredir a pele, e isso inclui o uso de esfoliantes e ácidos, que até podem ser usados, mas com acompanhamento e indicação de um dermatologista.
Uma boa opção é apostar em cosméticos com ativos de ação calmante, cicatrizante e anti-inflamatória, como o azuleno, a camomila, a niacinamida, o calmaline e as ceramidas, dentre outros.