Prepare-se Para o Verão!

E começou a primavera! E o começo da primavera é o momento ideal para começar a se preocupar com o verão, ou melhor, com os cuidados para preparar a pele e o cabelo para o verão.

Tão achando que é precipitação? Pois não é não! Quanto antes a pele e o cabelo forem cuidados, menos agredidos eles serão pela ação do sol, do cloro, da areia, do vento, da poluição e da água salgada, o que resulta em cabelos extremamente ressecados, opacos e sem vida, pele seca ou com acne, manchada e coisas do tipo.

Pra evitar esses problemas, vamos ver como deve ser a preparação para o verão? Vamos lá!

Cabelos: Ressecamento Não!

A coisa mais comum no verão, e sobretudo após ele, é a perda da vitalidade dos fios. É comum que o cabelo fique ressecado ao extremo, cheios de pontas duplas, sem brilho nenhum, muito embaraçados e até fragilizados, graças ao sal do mar e os produtos utilizados na piscina. Por isso é tão importante, antes mesmo de chegar o verão, começar a usar um leave -in filtro solar capilar pra manter os fios protegidos. O filtro solar capilar forma uma espécie de película protetora nos fios, garantindo uma menor agressão dos raios solares, bem como do sal, do cloro e do vento, já que, sendo um leave-in, ele não age apenas como “protetor contra os raios ultravioleta.

610043-Mitos-e-verdades-sobre-cabelo-cacheado-3

O filtro capilar precisa ser reaplicado sempre que entramos na água ou que o cabelo é molhado, independente do fato de o cabelo secar naturalmente ou com a ajuda de um secador.

Outra coisa importante é, uma vez a cada 15 dias, lançar mão de um shampoo de limpeza profunda, que pode ser usado por quem tem progressiva e coloração, desde que seja um produto de pH neutro, adequado para esse tipo de cabelo, como o shampoo de limpeza profunda da Charis, por exemplo. Esse tipo de shampoo remove dos fios os resquícios de cloro, do sal do mar e de agentes poluentes, o que melhora a saúde dos fios.

Não se deve esquecer, ainda, de, após sair do mar ou da piscina, lavar os fios com água doce para evitar que o sal e o cloro se acumule nos fios.

Manchas: Cuidado Redobrado!

Tenho verdadeiro pavor de manchas, porque são muito difíceis de tratar e dão um trabalho danado! No verão passado “herdei” algumas manchas da temporada que passei na praia, e consegui clarear todas, exceto uma no buço, que ganhei tomando suco de limão na praia.

Passei o ano todo tratando essa mancha, e ela até reduziu  suavizou um pouco, mas não desapareceu ainda, o que é um horror!

E isso acontece muito, sendo que o maior culpado é o não uso do filtro solar, assim como a sua não reaplicação . O filtro solar, sobretudo no verão, precisa ser reaplicado a cada duas horas ou sempre que tivermos contato com a água, pois é ele quem vai evitar que as manchas existentes piorem e novas apareçam.

Vale lembrar que para evitar manchas o filtro solar deve ter um PPD maior que 12, e o PPD,pra quem não sabe, é a medida de proteção dos raios UVA. O filtro solar deve ser aplicado meia hora antes da exposição solar. Vale lembrar que, entre as 10 da manhã e as 16 horas, período do dia em que o sol é mais forte, é melhor a exposição direta ao sol e, não sendo possível, usar  os chamados filtros mecânicos, que  nada mais são que acessórios protetores, como bonés, óculos, cangas, dentre outros.

Não precisa, mas vou alertar: sol não combina com frutas cítricas, como limão e laranja, pois isso faz com que a pele fique manchada! Se acontecer de ter contato com esse tipo de coisa quando estiver exposta ao sol, lave imediatamente a região com água e sabão para evitar maiores danos.

acne

Mais Oleosidade e Mais Espinhas!

É comum que, no verão, a pele fiquei mais oleosa, o que, consequentemente,  surjam mais espinhas. Para evitar que isso aconteça, ou mesmo reduzir o problema, é muito importante não abrir mão dos cuidados básicos com a pele, que incluem lavar o rosto duas vezes por dia com sabonete específico, tonificar, hidratar e proteger sempre com cosméticos adequados ao seu tipo de pele.

Outro cuidado importante é em relação a esfoliação, que deve ser feita semanalmente para remover as células mortas e evitar o seu acúmulo. Se as células mortas não são removidas, bem como resquícios de poluição e várias outras coisas que se depositam nos poros, eles podem entupir, e isso é super problemático, porque poros entupidos estão relacionados com aumento da oleosidade.

Cosméticos e maquiagens de textura oleosa devem também ser evitados, pois podem piorar bastante a situação. O ideal é optar por produtos minerais, oil free e de acabamento mate, que são os mais indicados para meninas que têm tendência, mesmo que temporária, à oleosidade.

Pele Ressecada: Cuidado!

Pra muitas pessoas, o problema maior da pele facial no verão é o excesso de oleosidade. Para outras, contudo, a coisa é mais “simples” de resolver, porque o quadro é inverso: pele seca!

Quem tem pele seca precisa começar a investir pesado na hidratação facial antes de começar o verão, bem antes, pra evitar que, com o excesso de sol, a pele fique ainda mais seca e áspera. O correto é hidratar a pele de duas a três vezes ao dia, preferencialmente pela manhã e pela noite.

O hidratante noturno pode ser mais pesado e com ativos mais potentes, sobretudo porque é durante a noite que ocorre a renovação celular, bem como a produção de colágeno e de elastina, que além de renovar, firma os tecidos.

Lábios Ressecados

Eu sou apaixonada por balm e uso desde sempre, porque minha boca tende a ficar com aquelas pelezinhas, sabe? Não importa muito se é verão ou se inverno, o fato é que tenho que cuidar pra evitar que isso aconteça, e faço isso esfoliando a pele constantemente (uma vez na semana) e caprichando na hidratação labial.

A pele dos lábios é bem mais fina e vulnerável, de modo que é muito mais fácil de sofrer com as agressões do ar condicionado, o excesso de sol, do sal do mar, do cloro e do vento, dentre outras coisas. Assim, para evitar que ele resseque, mantenha-os hidratados! Isso pode (e deve!) ser feito de duas formas: primeiro ingerindo mais água, porque a hidratação vem de dentro, e 97% da hidratação é através da água que ingerimos. Assim, o básico pra manter os lábios hidratados é tomar muita água, sempre. A segunda coisa é manter os lábios hidratados por fora, porque assim como é a água que ingerimos que realmente garante a hidratação, é a gordurinha (balms) que colocamos por cima da pele (lábios) que garante que essa água não vai evaporar.

po-acrilico-unhas-porcelana-incolor-tipo-fingerscosmix-45g_MLB-O-4007773202_032013

Ou seja, tem que usar balm ou batom com ação hidratante sempre!

Eu recomendo muito o uso de bepantol nos lábios (sim, a pomada infantil!), porque além de hidratar profundamente, possui ação cicatrizante, e isso é muito importante quando os lábios racham, sabe?  Daí quando a gente usa o bepantol, resolve tudo de uma só vez! O problema é que o bepantol é amarelado e, pela cor e textura, o efeito não fica muito legal pra gente usar e sair na rua, então o melhor é reservá-lo para a noite, antes de dormir.

Durante o dia, lance mão dos bamls, que existem aos montes, das mais variadas marcas, nos mais variados preços, então é só escolher o que cabe no seu bolso e agrada o seu gosto! Dos baratinhos, falam muito bem do vermelho e do azul escuro da Nívea, tanto que já coloquei os dois na minha lista de compras, mas continuo amando loucamente o Rosebud Salve, o balm deuso mais gostoso de todos os tempos!

Micose: Sinal de Alerta!

Micose é a cara do verão! Lembro de quando era guria e minha mãe fazia com que, quando íamos pra praia ou piscina, eu me enxugasse todaaaaaa quando saia da água, pra não “fazer palco” pra micoses. Acho que ela repetiu tantoooo na infância que eu decorei!

As micoses são um tipo de doenças oportunista, pois ataca com maior frequência pessoas com imunidade baixa, então, o melhor a fazer, é manter o sistema imune tinindo, e isso se faz, principalmente, comendo direito, sobretudo frutas e verduras, fontes de minerais e vitaminas que garantem o fortalecimento do sistema imune.

Ademais, evitem permanecer com roupas molhadas em contato com o corpo, sobretudo os biquínis, e mantenha o corpo sequinho quando não estiver na água, sobretudo as dobrinhas, pois essa umidade associada ao calor são ideais pra que as micoses apareçam.

Pelos encravados: Diga Não!

Durante o verão é comum que os pelos encravem mais, e uma boa forma de evitar isso é  esfoliar a pele semanalmente nas áreas onde o problema é mais comum. Usar buchas vegetais também ajuda muito.

Essas são as dicas mais básicas, mas existem outras, só que sobre isso a gente fala em um próximo post!

Beijos

Ju Lopes

Prepare-se Para o Verão!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.