Categories: Beleza

Tipos de Esfoliação

Confesso que sou muito viciada em esfoliantes, mas já fui mais, bem mais. A razão para isso é bem simples: são produtos baratos, via de regra (dá para fazer em casa também), são fáceis de serem aplicados e que dão um resultado muito, muito, muito bom! A esfoliação faz um bem danado para a pele, pois remove as células mortas, o que ajuda na absorção dos ativos de tratamento presentes nos cremes, amacia e deixa pele mais luminosa, sedosa, fina e viçosa. Ou seja, é mesmo tudo de bom!

Existem vários tipos de esfoliantes, como os esfoliantes químicos, enzimáticos e os esfoliantes físicos, que proporcionam resultados diversos e devem ser escolhidos de acordo com cada caso.

1- Esfoliantes físicos

Os esfoliantes físicos são os mais comuns e mais conhecidos. Eles contêm na sua formulação cascas, micro-grânulos, grânulos ou sementes trituradas associado a outros ativos, geralmente hidratantes.

Os grânulos esfoliam a pele superficialmente e, por isso, esse tipo de esfoliação pode ser feito em casa por qualquer pessoa, sem problemas, já que é uma esfoliação de baixa intensidade. O cuidado aqui é não “pesar” na mão, pois pode agredir a pele, o que nunca é bom, claro. As esponjas, as luvas e as buchas, inclusive as vegetais, podem também ser considerados esfoliantes físicos.

Esses produtos são facilmente encontrados em mercados e praticamente todas as marcas de cosméticos possuem suas versões.

2- Esfoliantes químicos

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

A esfoliação química é um tipo de esfoliação que utiliza ativos que vão reagir com a pele com o intuito de eliminar as células mortas. Via de regra, esses ativos são ácidos, como o ácido retinoico, o ácido mandélico, o ácido salicílico e o ácido glicólico, dentre outros.

É uma esfoliação mais intensa, potente e agressiva, por assim dizer, que a esfoliação física e deve ser feita em consultório médico, já que destrói porções da derme e/ou epiderme. Contudo, é bastante eficaz para regenerar tecidos, para rejuvenescer e para tratar estrias, hipercromias e acne.

3- Esfoliantes enzimáticos:

Ainda não muito conhecidos, os esfoliantes enzimáticos são bem interessantes, sobretudo para quem não tolera bem as esfoliações físicas e químicas, como as meninas de peles mais sensíveis.

Aqui é aplicada uma espécie de máscara à base de enzimas proteolíticas na pele com o intuito de gerar o clareamento e também o afinamento da pele, além de promover mais luminosidade, sedosidade e brilho.

O que as enzimas fazem aqui é dissolver as proteínas da pele, transformando-as em aminoácidos solúveis, que acabam sendo removidos com a higienização da pele.

Para quem tem alergias ou sensibilidade extrema, esse é um peeling bem indicado. Um bom exemplo de esfoliante enzimático é o keratoline, que renova bastante a pele, deixando-a uniforme livre das células mortas.

Qual Escolher?

Para fazer em casa, semanalmente, a esfoliação física é a indicada, mas seu uso não pode ser exagerado para que a pele não sofra sem necessidade. Os demais métodos são indicados e realizados por um dermatologista, e só ele está apto a determinar qual deve ser feito e em qual momento.

Beijos

Ju Lopes

Compartilhar
Tags: Esfoliaçãoesfoliação enzimáticaesfoliação físicaesfoliação químicatipos de esfoliação
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

  • Cabelos

Desmaia Cabelo De Tapioca – Melhor Receita Passo a Passo

Desmaia cabelo de tapioca Oi minha linda 💖 Hoje você vai aprender a fazer o desmaia cabelo de tapioca. Com…

  • Unhas

Unhas fortes e grandes: com ter?

Unhas fortes e grandes Unhas quebradiças e frágeis são comuns na maioria das mulheres, mas existem meios de evitar esses…

  • Maquiagem

Maquiagem Vencida Pode Ser Usada?

Maquiagem vencida Usar maquiagem é bom e toda mulher gosta. Um pó compacto aqui, um rímel ali e muita base…

  • Beleza

Óleo de coco: benefícios, como usar, cuidados

Óleo de coco serve para quê? Não foi propriamente uma descoberta, já que o óleo de coco é utilizado desde…

  • Beleza

Como Tirar Olheiras – Tratamentos, Receitas caseiras, Causas, Vídeos

Como Tirar Olheiras Não são poucas as pessoas que sofrem com as olheiras, uma sombra que pode variar de cor…

  • Maquiagem

Delineador Acabou e Agora? Veja em vídeo o que fazer!

O que fazer quando o delineador acabar? O delineador acabou?! Esta situação é muitas vezes decepcionante, principalmente quando são produtos…