Categories: Beleza

Cuidados Para a Pele Oleosa: Limpar, Tonificar e Hidratar!

5 Votos de 5

Todo mundo já conhece a santíssima trindade para uma pele saudável: limpar, tonificar e hidratar. Nem falo do protetor solar, porque ele tá acima disso, já que é mais do que uma questão de beleza, é questão de saúde, já que ajuda a proteger a pele do câncer de pele, doença que vem crescendo assustadoramente no Brasil e que poderia ter seus casos reduzidos se o uso do filtro solar fosse regular.

Limpeza: Passo 1

Começando “do começo”, o primeiro passo para uma pele perfeita é a limpeza, porque nada vai fazer o efeito esperado se a sua pele estiver suja e com os poros obstruídos.

 O segredo de uma pele bonita, viçosa e saudável é a rotina de tratamento, não tem pra onde correr. Por isso, lavar a pele todos os dias, de manha e à noite, com um sabonete específico para peles oleosas, é essencial, já que isso remove as impurezas que obstruem os poros, provocam acne e impedem a completa absorção dos cremes de tratamento. 

 Muita gente tem o costume de lavar a pele várias vezes aos dia, o que é um erro pois  isso piora a oleosidade e estimula a pele a produzir mais sebo.

 Em relação à  água, ela  não pode ser muito quente nem muito fria, e o ideal é que ela esteja em  temperatura ambiente, já que a água quente estimula ainda mais a oleosidade. Um cuidado legal é lembrar de, ao lavar o rosto,   fazer uma massagem suave  com  movimentos circulares  para estimular a circulação sanguínea.

 Vale lembrar que a pele facial jamais deve ser  esfregada com toalha, pois essa fricção forte aumenta a produção de sebo pelas glândulas sebáceas e desencadeia  a oleosidade. Assim, vamos ter “suavidade” pra enxugar o rosto, viu?

Qual Sabonete Usar?

Muita gente pergunta isso e já fiz muitos posts falando sobre o assunto, porque o que não faltam são bons sabonetes para peles oleosas, e de todos os preços!

Dos baratinhos, adoro os da Granado (Coco, Enxofre e Sulfuroso), sendo que o de coco é o mais leve, e os que contém enxofre são bem fortes e deixam a pele super seca. O sabonete da Capricho, de O Boticário, também é ótimo para peles oleosas, e na Natura também tem opções, assim como existem bons sabonetes faciais de farmácia, e por um preço bem camarada.

Dos mais caros, gosto do Cetaphil, dos da Dermotivin (AMO!) e do da Adcos para peles oleosas (a linha toda é divina!), mas existem muitos outros, é que blogueira também esquece (ops, tô precisando comer cabeça de peixe!).

Tonificação: Passo 2

Eu amo tônico facial, amo e não vivo sem!

Muita gente dispensa esse passo e acha que o tônico não tem importância, mas isso é um erro, e dos grandes, porque o tônico serve para complementar a limpeza, removendo as impurezas e sujeiras mais resistentes,  e tonificar a pele, além de prepará-la para a etapa seguinte, que é o tratamento. Além disso, após lavar a pele, ela fica com o pH  ácido e é o tônico quem vai regular seu pH. Ou seja, tem que usar!

Já que o tônico é essencial, escolha um específico pra sua pele, que no caso de peles oleosas são os tônicos adstringentes e isentos de álcool, que fazem  uma limpeza mais profunda evitando, assim, a obstrução dos poros e, consequentemente, a acne.

As versões que contém álcool na formulação devem sr evitadas, já que,  apesar de deixarem a pele refrescante após o uso, eles ressecam a pele e, pior, estimulam ainda mais a produção de sebo.

Já faz um tempinho que tô usando o tônico da La Roche-Posay, que é maravilhoso, porque controla a oleosidade, limpa muito bem e não irrita a a minha pele, mas ele é bem carinho pro meu gosto! Mas, existem muitas opções mais em conta e bastante eficientes, como o tônico da linha Faces, da Natura (o verdinho!), o da Neutrogena, o da Nívea e por aí vai. A Neutrogena, aliás, tem uma linha muito boa para peles oleosas, e os produtos não são caros!

 Hidratação: Passo 3

Aqui reside o problema: pele oleosa precisa de hidratante? Precisa, porque óleo não é água, e quem hidrata é a água e não o óleo, já que a hidratação é medida pela quantidade de água existente no interior da  célula e não pela quantidade de óleo. Assim, o fato de ser oleosa não tem nada a ver com o fato de ser ou não hidrata. Ou seja, tem que usar hidratante SIM!

O hidratante ideal para peles oleosas deve ser livre de óleo (oil free),  com textura leve (os séruns são ótimos pra pele oleosa!) e rápida absorção. É de extrema importância que o produto seja não comedogênico, ou seja, que não obstrua os poros.

As versões matificantes são boas pedidas, e muitas marcas possuem hidratantes desse tipo.

Boas Opções:

Normaderm Tri-Activ Anti-Imperfeições – Vichy

Esse hidratante é bem bom e faz bastante tempo que usei. Pra mim o melhor dele é o efeito matificante, mas a promessa é de que ele mantenha a pele hidratada por até 24 horas e reduza as imperfeições da pele, como os famosos poros dilatados. Acho a textura dele mais pesada e o cheiro me desanima, por isso não comprei mais, mas é um bom produto, já que realmente controla a oleosidade e o brilho excessivo, deixando a pele mais sequinha.

Effaclar M – La Roche Posay

Eu amo esse hidratante! A textura dele é mais leve que o da Vichy, é bem fluída,  e ele absorve e seca bem mais rápido, deixando a pele sem oleosidade e sem brilho, bem sequinha mesmo. Como não tem cheiro, não me dá alergia (isso é um problema pra mim!)

Retinage Face

Fiz a resenha desse produto tem pouco tempo, e ele é, na verdade, um produto com ação anti idade, mas que hidrata a pele. A textura dele é bem leve, ele é rapidamente absorvido e o efeito dele na pele é absurdamente bom! Não é matificante nem nada disso, mas deixa a pele sequinha e sem brilho. Amo!

Beijos

Ju Lopes

Cuidados Para a Pele Oleosa: Limpar, Tonificar e Hidratar!
5 (100%) 1 Voto

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

BB Cream: Qual o melhor? Benefícios, Como Usar?

BB Cream: qual o melhor? 🧐 ✅ Benefícios, como usar, dicas para ter uma pele de rica 🙋 Se produtos baratinhos…

2 dias atrás

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

2 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

2 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

2 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

3 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

3 semanas atrás