Categories: Beleza

Tenha Unhas Lindas Já!

Cuidados com as unhas sempre são necessários, claro, e sempre geram dúvidas… O que pode e o que não pode, afinal? Além disso, como resolver problemas como unhas frágeis ou manchadas?

As dúvidas são relativamente fáceis de serem respondidas, e é sobre isso que falaremos agora!

Unhas Frágeis: O Que Fazer?

Mulher tem um xodó todo especial com as unhas, isso é fato. Portanto, nada mais chato que, mesmo com tanto cuidado e zelo, vê-las “descascando”, lascando, finas e frágeis.

Em muitos casos, a fragilidade das unhas está relacionada a deficiências de vitaminas ou minerais no organismo, e isso pode ser avaliado por exames específicos. Além disso, é importante verificar a presença – ou não- de determinadas doenças, que acabam refletindo no estado feral das unhas.

Manusear produtos químicos e deixar as unhas expostas a eles pode, também, causar esse enfraquecimento, por isso fiquem atentas aos produtos de limpeza, de laçar a louça, bem como aos esmaltes e acetona.

Unhas Frágeis

Para evitar o problema, a dica mais básica é utilizar uma luva quando for lavar os pratos ou cuidar da faxina da casa para evitar que as unhas tenham contato com os produtos de limpeza. Além disso, esqueça a acetona e dê preferência aos removedores de esmaltes, fique atenta a qualidade dos esmaltes que usa e, vez ou outra, deixa as unhas “respirarem” sem esmaltes por 24 horas.

O uso de bases fortalecedoras é controverso, já que muitas contêm formol, que além de fazer mal para a saúde, piora o ressecamento das unhas, causa a desidratação da mesma e facilita a quebra.

Tempos atrás usei uma base fortalecedora muito boa, manipulada, que não prejudica as e pode ser encontrada em qualquer farmácia de manipulação pelo preço médio de 15 Dilmas.

Pra quem tiver interesse, a fórmula é a seguinte:

  • LN2 5%
  • Biocalcium 1%
  • Prodew 1%
  • Pure Intense 0,3%

Essa base deve ser utilizada todos os dias até que as unhas melhorem, massageando a região das cutículas e espalhando bem o produto nas unhas.

Em mais ou menos uma semana de uso as unhas já estarão mais fortes e sem “descascar”, e a fórmula não possui restrição de uso.

Quando, contudo, elas continuam frágeis mesmo após tomar os devidos cuidados, é hora de procurar um dermatologista para analisar o que está causando o problema, sobretudo se elas estiverem com pequenas manchas.

Em alguns casos são necessários tratamentos por via oral, como quando o problema está sendo causado por deficiência de vitaminas ou minerais, mas pode-se, ainda, serem receitadas loções ou cremes específicos.

Retirar ou Não Retirar as Cutículas?

Retirar ou Não Retirar as Cutículas?

O Brasil é um dos poucos países no qual é feita a remoção das cutículas, hábito não indicado pela grande maioria dos dermatologistas. A cutícula funciona como uma espécie de barreira de proteção para as unhas, impedindo que fungos e bactérias tenham “acesso” ao nosso organismo.

O ideal é hidratar a cutícula para que ela vá afinando, e, pra isso, já existem dezenas de produtos específicos. Contudo, o bepantol, aquela pomadinha famosa, é uma das melhores opções e apresenta resultados rápidos. Basta aplicá-la nas unhas todas as noites e em pouco tempo as cutículas estarão fininhas.

Qual o Melhor Formato Para as Unhas?

As unhas quadradas são as mais pedidas nos salões, e, nas mãos, qualquer formato pode ser utilizado sem maiores problemas, desde que as unhas não estejam muito grandes. As unhas muito longas não são recomendadas porque os resíduos podem se acumular embaixo dela, o que favorece a proliferação e o aparecimento de micoses. Além disso, quanto mais longa for a unha maior o risco de deslocamento da mesma, o que só pode ser resolvido em consultório médico.
Já em relação às unhas dos pés, o ideal é que o formato seja quadrado e que elas sejam mantidas curtas, já que, quando compridas, pode haver o deslocamento delas por causa do atrito com os sapatos, que, aliás, ficam desconfortáveis.
O corte quadrado e curto reduz o incidência das famosas “unhas encravadas”, que além de serem extremamente dolorosas, podem necessitar de tratamento cirúrgico, o que é sempre um desgaste, pra dizer o mínimo.

Cuidados Básicos

“Fazer” as unhas regularmente e mantê-las sempre limpas é essencial, mas é preciso tomar cuidado com os instrumentos utilizados.

O ideal é que cada pessoa tenha seu “kit manicure”, que deve ser higienizado a cada uso, pois assim são minimizados os riscos de contrair doenças. O alicate, por exemplo, deve ser lavado com detergente neutro, e os palitinhos devem, preferencialmente, ser descartáveis para evitar o risco de micoses. Caso use os instrumentos de algum salão, vale conferir se eles foram esterilizados e como essa esterilização é feita.

Quanto aos esmaltes, a regra é que sejam, sempre, de boa qualidade! Cuidado com os esmaltes baratinhos encontrados por aí, pois eles podem conter substâncias perigosas para a saúde (os mais caros também podem conter essas substâncias) e causar danos às unhas. Optar pelos hipoalergênicos é sempre a melhor opção, assim como escolher produtos de marcas já conhecidas e conceituadas no mercado.

Em relação às cores, é fato que as cores mais escuras tendem a deixar as unhas amareladas e manchadas, problema que é, via de regra, temporário. Para evitar esse transtorno, reveze uma cor escura com uma clara e vá alternando semanalmente.

Dicas Extras

  • Troque a acetona pelos removedores de esmaltes, que causam menos ressecamento e evitam maiores problemas, como o enfraquecimento das unhas.
  • Não remova a cutícula! Hidrate e empurre-a, já que a remoção também pode causar problemas. Cutículas hidratadas significam unhas mais fortes!
  • É sempre bom ter um “extra brilho” em casa para ser aplicado quando o esmalte começar a ficar “opaco”.
  • Sempre use uma base antes do esmalte para proteger as unhas e prolongar a durabilidade do esmalte.
  • Mesmo que não tenha um kit manicure completo, tenha um alicate só seu e mantenha-o limpo e amolado!
  • Ao menos uma vez por semana deixe as unhas sem esmalte por 24 horas, sem uma esmaltação e outra. Isso fará com que elas fiquem mais fortes e bonitas.
  • Ao usar produtos de limpeza, esteja sempre com uma luva nas mãos.

Beijos

Ju Lopes

Tenha Unhas Lindas Já!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

21 horas atrás

Remédio Que Tira Vontade de Comer Doce: Resenha Cromo

Picolinato de Cromo Resenha Sabe quando estamos de TPM e dá aquela vontade louca de comer doces? Pois bem, o…

1 dia atrás

Corte Para Cabelo Longo: Tendências, Fotos Inspirações

Corte para cabelo longo A gente fala muito por aqui dos cortes para cabelos curtos que estão super em alta,…

3 semanas atrás

Acidificante: O Que É? Como Usar?

Acidificante Desde que postei no meu instagram @blogdakika sobre o [acidificante da K.Pro] recebo muitas perguntas de leitoras que querem…

3 semanas atrás

Acidificante K Pro Resenha: O Que É, Como Age, Como Usar

Acidificante K Pro Olá miossss amores.... Hoje vou falar do [acidificante da KPro]! Quem me acompanha por aqui ou nas…

3 semanas atrás

Fabíula Nascimento Cabelo: Cor do Cabelo, Corte, Fotos Inspirações

Fabíula Nascimento Cabelo A atriz Fabíula Nascimento mudou o cabelo recentemente e agradou seus fãs... A diva que agora desfila…

3 semanas atrás