Por que cuidar dos pés?

Rachaduras, calos, machucados e descamações são algumas das consequências da falta de cuidados e manutenção dos pés. A tendência das mulheres é dedicar mais atenção àquilo que está à mostra, como rosto, unhas das mãos e cabelos. Mas por que não destinar um pouco de tempo para quem sustenta todo o seu corpo e te leva para onde você quer? Por esse e outros motivos, os pés merecem uma atenção especial. No entanto, não é isso que acontece, já que na maioria das vezes eles só são lembrados quando algo de errado acontece.

pes

Todos esses probleminhas que aparecem do nada poderiam ser evitados se alguns cuidados fossem inseridos na prática do dia a dia. Poucos minutos seriam suficientes para manter a saúde dos pés. Um método para garantir que você não os esqueça é desenvolver uma rotina de cuidados básicos. Você sabia que estudos comprovam que o desempenho da mesma tarefa por 21 dias é o tempo necessário para criar um hábito? Então aproveite e mãos à obra!

A pele mais espessa e resistente do corpo humano está localizada na região dos pés. Por conta disso, há a necessidade de utilizar cremes emolientes que consigam hidratar profundamente essa área. Cremes comuns, que usamos em outras partes como braços e pernas, não são tão eficazes para combater esse tipo de ressecamento. É importante, também, ter atenção redobrada ao usar utensílios para manutenção dos pés. Tesouras, alicates e lixas sempre esterilizados garantirão a vida saudável dos membros.

Prova que esses cuidados são essenciais são os calos que surgem por conta do atrito entre a pele e os sapatos. Essa reação é uma estratégia de defesa do organismo. Para evitar problemas ainda mais graves, não mantenha o hábito de andar descalço, mas deixe o pé respirar, já que o ambiente úmido é propício para proliferação de fungos e bactérias. Use calçados apropriados para seus pés e não esmague os seus dedos. Mesmo que seja para calçar aquele sapato lindo, pense o que este sacrifício pode causar no futuro.

No verão eles ficam muito expostos ao sol, no inverno ficam escondidos em sapatos e botas e no outono são atacados pelo ressecamento e rachaduras. Essas ocorrem pela falta de aderência à pele, e as células se soltam uma da outra e criam o famoso efeito craquelado. Para fugir de todos esses males, siga as dicas abaixo:

Higiene: faça uma limpeza sistemática. Lave bem e seque bem, principalmente entre os dedos. Mantenha sapatos e meias sempre limpos. Exponha os calçados duas horas em local arejado para que não haja umidade. Utilize meias para intensificar a hidratação, os médicos recomendam o uso à noite, mas a maioria dos maridos e namorados estão em casa neste período, então não cause má impressão! Faça diferente, use em outro horário. Às vezes os homens não conseguem entender os processos de beleza que as mulheres têm que passar. Com esses cuidados os odores também são evitados.

Esfoliação: esse processo é indispensável, pois ele age na remoção das células mortas e prepara a pele para receber a hidratação. Repita ao menos uma vez por semana, ou de acordo com a sua necessidade.

Hidratação: há vários cremes específicos disponíveis no mercado. Há também uma infinidade de fragrâncias, escolha o que melhor se adapta a sua situação.

Unhas: faça uma visita à manicure quinzenalmente. Mas é importante deixá-las respirar, caso contrário, apareceram manchinhas brancas nas unhas. Daí surge a necessidade de uma pausa entre um esmalte e outro.

ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Minha Página
Saiba Mais

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

contato@patricinhaesperta.com.br / redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

Quando a Beleza Deforma
Redutores de Medidas Funcionam ou Não?
Tags: , ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.