Categorias Beleza

Graviola: Benefícios e Nutrientes

Graviola

Graviola

A graviola é originária das Antilhas, mas  no Brasil é encontrada em  quase todo o território, sobretudo na Amazônia, no Nordeste e no Cerrado. De sabor doce ligeiramente ácido, apresenta-se agradável ao paladar, e graças a sua rica composição nutricional, oferece muitos benefícios ao organismo humano.

Quase todas as partes da planta da graviola possui propriedades medicinais, incluindo suas folhas, frutos, sementes, cascas e raízes, sendo utilizadas para o tratamento e a prevenção de diversas doenças.   

Essa planta multiuso ajuda a fortalecer o sistema imunológico, além de contribuir para o emagrecimento. Pouco calórica (100 gramas da fruta têm apenas 60 kcal), pode ser consumida em forma de suco, geleia, sorvete, iogurte e chá. Atualmente a grande importância da graviola deve-se à descoberta da possibilidade de ser utilizada no tratamento de certos tipos de câncer, devido a presença de acetogeninas em sua composição .

Graviola: Propriedades

As propriedades da graviola incluem a sua ação anticancerígena, antiparasitária, antibacteriana,  adstringente, antiespasmódica,  antitérmica, hipotensiva, inseticida, vasodilatador, vermífugo, dentre outras.

Graviola: Nutrientes

A fruta  da graviola é rica em carboidratos, especialmente a frutose. Também contém quantidades significativas de vitamina C, B1 e B2, além de conter proteínas, minerais, como o ferro, potássio, cálcio e  fósforo, aminoácidos essenciais e fibras.

Graviola: Benefícios

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

Esse fruto bastante suculento, com aparência de algodão, é um forte aliado para a nossa saúde. Portando abaixo listarei alguns  dos seus benefícios, que são largamente conhecidos:

Aliado no Tratamento do Câncer

A planta da graviola possui compostos químicos conhecidos como acetogeninas que são produzidas no tronco, na fruta e sementes da planta, sendo configurados como potentes anticancerígenos. Estudos revelam que essas substâncias agem combatendo as células do câncer e preservando as células saudáveis e sem os efeitos desagradáveis da quimioterapia.

Pesquisas in vitro  revelam  que essas substâncias são eficazes contras vários tipos de câncer, incluindo de mama, próstata,  ovário, cólon, fígado, pulmão, pâncreas e linfoma. Entretanto, apesar de vários  estudos acerca das  propriedades anticancerígenas e antitumorais, nenhuma pesquisa se mostrou totalmente conclusiva quanto aos benefícios da graviola no combate ao câncer.

Auxiliar a reduzir a pressão arterial

Devido ao seu baixo valor em sódio, pouca gordura e elevados níveis de potássio que agem como um diurético no organismo, pode auxiliar  a reduzir a pressão arterial, sendo então aconselhável para pessoas que sofrem de hipertensão arterial.

Graviola previne o envelhecimento

As altas  quantidades de vitaminas encontradas na graviola  agem como um antioxidante que retarda o processo de envelhecimento.

Graviola ajuda a tratar constipação

A graviola possui um elevado  teor de fibras, por isso o seu consumo é recomendado para tratar a constipação.

Graviola: Emagrecimento:

O chá de folha de graviola está associado a  dietas para efeitos de emagrecimento, pois acelera o metabolismo, queima calorias e impede que gorduras se juntem no corpo. Age como um diurético, drenando a gordura e eliminando-as através da urina, promovendo assim a redução do peso. Todavia, deve ser administrado com cuidado e equilíbrio, pois se  ingerido em demasia, pode causar efeitos contrários.

Seu uso não é recomendado para gestantes, pois suas folhas têm a capacidade de provocar contração uterina, que pode levar ao  aborto. Da mesma forma,  também não deve ser com sumido por  lactantes  e pessoas  com caxumba, aftas ou ferimentos na boca, pois sua acidez pode provocar dor.

O uso da graviola para fins medicinais, apesar de trazer  muitos benefícios a saúde, deve ser indicada pelo nutricionista,  tendo em vista que a fruta também contém contraindicações, além disso o consumo excessivo pode ocasionar em náuseas, vômitos e sonolência em algumas pessoas.

Compartilhar
Tags: câncerfolha de graviolagraviola
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

  • Beleza

Como Tirar Olheiras – Tratamentos, Receitas caseiras, Causas, Vídeos

Como Tirar Olheiras Não são poucas as pessoas que sofrem com as olheiras, uma sombra que pode variar de cor…

  • Cabelos

Umectação Capilar: O Que É? Como Fazer

O que é umectação capilar? O que é umectação capilar Diariamente, os cabelos sofrem, não apenas com os procedimentos químicos,…

  • Maquiagem

Como Aplicar Batom Vermelho – Boca Perfeita

Como aplicar batom vermelho 💄 Hoje o tutorial é para você mulher que quer saber como aplicar batom vermelho sem…

  • Cabelos

Desmaia Cabelo De Tapioca – Melhor Receita Passo a Passo

Desmaia cabelo de tapioca Oi minha linda 💖 Hoje você vai aprender a fazer o desmaia cabelo de tapioca. Com…

  • Unhas

Unhas fortes e grandes: com ter?

Unhas fortes e grandes Unhas quebradiças e frágeis são comuns na maioria das mulheres, mas existem meios de evitar esses…

  • Maquiagem

Maquiagem Vencida Pode Ser Usada?

Maquiagem vencida Usar maquiagem é bom e toda mulher gosta. Um pó compacto aqui, um rímel ali e muita base…