Categories: Bem estar

Aromaterapia: Óleo Essencial de Lavanda

Conforme prometido, vou começar a falar de cada um dos óleos essenciais, começando pelo de lavanda, que é um dos meus preferidos.

O óleo essencial de lavanda talvez seja o óleo mais conhecido e utilizado na aromaterapia  e vem sendo usado há séculos pelas mais diversas culturas. Os romanos, séculos atrás, já conheciam o poder anti-séptico, analgésico e antibiótico desse óleo e o utilizavam  para lavar e limpar ferimentos.

Também são bastante conhecidas as propriedades inseticidas e calmantes desse óleo, que teve suas propriedades dermatológicas descobertas acidentalmente por René-Maurice Gattefossé no início do século XX quando sofreu uma queimadura nas mãos e resfriou a mesma com óleo essencial de lavanda, o que, para sua surpresa, acelerou a cicatrização e abrandou a queimadura.

São inúmeras as variedades dessa planta, mas a Lavandula Officinalis é a mais cheirosa. O cheiro, aliás, é um floral suave, fresco e com um toque amadeirado.

É um óleo que possui muitas propriedades, pois é analgésico, anticonvulsivo, antiviral, antidepressivo, cicatrizante, calmante, sedativo, hipotensor, fungicida, antiséptico, carminativo, bactericida, desintoxicante e sudorífero.

O efeito de que mais gosto na lavanda é o de controlar a ansiedade e eu sou prova disso. Uso todos os dias uma gotinha nas têmporas e no pulso, o que ajuda, ainda, a me acalmar e adormecer, coisa que sempre foi super difícil.

Isso acontece porque a lavanda estabiliza o corpo físico e emocional, aliviando a irritação, a ansiedade, a depressão e o esgotamento mental. Além disso, seu efeito tranquilizante, harmonizador e equilibrante são notórios.

Fisicamente a lavanda, por ser calmante, tem efeito hipotensor e reduz palpitações, além de  combater com muita eficácia a insônia. Na pele, ele atua como agente equilibrador da oleosidade, calmante em caso de irritações, cicatrizante nas queimaduras e tônico capilar.

Além de usar o óleo essencial de lavanda nas têmporas para controlar a ansiedade, abrandar a dor de cabeça e para combater a insônia, faço uso constante em casos de irritação na pele decorrente de depilação,  uso de ácidos (a tretinoína sempreeee irrita a minha pele) ou queimaduras de sol.

Uso muito também o óleo no difusor para acalmar o ambiente e relaxar.

Os cuidados aqui são os mesmos para qualquer óleo essencial e em breve farei um post sobre isso, pois trata-se de um óleo altamente concentrado que precisa ser diluído antes do uso e mantido ao abrigo da luz e do calor.

Mais uma vez eu ressalto a importância de saber a procedência do óleo essencial antes de usar, pois produtos misturados ou essências não devem ser utilizados pois não surtirão efeitos, ademais, alguns óleos podem ser ingeridos, desde que sejam puros, o que aumenta o perigo da utilização de óleos de procedência duvidosa.

Eu sempre usei os óleos da Aromalândia  e alguns da BioEssência, então sei que esses são puros, mas com certeza existem outras boas marcas, mas só posso indicar as que conheço, por isso indico Aromalândia e BioEssência. É possível comprar os óleos da Bioessência na I Am Natural Shop. Ele custa 28 dinheiros e vem com 10 ml que duram horrores, pois o uso é de gota em gota.

Amanhã posto para vocês algumas sinergias benéficas em casos de ansiedade, ta?

Qualquer coisa é só mandar e-mail que eu respondo, certo?

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br

Aromaterapia: Óleo Essencial de Lavanda
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Melhor Protetor Solar Para o Rosto: Marcas, Diferenças, Preços

Conheça os melhores protetores solares para o rosto Os protetores solares para o rosto a muito tempo deixaram de ser…

5 dias atrás

Primer Smashbox Resenha: Como Funciona, Diferenças, Como Usar

Primer Smahbox Resenha Maquiagem escorrendo, úmida e com brilho é comum em quem sofre com oleosidade excessiva. Já os poros…

7 dias atrás

Como Tirar Mancha de Espinha Do Rosto: Ácidos, Melhores Tratamentos

Os tratamentos estéticos estão cada vez mais modernos e eficazes, são sem dúvida grandes aliados para quem busca um rosto…

3 semanas atrás

Cabelos Longos Com Franja: Cabelos Para Se Inspirar e Copiar

Cabelos Longos Com Franja Tá querendo mudar o visual mas não quer abrir mão do comprimento do cabelo? Que tal…

3 semanas atrás

Cabelos Ruivos Curtos: Fotos Inspirações

Cabelos ruivos curtos Tons de vermelho podem ser morango, cobre, castanho avermelhado, vermelho uva, mesclados em tonalidades mais discretas ou…

3 semanas atrás

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

4 semanas atrás