Na luta contra a flacidez? Vá de colágeno!

Até os 25 anos a produção de colágeno entre as mulheres funciona que é uma beleza: pele esticadinha, tudo firme no bumbum e o corpo tonificado sem nem precisar de muita academia. Quando passam desta idade, a coisa começa a ficar feia! Não é que você esteja feia, não. É que o colágeno diminui seu poder no corpo. Ou seja, as moléculas de aminoácidos (que são conhecidas como colágeno) ajudam as células do corpo a ficarem retinhas e firmes embaixo da pele, esticando os tecidos.

Só que chega uma hora, que elas não se reproduzem com tanta facilidade e rapidez. O resultado é a pele mais flácida e maior número de ruguinhas, principalmente no rosto, no pescoço e nas mãos.

Para se ter uma ideia, quando você passar 60 anos, essa produção será menos de 80% devido à menopausa, que prejudica e impede a reprodução do colágeno. Ou seja, a produção natural de colágeno no corpo vai diminuindo conforme o passar dos anos. Por isso é bom começar a cuidar disso o quanto antes, ainda hoje. Como? Alimentação! Esta é a palavra-chave para você ficar durinha por mais tempo, ter menos ruga quando for vovó e ainda conseguir ter mais elasticidade na pele depois dos 30 anos.

É bom lembrar que fatores como consumo de dois litros de água por dia e musculação também ajudam e que cigarro e álcool pioram o quadro. Uma situação complementa a outra!

flacidez

Nesta luta contra a pele flácida, você pode ingerir no seu cardápio diário, alimentos que possuem colágeno. Ele vai se juntar ao seu colágeno natural e juntos ajudam a pele a ficar mais resistente. Ainda dão um empurrãozinho para o colágeno do seu corpo durar mais tempo. Exemplos desses alimentos são: todos os tipos de queijo e iogurtes (desde que sejam desnatados e sem muita gordura!), peixes magros, como atum e salmão e ainda bifes de frango ou qualquer proteína que seja magra, sem nenhuma gordura. O indicado é comer uma das opções em pelo menos uma refeição do seu dia. Quanto mais, melhor. Mas não precisa exagerar, ok?

Fora estes alimentos que já possuem colágeno, também são indicadas as comidinhas com vitaminas, principalmente do grupo A, C e E, pois elas ajudam a fortificar o colágeno do seu corpo. Atuam como se fossem alimentos para ele, entende? Fazendo durar mais.

Você pode comer uma laranja ou acerola, por exemplo, por dia e já estará melhorando o aspecto da sua pele. A cenoura e o pepino também turbinam o colágeno e aceleram o crescimento destas moléculas.

Você sabe que não é apenas a pele que precisa do colágeno? Pois é, unhas fracas e opacas e cabelos quebradiços também podem ser reflexos da falta deste nutriente no seu corpo.

Para repor o que está faltando e estimular a produção de colágeno na unha e no cabelo, inclua na alimentação a banana, o feijão e a aveia. Estes são alguns dos alimentos que contém silício, um ajudante fundamental nessa reposição de fibra e colágeno nestas áreas enfraquecidas.

Gelatina e balas de colágeno, encontradas em farmácias de manipulação, também atuam contra a flacidez. Só não vá confundir com aquelas balinhas de goma, carameladas ou azedinhas. Elas ajudam, mas contém muito açúcar e acabam engordando, ao invés de ajudar você. Então, consuma um potinho de gelatina por dia ou três balinhas produzidas nas farmácias. Elas ajudam na produção de colágeno no seu corpo e ainda conseguem amenizar a fome e a vontade de comer doce. Por isso, inclua-as no lanche da tarde ou depois do almoço.

Na luta contra a flacidez? Vá de colágeno!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kika @blogdakika

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

1 Comment
  1. eu tomo capsulas de colágeno, estou com mais de 30 anos e
    desde que comecei o tratamento… deu certo… comprei através de uma farma de manipulação a day pharma daqui da minha cidade…
    sei lá deixo salvo o link aqui pra quem quiser tá… http://www.daypharma.com.br/p-… beeejos’

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.