Warning: in_array() expects parameter 2 to be array, null given in /home/nvx/patricinhaesperta.com.br/wp-content/plugins/schema/includes/integrations/amp.php on line 29

Warning: in_array() expects parameter 2 to be array, null given in /home/nvx/patricinhaesperta.com.br/wp-content/plugins/schema/includes/integrations/amp.php on line 29

Warning: in_array() expects parameter 2 to be array, null given in /home/nvx/patricinhaesperta.com.br/wp-content/plugins/schema/includes/integrations/amp.php on line 29
Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre o Botox - Patricinha Esperta
Categories: Beleza

Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre o Botox


Warning: in_array() expects parameter 2 to be array, null given in /home/nvx/patricinhaesperta.com.br/wp-content/plugins/schema/includes/integrations/amp.php on line 29

Muita gente vai criticar, mas cada um sabe  da situação da sua bela face, não é mesmo? Tô SUPER incomodada com algumas marcas e sei que o botox resolveria temporariamente a situação, o que deixaria meu rosto mais harmônico enquanto trato a pele.

Eu tive um problema hormonal sério, estou fazendo reposição de inúmeros hormônios, inclusive do GH, que está relacionado com o envelhecimento, e passei meses sem conseguir dormir direito por causa da deficiência de melatonina e, com isso, a minha pele mudou muito, muito, muito.

Com isso, o botox voltou para a minha lista de prioridades. Daí, fui dar uma lida em algumas coisas sobre o assunto e resolvi fazer um post para quem tiver as mesmas “intenções”.

O Que é o Botox?

Se antes o botox era um “tabu”, cercado de mitos, hoje  ele é super conhecido e popular, e justamente por isso é tão importante saber o que ele é, de onde vem e o que faz.

A toxina botulínica, conhecida como botox, é produzida por uma bactéria chamada  Clostridium Botulinum que gera o relaxamento muscular através da inibição da acetilcolina, uma substância química, na junção entre a placa neuromuscular e o nervo.

Desde a década de 80 o Botox vem sendo utilizado no tratamento de doenças neurológicas e oftalmológicas que estejam relacionadas com a contração sem controle ou exacerbada da musculatura.

Mas foi somente na década de 90 que o botox começou a ser utilizado como “cosmético” para tratar as rugas, minimizando-as e deixando a expressão mais relaxada por meio do relaxamento de determinados músculos.

Tempos atrás havia muito questionamento sobre a toxidade dessa substância, já que trata-se de uma toxina. Esse questionamento não procede pelo simples fato de que a dose usada como “cosmético” é infinitamente menor (cerca de 1000 vezes) do que o necessário para gerar efeitos tóxicos.

No mais, a toxina botulínica tem ação localizada e gera uma paralisia muscular temporária, que dura de dois a seis meses, sendo que após esse período o músculo volta ao seu estado normal.

Sua ação tem início 48 horas após a aplicação do procedimento, e seus resultados são vistos em até 15 dias, e incluem o relaxamento muscular, que leva a suavização das rugas e marcas de expressão, e tudo isso sem mudança de sensibilidade.

É importante salientar que o botox possui vários nomes comerciais e que a toxina botulínica se divide em subtipos, mas a utilizada pela medicina é a do tipo A. São várias as toxinas botulínicas indistrializadas, como nomes diferentes e também características, dosagens e eficácias próprias, como  o OnabotulinumtoxinA (Botox®), a  AbobotulinumtoxinA (Dysport®), a RimabotulinumtoxinB (Myobloc® )  e a IncobotulinumtoxinA (Xeomin®).

Quais São As Indicações do Botox?

Para uso estético, o botox tem seu uso indicado para suavizar rugas e linhas de expressão facial, inclusive o bigode chinês, as rugas na testa, as rugas entre as sobrancelhas, os pés de galinha, os sulcos  no canto da boca e outros tipos de marca de expressão.

Ele é mais utilizado para:

  • Ruga entre  as sobrancelhas, que deixam a pessoa com o ar de severidade (como a Dilma tinha!).
  • Rugas  na testa.
  • Pés-de-galinha na área dos olhos.
  • Para levantar as sobrancelhas.
  • Ocidentalização das orientais (para abrir os olhos).
  • Levantamento do canto da boca.
  • Levantamento do nariz.
  • Redução do sorriso gengival.
  • Redução das rugas no colo.
  • Melhora das rugas peribucais, comuns em fumantes.
  • Redução da flacidez e das rugas horizontais do pescoço.
  • Tratamento da hiper-hidrose nas mãos, nos pés e nas axilas.

Como o Botox Age?

As rugas possuem causas diversas, como tabagismo, falta de cuidados com a pele, idade, exposição solar exagerada, dentre outras coisas. Contudo, é a contração dos músculos faciais o fator mais importante para o seu aparecimento. Sabe quando você franze a testa ou quando você “encolhe” o rosto todo ao dar risada? Tudo isso, toda essa tensão local  vai, aos poucos, contraindo os músculos e gerando vincos na pele.

Ao ser injetada nessas marcas de expressão e nessas rugas, a toxina botulínica  funciona como uma espécie de bloqueador neuromuscular, que age bloqueando a transmissão dos estímulos enviados pelos neurônios para os músculos, o que impede a contração muscular. Tal bloqueio é temporário, já que o organismo, após algum tempo, constrói novas vias de transmissão de estímulos.

Para quem possui linhas de expressão o botox é muito benéfico, pois, primeiro, age de forma preventiva, evitando que na região onde ele foi aplicado ocorra contração muscular e, consequentemente, rugas. Além de agir de forma preventiva, o botox age de forma reparadora, vez que ameniza as  rugas  já existentes, pois paralisa a musculatura.

O Procedimento

A aplicação do botox é recomendada a partir dos 25 anos de idade, e existem algumas recomendações a serem seguidas.

1- Quem Pode Aplicar o Botox?

A toxina botulínica só deve ser injetada por médicos especializados, que são profissionais que conhecem a anatomia do local onde a substância será aplicada, bem como  as características dessa substância. É o médico que analisa o rosto da paciente e determina os locais da aplicação, pois ele sabe onde pode e onde não pode ser aplicada.

Assim, o ideal é que o botox seja aplicado por dermatologistas e até mesmo por cirurgiões plásticos, nunca por esteticistas, por isso, cheque as informações do profissional antes de se submeter ao procedimento.

2- Local Adequado Para o Procedimento

Apesar de ser um procedimento relativamente simples, o botox não pode e nem deve ser aplicado em qualquer ambiente. Ao contrário, é preciso uma sala que ofereça acomodação adequada para o paciente, que disponha de assepsia dos instrumentos a serem utilizados e que seja silenciosa o suficiente para que se consiga ter a concentração adequada.

É importante ressaltar isso porque a “última moda” é a festa do botox, com ele sendo aplicado livremente em quem queira, em ambientes de “festa” , sem a assepsia necessária  e por profissionais não qualificados para o procedimento.

3- O Procedimento

Dilui-se a toxina botulínica com soro fisiológico previamente, ao tempo em que, cerca de 30 minutos antes da aplicação, a região em que o produto será aplicado recebe creme anestésico à base de xilocaína, para reduzir os possíveis incômodos.

O médico delimita os locais onde a substância será injetada, e utiliza-se tanto a seringa quando a agulha de insulina, que é bem fina. Após o produto ser injetado em locais predeterminados, a região será limpa com anti-sépticos.

Nas quatro horas seguintes o paciente não pode se deitar, e a atividade física é vedada por 48 horas.

4- Vai Doer?

A aplicação do botox é levemente dolorosa e pode deixar pequenos hematomas na região tratada, que tendem a desaparecer entre cinco e dez dias.

5- As Rugas de Expressão Somem?

Por um período de até seis meses, as rugas de expressão desaparecem, mas, após esse período, é preciso fazer uma nova aplicação. Aqui vale lembrar que cerca de 5% das pessoas  desenvolvem um certo tipo de tolerância com o uso continuado e, por isso, deixam de responder à ação da toxina. Por isso, não se deve reaplicar o botox antes de completar dois meses da última aplicação, sendo que o ideal é que a reaplicação aconteça após seis meses do último procedimento.

6- Existem Contraindicações?

O botox não pode ser aplicado em pacientes que apresentem alergia ou sensibilidade a quaisquer dos componentes de sua formulação. Gestantes e lactantes, pacientes que tenham doenças imunológicas, coagulopatas ou neuromusculares também não devem fazer uso do botox.

7- Qual Dose Deve ser Utilizada?

Assim como é o médico quem vai determinar quais rugas serão tratadas, é ele quem determina a diluição e a quantidade a ser aplicada, seguindo protocolos de tratamento que indicam o uso da chamada mínima dose efetiva.

8- Riscos

Os maiores riscos decorrem do mal uso da substância e da aplicação por quem não tem indicação para tal. Se o profissional, médico, possuir treino e experiência, a aplicação é absolutamente segura.

O que acontece é que muita gente faz o uso do botox e não se preocupa em checar as credenciais do profissional que está realizando o procedimento. Pior, faz o procedimento com pessoas que sequer tem noção de anatomia e vascularização, o  que pode levar a erros graves, como perda da expressão, alterações faciais (como pálpebras caídas e levantamento excessivo da sobrancelha), perda de sensibilidade e muitas outras coisas.

Trata-se, na verdade, de uma arma muito eficaz e segura para pausar, ao menos temporariamente, o envelhecimento, mas é preciso responsabilidade e bom senso.

Responsabilidade ao escolher um profissional qualificado, que deve ser um médico, claro, que é quem tem conhecimento de anatomia e vascularização. Lembrem-se que o que der errado não tem como esconder, porque vai ficar estampado na sua cara por, no mínimo, quatro meses, então nada de procurar o profissional mais barato, porque o barato aqui, além de ser caro, pode sair bem feio!

E bom senso em saber o momento de parar, em saber como dosar as coisas, porque não é bonito ficar com o rosto completamente esticado e sem expressão, como temos visto ultimamente, não é mesmo?

Alguém aqui já fez a aplicação? Queria referências da dor, na verdade, porque não tenho a menor resistência para dor!

Beijos

Ju Lopes

Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre o Botox
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Creme Para Hidratar Cabelos Cacheados

DICAS PARA ESCOLHER OS MELHORES CREMES PARA HIDRATAR OS CABELOS CACHEADOS Ter cachos bem definidos e hidratados vai depender dos…

2 dias atrás

Clareamento dental com BICARBONATO e LIMÃO ⬅

Clareamento dental com bicarbonato: o guia completo ⬅ Pouco dinheiro não é mais desculpa para dentes sujos e encardidos! Basta…

1 semana atrás

Babosa No Cabelo: 15 Receitas Caseiras

Babosa No Cabelo: 15 Receitas caseiras, vídeos e benefícios.

2 semanas atrás

Hidratações Caseiras Para Cabelos: As Melhores ⬅

Hidratações caseiras para todos tipos de cabelos.

3 semanas atrás

Como fazer RECONSTRUÇÃO CAPILAR: As Melhores ⬅

Como fazer Reconstrução Capilar: O Guia Completo Muitas vezes nossos cabelos estão quebradiços e sem vida, isso pode ocorrer por…

3 semanas atrás

Como Congelar BABOSA pra passar nos CABELOS ⬅

Como Congelar Babosa Para Passar Nos Cabelos A dica que eu vou passar hoje é como congelar babosa para usar…

3 semanas atrás

Warning: in_array() expects parameter 2 to be array, null given in /home/nvx/patricinhaesperta.com.br/wp-content/plugins/schema/includes/integrations/amp.php on line 29

Warning: in_array() expects parameter 2 to be array, null given in /home/nvx/patricinhaesperta.com.br/wp-content/plugins/schema/includes/integrations/amp.php on line 29