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Forma depois do parto: saiba como voltar ao antigo corpo

Forma depois do parto: Como voltar à forma após a gravidez

Depois do parto: saiba como voltar ao antigo corpo

Foram nove meses maravilhosos que tiveram como resultado essa gostosura de bebê que provoca não só encantamentos nos pais como um verdadeiro delírio em toda a família. Mas, passados os primeiros meses, chegou a hora de entrar em forma depois do parto e voltar ao corpo antigo. Antes de qualquer coisa é preciso paciência. Pense bem que foi quase um ano de transformações profundas com altas hormonais, mudanças de peso, preparação do corpo para uma nova fase da sua vida. Então, o nosso primeiro conselho é calma, muita calma. Temos visto, ultimamente, várias celebridades mostrarem abdomens definidos um ou dois meses depois do parto. Não entre nessa neurose. Em primeiro lugar, a busca ansiosa por um corpo perfeito vai gerar estresse e é tudo que você e nem seu filho precisam neste momento. Vamos, aqui, dar dicas maravilhosas para que a volta à antiga forma física seja no tempo certo, mas sem demorar demais, e o melhor, com saúde.

Amamente

Amamentar o seu filho é como ir a uma academia todos os dias e fazer um exercício intenso. Os vários períodos de amamentação ao longo do dia gastam, ao final, de 600 a 800 calorias. Além de fazer com que você perca peso com facilidade, amamentar também fortalece o seu bebê e aumenta o vínculo entre mãe e filho.

ALIMENTAÇÃO

Fuja de dietas, ainda mais aquelas malucas que restringem carboidratos, proteínas e outros nutrientes. Para produzir quase 700 ml de leite por dia, a mulher passa por um processo de gasto calórico intenso e também por uma verdadeira busca de nutrientes por todo o corpo. Se, por exemplo, o seu organismo buscar cálcio e você não supri-lo devidamente, o que ocorrerá é que ele buscará em outras fontes como ossos e dentes.

Sempre que pensar em alimentação você deve apostar em uma dieta balanceada e com todos os nutrientes. E, lactante ou não, nossa maior dica é a mesma. Fuja de alimentos gordurosos, industrializados, com muito sódio, corantes, açúcares e também aqueles que têm em sua formulação a farinha branca.  Essas substâncias provocam ganho de peso e poucos nutrientes para o corpo.

Prefira frutas frescas, uma alimentação com carboidratos, proteínas, vitaminas. Carne vermelha ou branca, verduras, legumes, alimentos integrais, sucos, vitaminas. Faça desses alimentos os seus aliados. Se está um pouco confusa sobre quantidade ou quais os alimentos consumir mais, procure uma nutricionista que vai elaborar um cardápio personalizado.

Faça exercícios

Nos primeiros meses depois do parto, é quase impossível voltar à rotina de atividades físicas. Nos primeiros 40 dias, o período chamado de resguardo, é o momento de parada. Sim, não só o seu corpo precisa se recuperar do parto, como também é um momento em que o bebê precisa muito de você. Então, é hora de ficar quietinha. Depois desse período, comece a fazer caminhadas curtas, próximas à sua casa, de meia hora no máximo.

Como o aval do seu médico, você pode, gradualmente, voltar às atividades físicas diárias depois do parto. Mas, como falamos no início, não fique horas fazendo um exercício com a esperança de perder quilos mais rápido. O que você pode perder são as primeiras gracinhas do seu filho. Então, que tal dosar bem esse período para aproveitar bem esse retorno à atividade física sem perder nada do crescimento do seu bebê?

Passeio com o bebê

Esse pode ser um complemento ótimo para a perda de peso depois do parto. Coloque o seu bebê num carrinho apropriado e saia para passear pelo bairro. Lembre-se que nesse meio tempo você também estará perdendo calorias. Imagine que 20 a 25 minutos de caminhada podem resultar em um gasto calórico de 150 calorias.

HIDRATAÇÃO

Quanto melhor for a sua hidratação diária, maior será a sua produção de leite e, consequentemente, maior perda de calorias. Mas, há diversos mitos sobre essa hidratação depois do parto que devem ser riscados da dieta de uma mãe que amamenta. Em primeiro lugar, nada de cerveja preta, tampouco chás preto ou verde (que contêm cafeína e podem provocar perda de sono, tanto na mãe quanto no bebê), além de bebidas gaseificadas e também cerveja e vinho. Antes que você faça uma cara de muxoxo, calma, é por pouco tempo. Esses produtos podem passar algumas substâncias para o leite materno e o resultado podem ser cólicas ou fragilizar um sistema gastrointestinal ainda imaturo.

Nossa indicação é que você abuse dos sucos, água, água de coco, chás que não contenham cafeína.

Massagens

Outra ótima opção, com a liberação médica depois do parto, diga-se de passagem, são as massagens. Elas te ajudarão a eliminar o inchaço tão comum depois do parto e também eliminar líquidos. Indicamos aqui três tipos . A drenagem linfática é, talvez, a mais famosa das massagens e tem como principal objetivo eliminar as toxinas e possibilitar a oxigenação da pele. O melhor é que não há movimentos abruptos, mas sim, relaxantes.

Já a massagem modeladora tem movimentos mais vigorosos, por isso, é importante ter a liberação do seu médico para fazê-la. Pontos de acúmulos de gordura são pressionados para ocorrer a eliminação de medidas. É possível a perda de até 15 cm. Porém, há algumas recomendações que devem ser levadas em conta. Se você teve parto normal, é possível fazer a massagem cerca de um mês depois do parto. Já quando foi cesáreo, tem de haver uma cicatrização tanto externa quanto interna do corte. O melhor é esperar até três meses para o início, mas se sentir a área ainda muito sensível, pergunte ao seu médico qual o melhor momento.

A massagem redutora também tem movimentos mais intensos somente no abdômen e culote. Alguns especialistas indicam que essa massagem só seja feita quatro meses depois do parto. Então, o negócio é esperar um pouquinho para reduzir suas medidas.

Viu como é fácil voltar à antiga forma. É só se organizar, fazer uma alimentação adequada e também exercícios físicos. Tudo isso sem abrir mão do melhor que a vida está te apresentando no momento, o seu filho. Então, nada de querer acelerar o tempo. Faça tudo com calma. Você não vai se arrepender desta decisão!

Forma depois do parto: saiba como voltar ao antigo corpo
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Tags: BelezaEmagrecimento
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

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