Categories: Beleza

O que é velaterapia?

1 Votos de 5
O que é velaterapia?

Velaterapia para o cuidado dos cabelos

Sucesso entre as atrizes brasileiras, como, por exemplo, Sophia Abrahão, Cléo Pires e Ingrid Guimarães, a velaterapia é um inusitado tratamento capilar que promete reverter os quadros de enfraquecimento, pontas duplas e porosidade, causados pelos danos capilares, que ocorrem por conta das agressões externas, dos equipamentos eletrônicos e dos procedimentos químicos. Inventado nos anos 80, com o nome de banho de vela, a técnica em questão, como parece ser, consiste em manusear uma vela acesa sob as madeixas. Mas, não precisa se assustar: os fios não queimam. Contudo, apenas profissionais específicos podem fazer este procedimento e ainda não são todos.

Também utilizado por Fernanda Lima, Thaila Ayala, Renata Kuerten, Isabeli Fontana e Angélica, a velaterapia nunca deve ser feita em casa, pois com certeza você vai, literalmente, colocar fogo nas suas madeixas. Durante o procedimento, as mechas de cabelos são divididas. Em cada uma, a chama da vela percorre os fios a uma determinada distância e tempo. Com isso, as pontas duplas dos cabelos são reveladas e o profissional realiza o corte das mesmas. Depois, um reconstrutor de queratina hidrata e nutre os fios, fechando as cutículas das fibras capilares, devendo você manter os cuidados posteriores em sua própria casa.

Elimine as pontas duplas com vela

Conhecido como borbado, a técnica, de cortar as pontas duplas dos cabelos após a velaterapia, não diminui o comprimento das madeixas, apenas retira aquelas pontas duplas e ressecadas que embaraçam facilmente. Os resultados da velaterapia podem ser percebidos na primeira realização, mas é preciso fazer o procedimento outras vezes para ter fios saudáveis. Quem não faz descolorações nos cabelos, dificilmente precisará deste tratamento capilar. Mas, para ter fios saudáveis, é preciso seguir o ciclo de cronograma capilar à risca, sem interrupção de uso, alternando produtos hidratantes, produtos nutritivos e produtos reconstrutores a cada lavagem ao longo de uma determinada semana.

Tratamento capilar de velaterapia

O tratamento capilar de velaterapia não é recomendado para os cabelos que estão severamente danificados, porosos e ressecados por causa da descoloração, pois enfraquecidos, os fios podem sofrer quebra, principalmente se estiverem elásticos ou prestes a sofrerem corte químico. Neste caso, o salão de beleza pode iniciar um tratamento profissional que envolve o ciclo de cronograma capilar, alternando hidratação, nutrição e reconstrução. Essa preparação das madeixas é importante, pois os fios porosos não absorvem produtos, quanto menos tratamentos como a velaterapia. Para recuperá-los, existem os produtos de uso profissional. Após a velaterapia, o ciclo de cronograma capilar também é realizado.

Podendo ser realizado também por quem faz escovas progressivas e tinturas permanentes, a velaterapia deve ser feita a cada quatro meses por quem possui os cabelos grossos e a cada dois meses por quem possui os cabelos finos. O procedimento completo leva cerca de uma hora e meia para ser finalizado. Além de deixar os fios mais saudáveis, a velaterapia favorece o crescimento dos cabelos sem a necessidade de tomar pílulas específicas para esta finalidade. Contudo, os grandes aliados da velaterapia são a hidratação, a nutrição e a reconstrução, pois os cabelos não crescem se estiverem quebradiços ou sofrendo queda por motivos internos.

ALIMENTAÇÃO saudável

Uma alimentação saudável não se reflete apenas no seu corpo e na sua mente, mas também nos seus cabelos, evitando assim a queda dos fios desde as raízes e favorecendo o crescimento capilar. Os bons alimentos possuem aminoácidos essenciais em maiores quantidades do que os produtos de cabelos. Como os fios perdem estes nutrientes diariamente e não se recompõem sozinhos, os seus cabelos precisam de recargas de aminoácidos essenciais, o que inclui o antes e o depois da velaterapia. Uma alimentação saudável conta com porções controladas de carboidratos, gorduras e proteínas que não sejam provenientes de produtos industrializados.

O que é velaterapia?
1 (20%) 1 Voto

Compartilhar
Tags: velaterapia
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Melhores Descolorantes Sem Amônia Para Cabelos

Descolorantes Sem Amônia Para Cabelos Alisados, Relaxados e Quimicamente Tratados Foi-se o tempo em que as mulheres de cabelos alisados,…

2 horas atrás

Nomes Para Salão de Beleza: 80 Ideias Para Você Se Inspirar

Se você está pensando em abrir um salão de beleza e precisa de ideias de nomes para seu salão de…

8 horas atrás

Máscara Inforcer Loreal Resenha

Olá mio amore, tudo bem? Hoje vou falar da máscara que estou usando a Inforcer da Loreal! Ela é nova…

1 dia atrás

Receitas Para O Cabelo Crescer Rápido

Faça O Cabelo Crescer Rápido Você quer que o seu cabelo cresça mais rápido? Aprenda receitas para o cabelo crescer…

5 dias atrás

Sobrancelhas Postiças – Como Usar, Cuidados, Onde Vende, Valor

Sobrancelhas Postiças – Já ouviu falar? Nosso rosto é sem dúvidas a porta de entrada de qualquer lugar. Ter falhas…

1 semana atrás

Máscara Wella 30 segundos Resenha

Máscara Wella 30 segundos resenha Olá, amoreeee! Se você é como eu, vive numa correria danada, sabe bem que cuidar…

1 semana atrás