Categories: Beleza

Sua Pele É Sensível? Saiba Como Cuidar!

Quem tem a pele mais sensível sabe como é difícil conviver com isso, pois a grande maioria dos produtos, bem como condições climáticas e demais agentes externos acabam afetando a pele e causando coceira, queimor e vermelhidão.

O interessante é que muitas pessoas sequer percebem que tem a pele sensível, e a grande maioria não se dá conta de que muitos cosméticos irritam a pele, conforme demonstrou pesquisa recente do Journal Of Cosmetic Dermatology, que demonstrou, ainda, que mais da metade das mulheres que passaram pelo estudo tinham algum tipo de reação na pele, geralmente irritação, por causa do uso de produtos cosméticos.

Para evitar esse tipo de problema o essencial é optar sempre por produtos antialergênicos e aprender a olhar o rótulo dos produtos antes de usar pra saber se neles existe alguma substância potencialmente alergênica.

Além disso, existem alguns cuidados básicos que devem ser observados:

Na Dúvida, Opte Pelos Produtos Infantis

Quando não encontramos produtos específicos para peles sensíveis, uma boa dica é apostar nos produtos para bebês, que geralmente contém menos ativos e menos componentes que possam causar alergias ou sensibilidade na pele.

É muito comum, e já falei sobre isso aqui, que os oftalmologistas recomendem o uso de shampoo infantil, que tem pH neutro, para lavar os olhos e remover a maquiagem, pois eles não irritam a pele e ajudam muito para quem tem problemas relacionados a blefarite, que causa inchaço e vermelhidão nos olhos. Como a blefarite é um problema crônico, remover a maquiagem dos olhos com shampoo infantil é a melhor forma de evitar as crises, já que ele limpa sem agredir e evita o acúmulo de resíduos e de oleosidade na região dos olhos.

Já foram feitos, inclusive, estudos sobre isso, e constatou-se  que quem usa shampoo infantil para lavar o rosto tem uma redução de até 90% nas chances de desenvolver inchaços, alergias, coceira e vermelhidão na região dos olhos, pois esse produto remove facilmente as impurezas acumuladas nas pálpebras.

Sabonete Neutro: A Melhor Opção

Quem tem a pele sensível deve optar sempre por sabonetes neutros, já que eles limpam a pele perfeitamente, mas sem remover a camada de proteção natural da pele nem causar alergias. O uso do sabonete de glicerina e do sabonete infantil também é indicado, inclusive para a pele do corpo, mas é sempre melhor escolher as versões líquidas, que possuem boa ação desengordurante e não irritam a pele.

Para higienizar o rosto, o indicado é usar o sabonete neutro duas vezes ao dia, pela manhã e pela noite, para remover as impurezas.

Falando em sabonetes, é importante lembrar que a pele, seja do rosto ou do corpo, não deve ser “esfregada”, e sim suavemente massageada, porque se você esfrega, você agride a pele, correndo o risco, ainda, de romper as fibras de sustentação que dão firmeza à pele. Ou seja, esfregar piora tudo!

A Escolha do Hidratante

É fato que mulher adora um hidratante super cheiroso, não é mesmo? Só que quem tem a pele sensível, mais propensa a alergias, deve evitar o uso de produtos com cheiros fortes, daqueles que a gente ama. Ah, e deve evitar, também, os de cores muitos fortes, pois eles contém uma maior quantidade de corantes, que podem causar alergias!

O melhor mesmo é optar pelos produtos formulados, já que eles podem ser feitos de acordo com o seu tipo de pele e não causa irritações. Existem , também, hidratantes específicos para peles sensíveis, que são isentos de substâncias potencialmente alergênicas.

Cuidados Especiais de Inverno

No inverno as temperaturas caem e o clima fica mais seco, o que piora o ressecamento da pele, abrindo “as portas” para as irritações, então nessa época, na verdade desde o outono, a pele precisa de cuidados especiais, que envolvem o uso de hidratantes mais fortes, mas sem componentes que possam causar alergias,  e banhos menos demorados e com a temperatura não tão quente, já que a água quente acaba removendo a camada de proteção da pele, o chamado manto lipídico, deixando a pele ressecada.

Se o manto lipídico é removido, a pele fica vulnerável, de modo que até o vento, com resíduos de poluição, é suficiente para irritar a pele.

Cuidado com as Roupas

Além dos cuidados com a pele, existe um outro cuidado que muita gente nem desconfia que, nesse caso, precisa ter: com as roupas!

Pra começar, as peças devem ser, em sua maioria, de tecido de fibras naturais, como o algodão, por exemplo, pois os tecidos sintéticos são muito mais propensos a desencadearem alergias diversas.

Contudo, o algodão não é a melhor escolha para quem malha ou pratica alguma atividade física, já que ele é um tipo de tecido mais pesado, que retém o suor, o que não é bom pra pele. O melhor, nesses casos, é usar tecidos que permitam a troca de calor com o ambiente.

Ainda em relação as roupas para a prática de atividade física, é preciso  ter o cuidado de tirar a roupa assim que chegar em casa, porque a roupa suada e encharcada de suor é o palco perfeito para a proliferação de fungos, o que causa vermelhidão e coceira.

Um outro cuidado é evitar o uso de roupas apertadas. Esse tipo de roupa, que “cola” no corpo, impede a respiração da pele e é fonte de atrito, sobretudo se o tecido for grosso, como é o caso das calças jeans. Esse atrito pode causar irritações e machucar a pele, principalmente a pele sensível.

Além disso, as peças apertadas podem encravar os pelos e, ainda, prejudicar o seu crescimento, o que não é nada bom, já que pode dar origem a inflamações.

Assim, quanto menos apertada for a roupa, melhor! Sua pele e seu conforto, com certeza, agradecem!

Muitos desses cuidados valem para todos os tipos de sobre, sobretudo os cuidados com as roupas, mas quem tem pele sensível deve ficar ainda mais atento, pois é um tipo de pele, de certa forma, mais vulnerável!

No próximo post mostro quais são as substâncias irritantes mais usadas em cosméticos, certo?

Beijos

Ju Lopes

Sua Pele É Sensível? Saiba Como Cuidar!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Tags: Cuidados com a pelePele Sensível
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Sobrancelhas Postiças – Como Usar, Cuidados, Onde Vende, Valor

Sobrancelhas Postiças – Já ouviu falar? Nosso rosto é sem dúvidas a porta de entrada de qualquer lugar. Ter falhas…

3 dias atrás

Máscara Wella 30 segundos Resenha

Máscara Wella 30 segundos resenha Olá, amoreeee! Se você é como eu, vive numa correria danada, sabe bem que cuidar…

3 dias atrás

Manchas nas Axilas? Como Evitar

As mulheres possuem alguns dilemas comuns de beleza, e um deles é a axila escurecida e manchada. Sim, ela fica…

3 dias atrás

O que é Ballet Fitness?

Entre as opções de atividades aeróbicas disponíveis nas academias, está o ballet fitness, que consiste em uma espécie de dança…

3 dias atrás

Batom Líquido Matte: Os Melhores, Resenhas, Preços

O batom matte é uma tendência que realmente veio pra ficar e está na boca de mulheres em todo o…

3 dias atrás

Caneta Delineadora: Qual A Melhor? – Marcas, Resenhas, Preços

Caneta Delineadora: O Guia Completo? Você sabia que o Brasil é o terceiro país que tem o maior mercado consumidor…

3 dias atrás