Categories: Bem estar

A chegada da aposentadoria

Meninas,

Nós passamos praticamente a vida inteira trabalhando e lutando para conquistar tudo que queremos, mas, com o tempo, vamos nos cansando dessa rotina puxada e chega uma hora em que decidimos nos aposentar e curtir uma vida mais leve.

A aposentadoria é inevitável, pois nosso próprio organismo sabe que existe uma hora para parar, mas existem alguns aspectos psicológicos que precisam ser trabalhados, para evitar possíveis problemas emocionais.

Foto: Reprodução

Quando a pessoa se aposenta, ela pode se sentir inútil, rejeitada, desenvolvendo baixa autoestima e até mesmo a depressão, além de mudanças comportamentais que interferem negativamente na vida familiar, como abuso de álcool, drogas, aumento da agressividade dentre outros.

Por isso, é fundamental que essa idéia de parar de trabalhar comece a ser trabalhada desde cedo. Algumas empresas possuem um programa que prepara os funcionários para a aposentadoria, mas é preciso que cada um procure, por si mesmo, trabalhar essa questão quando estiver perto de se aposentar.

É engraçado que, quando estamos trabalhando, achamos a maior chatice do mundo, ter que acordar sempre nos mesmos horários, fazer as mesmas coisas, ou seja, reclamamos de tudo. É claro que é estressante e dá vontade de jogar tudo para o alto, mas, convenhamos, ficar em casa o dia inteiro, vendo TV, é muito, muito, muito mais chato.

Foto: Reprodução

Muitas pessoas encaram a aposentadoria como sinal de invalidez, de impotência, como o fim da independência e da possibilidade de trabalho, mas, na verdade, a aposentadoria deve ser vista como uma chance de buscar estar bem consigo mesmo, de fazer atividades prazerosas e investir no bem-estar.

Quem se aposenta pode e deve continuar na ativa, seja praticando atividades físicas, seja buscando um outro tipo de trabalho, seja viajando, lendo livros, visitando os netos, participando mais da vida familiar, curtindo a vida a dois e investindo em cursos de artes, música ou o que quer que dê prazer. Há até quem volte a estudar, e por que não?! Tudo é válido!

Existem pessoas que continuam trabalhando mesmo depois da aposentadoria e isso não é algo ruim, só é preciso cuidar mais da saúde e verificar se não há necessidade de reduzir a carga horária dentre outros detalhes. Tem quem comece a dar aulas, quem monte comércio, quem arrume outro emprego em outra área… E há também quem não queria nem saber de trabalhar, aproveitando para usar o dinheiro da aposentadoria para viajar pelo mundo!

Assim, antes de vermos a aposentadoria como perda, dá para enxergá-la como possibilidades!

Beijos,

Amanda Carvalho (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Abacate no Cabelo e Pele ✅ As Melhores Receitas, Benefícios

Abacate no Cabelo e Pele ✅ As máscaras naturais surpreendem e têm efeitos bem bons, muitas vezes melhor que produtos…

2 dias atrás

Shampoo Antirresíduos Caseiro ✅

Shampoo antirresíduos caseiro Quem é que não deseja ter um cabelo lindo como o das celebridades, mas gastando muito pouco…

2 dias atrás

Fantasias De Carnaval 2019: Looks Para Copiar

Fantasias De Carnaval 2019 O ano mal começou e muita gente já está pensando no carnaval, e não é por…

1 semana atrás

Receita para Caspa com Vinagre

Receita para Caspa com Vinagre De Maçã Você vai conhecer agora uma receita para caspa que vai te ajudar muito.…

2 semanas atrás

Looks Com Listrados Verão 2019: Tendências, Looks Para Copiar

Looks Com Listrados Verão 2019 Sempre temos novidades no universo da moda para alegrar e nos deixar cada vez mais…

2 semanas atrás

Xô Cabelo Palha! Preparação-Verão!

Xô Cabelo Palha! Preparação-Verão! Essa expressão já vem bem a calhar com o calor que anda fazendo não é? O…

2 semanas atrás