Categories: Beleza

O Dossiê da Pele Perfeita!

Dúvidas de pele, quem não tem? Todo mundo tem, não tem jeito! Sempre recebo muitas perguntas sobre pele, algumas mais simples, outras mais complexas, mas já sei basicamente quais são as mais comuns, e pensei em fazer uma espécie de “dossiê” com as principais perguntas para, assim, ajudar a maior quantidade possível de pessoas.

Tentei pegar perguntas diferentes e ser o mais abrangente possível, mas se tiverem alguma dúvida que não esteja aqui, é só deixar nos comentários, tá certo?

1- Quais são os cuidados básicos com a pele?

Independente do seu tipo de pele, existem alguns cuidados que são básicos, que devemos repetir todos os dias e que servem para qualquer pele, em qualquer idade.

Quais cuidados são esses? Lavar, tonificar, hidratar e proteger.

1- Lavar: é lavando que removemos da pele as impurezas ali depositadas, impurezas essas que danificam a pele e impedem a absorção dos ativos de tratamento.  É pela limpeza que devemos começar os nossos cuidados, escolhendo um sabonete adequado  ao nosso tipo de pele, para, desde a limpeza, começar a tratá-la. Assim, meninas de peles secas devem optar por um sabonete hidratante, meninas de peles oleosas devem escolher sabonetes adstringentes, que reduzam o brilho e controlem a produção de sebo.

2- Tonificar: muita gente acha que o tônico é dispensável, mas não é, pois o sabonete não consegue remover toda a sujeira depositada nos poros. Além disso, é o tônico que normaliza o pH da pele, que é desequilibrado com o uso do sabonete. Optem sempre pelas versões sem álcool para evitar o efeito rebote, que resseca a pele na hora, mas causa uma oleosidade ainda maior pouco tempo depois.

3- Hidratar: eu sou da opinião de que não se deve apostar muito em hidratantes faciais, pois 90% da hidratação da pele é interna, ou seja, depende da água que você toma, e só o que o hidratante faz é manter a umidade na pele, é evitar que ela evapore, então não tem muita razão para investir mundos e fundos. A dica é só, mais uma vez, optar por produtos específicos para o seu tipo de pele.

4- Proteger: aqui sim você deve investir mundos e fundos, porque o sol é responsável por cerca de 80% do envelhecimento, então manter a pele protegida dos raios solares é de fundamental importância para quem não quer envelhecer cedo! Meninas de pele oleosa vivem reclamando, mas o que não faltam são bons protetores para peles oleosas, viu? É só escolher o que mais se adeque a seu gosto, pele e bolso!

2- Quando a pele está opaca, como recuperar o viço?

A pele fica opaca e sem viço, via de regra, quando está suja ou desidratada. Se a gente não lava a pele direito, não remove os resíduos, as impurezas vão se acumulando cada vez mais fundo, o que resulta em uma pele sem viço e sem vida. Uma limpeza de pele pode fazer milagres nesses casos! Outro problema é a desidratação. Acontece que a desidratação ocorre de dentro para fora e quase ninguém nota, então se perceber que a sua pele está opaca, experimente tomar mais água para manter o organismo e, consequentemente, a pele hidratada.

Cosméticos e ácidos que ajudem na renovação celular são também ótimas pedidas nesses casos,  já que eles removem superficialmente a camada superior da pele, renovando a pele. O ácido retinoico, tão antigo quanto potente, é a melhor opção!

Pra resultados mais rápidos, o peeling químico, bem como o Isolaz Pro, são bem eficientes. Esse último clareia manchas e garante uma injeção de ácido hialurônico, o que mantém o vigor da pele.

 3- Como deixar os poros menos dilatados?

Poros dilatados: eis um problema que conheço muito bem! Não só eu, aliás, mas todas as meninas de pele oleosa. O grande problema aqui é o que fazer para minimizá-los! Os cuidados básicos, que falei no item 1, devem ser reforçados, já que quanto mais suja estiver a pele, maior será a oleosidade e mais dilatados ficarão os poros. Um dos ativos mais interessantes para minimizar os poros é o ácido retinoico, que é excelente para pele e pode ser usado em casa mesmo, desde que receitado por um dermatologista de confiança. No consultório é possível fazer peelings de ácido retinoico que garantem um resultado ainda mais rápido e poderoso. Outra opção é laser de CO2 fracionado, que gera uma retração na pele e, consequentemente, faz com que os poros fiquem mais estreitos e menos visíveis.

4- Como combater a vermelhidão da pele?

Antes de pensar em tratar a vermelhidão, é preciso saber quais são as causas. Assim, se a vermelhidão decorrer da rosácea, uma opção que vem sendo bastante indicada é o laser fracionado Fraxel, que reduz a inflamação e ajuda a regular o funcionamento dos vasos, levando a uma melhora de cerca de  60% do quadro, sendo indicada tanto para os momentos em que a crise se instala quanto para controlar o problema. Para controlar o problema, é preciso reaplicar o tratamento a cada dois anos. Para tratar na crise, o recomendado é fazer sessões mensais, por quatro meses, em média. Já se a vermelhidão for vascular, os lasers que ajudam a corrigir os vasos vermelhinhos são as melhores opções.

Para acalmar a pele existem várias fórmulas e produtos disponíveis, e para uso diário a água termal vem sendo a melhor opção, pois acalma a pele, ajuda a reduzir a vermelhidão e ainda garante hidratação extra!

5- Como reduzir as olheiras?

Já fiz alguns posts aqui sobre olheiras e expliquei que elas podem ter causas variadas, então não existe um remédio ou tratamento que vá funcionar em todos os casos, porque para cada causa existe um tratamento específico.  Quem tem olheiras decorrentes de cansaço, de noites mal dormidas e similares, só conseguirá regularizar o problema quando o sono for reposto, não tem jeito.

Em alguns casos  as olheiras são causadas pela baixa hidratação, e nesses casos o tratamento é mais fácil do que no caso de olheiras profundas, por exemplo, onde é necessário injetar ácido hialurônico para nivelar a pele e acabar com o sombreamento da olheira. Cremes descongestionantes e calmantes são de grande ajuda, mas no caso das olheiras amarronzadas o que vem bombando é laser Q-Switched Fracionado, que ajuda a clarear esse tipo específico de olheira, já que remove o pigmento amarronzado sem agredir profundamente a pele.

Em todo caso, o melhor é procurar um dermatologista para avaliar a sua olheira e encontrar o melhor tratamento, pois, via de regra, os cremes cosméticos não garantem bons resultados.

6- Como reduzir ou disfarçar as cicatrizes de acne?

Acne é um problema, porque além de gerar uma insegurança danada, deixa marcas, e marcas que são difíceis de apagar!

Existem muitos tratamentos tópicos que podem ser feitos em casa com acompanhamento de um dermatologista, mas o que resolve mesmo são os tratamentos feitos em consultório, que são tão caros quanto efetivos. Um desses tratamentos é feito com o Accent Pixel, um aparelho que combina microabrasão com a radiofrequência, agindo tanto na formação de um novo colágeno quanto na renovação da pele, o que reduz bastante as cicatrizes. Um outro aparelho que também pode ser usado é o Microneedle-Roller, que vem com agulhas bem pequenas e finas que acabam estimulando a região, desencadeando um processo inflamatório que leva a produção de um novo colágeno e reorganiza as fibras de elastina, o que reduz a profundidade e a largura das cicatrizes, chegando, em alguns casos, a eliminá-las. Como o processo tende a ser bem doloroso, a anestesia local é essencial , e são necessárias, em média, de quatro a oito sessões para melhores resultados.

7- Botox reduz a flacidez do rosto?

O botox vem sendo largamente utilizado por mulheres a partir dos 30 anos para manter a pele “esticadinha” e garantir a tão desejada “juventude eterna”. Acontece que ele é indicado para reduzir rugas, linhas e marcas de expressão, e não para, efetivamente, combater a flacidez. Contudo, no caso das pálpebras, ele pode sim, ajudar. A partir do momento em que  a toxina botulínica é injetada na musculatura das pálpebras superiores, força-se os músculos que estão perto das sobrancelhas a “levantarem” também, e isso acaba esticando levemente as pálpebras. O efeito do botox dura, em média, 6 meses, mas o ideal é buscar tratamentos específicos para a flacidez.

8- Como proteger uma pele super branca do sol?

Quanto mais clara for a pele, mais vulnerável ela será aos efeitos dos raios solares, e, portanto, mais ela precisará de proteção. Escolher filtro solares com FPS alto, além de um PPD de, no mínimo, 12, é essencial. O filtro deve ser reaplicado quatro vezes ao dia e é uma boa ideia reforçar a proteção com filtro solar em cápsulas, que não dá conta de tudo sozinho, mas potencializa a proteção. Lançar mão de chapéu e outros meios de proteção mecânicos também é válido, bem como evitar se expor ao sol no horário de maior incidência dos raios solares.

9- Antioxidantes evitam mesmo o envelhecimento da pele?

Quando se fala em envelhecimento da pele, pensa-se logo em ativos antioxidantes, como a vitamina E, por exemplo. Acontece que muita gente ainda questiona, sem razão, sua eficácia, que, ressalte-se, está mais do que comprovada. Como os radicais livres são os maiores causadores do envelhecimento da pele, ficando atrás apenas dos raios solares, como a melhor forma de combatê-los é com ativos antioxidantes, o ideal é ter esse tipo de ativo nos hidratantes e também nos filtros solares. Como são ativos que, via de regra, são mais instáveis e difíceis de estabilizar, o melhor é optar por produtos de marcas mais consolidadas, que, teoricamente, possuem produtos com propriedades antioxidantes preservadas.

10- O que existe para evitar o envelhecimento?

O que existe de mais efetivo é o tratamento constante. É ele quem vai dar à pele, dia após dia, o que ela precisa para ficar bem. Além disso, pele nenhuma fica bem sem proteção solar adequada, simplesmente porque o protetor solar evita cerca de 80% do envelhecimento, que é causado pelos raios solares. Assim, cuidar e proteger a pele é essencial para que ela não envelheça ou para que envelheça com mais suavidade. O uso de produtos antioxidantes, bem como dos ácidos, como o retinoico, também é de grande ajuda, pois os primeiros combatem os radicais livres enquanto o segundo renova a pele e estimula a formação de um novo colágeno.

O uso de peelings, bem como o laser fracionado de CO2, também são altamente recomendados, pois renovam a pele de forma imediata. Usar produtos firmadores, clareadores e de “efeito Cinderela” também é uma opção!

11- Como controlar a oleosidade da pele?

A pele oleosa precisa de cuidados constantes, porque esse é um problema que não tem cura, mas tem controle, e para controlar é preciso lançar mãos dos cuidados diários, sempre escolhendo produtos específicos para a pele oleosa, que ajudem a controlar a produção do sebo. É importante escolher um bom sabão adstringente, um tônico facial sem álcool e um hidratante que ajude a controlar o brilho e a oleosidade. O uso de um protetor solar oil free é também muito importante. No mais, evite usar cosméticos e maquiagens oleosas, pois isso piora o quadro, entope os poros e pode ocasionar a acne que, ressalte-se, pode aparecer em qualquer idade.

12- O uso do demaquilante é mesmo essencial?

Dormir de maquiagem é um crime para a pele, porque impede que a pele respire livre de impurezas, e justamento no momento da sua renovação, que ocorre no período noturno, o que é ainda mais problemático. É fato que quanto mais limpa a pele, melhor, pois assim todos os processos naturais são realizados sem problemas. Contudo, quando a maquiagem não é removida, ela acumula nos poros, dilatando-os, deixando a pele mais oleosa, sem viço e sem vida. Fora isso, quem não remove a maquiagem não pode usar produtos na pele durante a noite, claro, já que passar cremes ou ácidos com a pele suja é jogar dinheiro fora pois os ativos não penetrarão. O correto, portanto, é usar um demaquilante para remover “o grosso”, a sujeira, e, em seguida, lavar a pele.

Beijos

Ju Lopes

O Dossiê da Pele Perfeita!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Melhor Protetor Solar Para o Rosto: Marcas, Diferenças, Preços

Conheça os melhores protetores solares para o rosto Os protetores solares para o rosto a muito tempo deixaram de ser…

5 dias atrás

Primer Smashbox Resenha: Como Funciona, Diferenças, Como Usar

Primer Smahbox Resenha Maquiagem escorrendo, úmida e com brilho é comum em quem sofre com oleosidade excessiva. Já os poros…

7 dias atrás

Como Tirar Mancha de Espinha Do Rosto: Ácidos, Melhores Tratamentos

Os tratamentos estéticos estão cada vez mais modernos e eficazes, são sem dúvida grandes aliados para quem busca um rosto…

3 semanas atrás

Cabelos Longos Com Franja: Cabelos Para Se Inspirar e Copiar

Cabelos Longos Com Franja Tá querendo mudar o visual mas não quer abrir mão do comprimento do cabelo? Que tal…

3 semanas atrás

Cabelos Ruivos Curtos: Fotos Inspirações

Cabelos ruivos curtos Tons de vermelho podem ser morango, cobre, castanho avermelhado, vermelho uva, mesclados em tonalidades mais discretas ou…

3 semanas atrás

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

4 semanas atrás