Categories: Beleza

Toxina Botulínica – Vale a pena?

5 Votos de 5

Toxina Botulínica – Não entregue o seu rosto a qualquer um…

Toxina Botulínica – Vale a pena?

Quando a idade vai passando não tem jeito, as rugas começam a aparecer! Então você se olha no espelho e encontra linhas de expressões mais profundas, as quais antes nem percebia que existiam. Você se vê sorrindo em uma foto de perfil e se assusta com um invasor ‘pé de galinha’ que nunca tinha andado e deixado suas marcas pelo seu rosto… O que fazer?! Será que está na hora de recorrer a aplicações de Toxina Botulínica?

Como eliminar os sinais da idade do seu rosto?

É bem verdade que as indústrias farmacêuticas e de cosméticos disponibilizam no mercado vários produtos que prometem acabar com esses problemas de rugas e linhas de expressão.

Alguns produtos são atenuantes bem potentes, mas mesmo assim, o resultado é lento e pouco satisfatório, pois os invasores continuam ali, incomodando você e ‘queimando o seu filme’, melhor dizendo, revelando a sua idade!

A solução mais eficaz para aniquilar esses intrusos é a Toxina Botulínica, mais conhecida como Botox, substância que ganhou tanto espaço na mídia nesses últimos anos que virou até tema de muitas piadas, fazendo referência ao mau uso do procedimento.

Quem nunca ouviu uma piada sobre o Botox? Sobre artistas que usaram e ficaram sem expressão facial – ninguém conseguia distinguir quando estavam rindo ou chorando… Você lembra de algum exemplo assim? Mas será que o uso do Botox realmente causa esses efeitos?

Quais os cuidados necessários para o bom uso do Botox?

Se você não quer virar piada ao fazer uso do Botox é imprescindível escolher um profissional renomado, com excelentes referências e histórico ‘limpo’ de casos sem sucesso.

Para início de conversa, fique esperta ao procurar um profissional para aplicar as injeções de Botox, pois esse precisa ser um Dermatologista ou Cirurgião Plástico; certifique-se se ele possui uma dessas formações, caso contrário, fuja do perigo! Pois orçamento mais barato nenhum vale um resultado negativo em seu rosto… Pense nisso!

O mau uso da Toxina Botulínica, além da estética prejudicada, pode causar graves paralisias faciais e até mesmo deformações no local da aplicação. Por isso, embora várias clínicas de estéticas ofereçam o tratamento, o ideal é procurar um profissional da saúde, regulamentado para tal exercício.

Efeito e Indicação da Toxina Botulínica

A Toxina Botulínica tem um efeito de relaxamento para grupos específicos de músculos e, assim, faz com que as rugas desapareçam. Porém, para sua eficácia é necessário um conhecimento aprofundado sobre a anatomia da face para que as aplicações sejam injetadas nos locais precisos. Por isso, agrava-se o risco de entregar um tratamento desse nível de capacitação nas mãos de um Amador que não tem a formação devida para este fim. Cuidado!

A princípio a Toxina Botulínica deveria ser usada apenas na testa para eliminar as rugas e ao redor dos olhos para acabar com os ‘pés de galinha’, mas com a popularização da substância, outras áreas também se tornaram alvo dessa técnica, tais como: entre as sobrancelhas, na boca, nas linhas de marionete (no canto da boca), no queixo, no bigode chinês e onde mais se queira experimentar!

Mas o que é exatamente a Toxina Botulínica?

Trata-se de uma substância produzida por uma bactéria – Clostridium Botulinum – que é responsável pela paralisia muscular associada a intoxicação alimentar.

Essa substância foi utilizada terapeuticamente pela primeira vez com fins oftálmicos, para tratar pacientes portadores de estrabismo, visto que a Toxina Botulínica ao paralisar os músculos extraoculares pode propiciar o alinhamento ocular dos estrábicos.

Existem duas formulações conhecidas no mercado, ambas de Toxina Botulínica do tipo A, porém não pode ser trocada uma pela outra durante o tratamento, ou seja, começou com uma marca de fabricação, precisa ir até o fim com ela.

Para começar as aplicações com outra representação, precisa de nova avaliação médica e novo início de tratamento.

Entre as formulações mais conhecidas disponíveis no mercado temos: Botox®, produzida pela Allergan, na Califórnia e Dysport, produzida pela Ipsen Limited, no Reino Unido.

E como é que a Toxina Botulínica age no organismo?

Quando aplicada a substância no local específico, as placas das terminações nervosas dessa região são paralisadas, ocasionando o relaxamento da musculatura e posterior desaparecimento das rugas e linhas de expressão.

Essa paralisia provocada pela Toxina Botulínica no local da aplicação dura cerca de 3 a 4 meses, que é quando acontece uma nova reação das terminações nervosas, voltando a trabalhar normalmente, devolvendo ao paciente os movimentos naturais da face.

Existem efeitos colaterais ocasionados pela Toxina Botulínica?

Quanto aos efeitos colaterais em relação ao uso estético, não existem registros de casos alarmantes de reações alérgicas.

Alguns hematomas podem surgir após as aplicações, mas são transitórios e podem ser atenuados com a utilização de agulhas mais finas nas injeções, além de apertar bem o local logo após a aplicação.

Não é recomendado ser injetada a Toxina Botulínica em áreas afetadas com qualquer tipo de infecção. Assim como não se indica o uso para mulheres grávidas e que amamentam. Também pacientes que estão fazendo uso de antibióticos pertencentes ao grupo amino glicosídeos não devem usar a Toxina Botulínica, pois esses remédios potencializam as ações do Botox.

Por todos esses cuidados e requisitos de capacitação para a execução de um tratamento eficaz e sem riscos de resultados negativos, procure um profissional de confiança e habilitado para prestar esse tipo de atendimento. Não entregue o seu rosto a qualquer um!

Toxina Botulínica – Vale a pena?
5 (100%) 1 Voto

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Clareamento dental com BICARBONATO e LIMÃO ⬅

Clareamento dental com bicarbonato: o guia completo ⬅ Pouco dinheiro não é mais desculpa para dentes sujos e encardidos! Basta…

5 dias atrás

Babosa No Cabelo: 15 Receitas Caseiras

Babosa No Cabelo: 15 Receitas caseiras, vídeos e benefícios.

2 semanas atrás

Hidratações Caseiras Para Cabelos: As Melhores ⬅

Hidratações caseiras para todos tipos de cabelos.

3 semanas atrás

Como fazer RECONSTRUÇÃO CAPILAR: As Melhores ⬅

Como fazer Reconstrução Capilar: O Guia Completo Muitas vezes nossos cabelos estão quebradiços e sem vida, isso pode ocorrer por…

3 semanas atrás

Como Congelar BABOSA pra passar nos CABELOS ⬅

Como Congelar Babosa Para Passar Nos Cabelos A dica que eu vou passar hoje é como congelar babosa para usar…

3 semanas atrás

Reconstrução com queratina líquida barata

Reconstrução com queratina líquida Sabe quando os cabelos realmente estão maltratados, cansados de tantas químicas, sem vida, hidratação e que…

3 semanas atrás