Bem estar emocional

Oi garotas!

Muitas vezes nós estamos tão preocupadas com o trabalho, com os cuidados com a casa e com o corpo, que acabamos esquecendo da mente. Quando estamos estafadas e estressadas, nossa mente acaba ficando sobrecarregada com tantas emoções e desequilíbrios químicos corporais, afinal, nós somos um todo e quando algo vai mal, tudo desmorona.

Enxaqueca, dor de estômago, manchas na pele, queda de cabelo e insônia são apenas alguns sintomas que podem indicar que alguma coisa vai mal lá na nossa alma. Estes sintomas, quando relacionados com a psiqué, são chamados de psicossomáticos e são resultados de questões mal-resolvidas, traumas, eventos estressores e sentimentos que não foram bem elaborados.

Muitas vezes, quando tais sintomas aparecem, corremos logo à procura de um remédio, sem nos importarmos em investigar as causas, negando os problemas emocionais. Primeiro, é muito importante ir ao médico e descartar todas as possibilidades orgânicas. Se os exames derem tudo ok, é hora de procurar um Psicólogo.

Nessa hora, nada de desespero. Muita gente ainda tem preconceito em relação a esses profissionais, pois acreditam que é coisa de “louco”. Na verdade,  o Psicólogo preza pelo bem-estar emocional, pela evolução do ser humano e auxilia o sujeito a compreender a si mesmo, aprendendo a identificar os próprios sentimentos e elaborar soluções.

Temos a mania de querer receita pronta e remédio pra tudo, esquecendo que somos seres biopsicossociais e espirituais, que influenciamos e somos influenciados pelo meio. Somos uma construção de tudo o que vemos, sentimos e vivemos, ou seja, não tem como existir uma receita genérica, é preciso investigar, se conhecer para entender por que você está de um determinado modo.

Estar em acompanhamento psicológico não significa que você é “doida”, tem problemas mentais ou é incapaz de resolver suas próprias questões. Muito pelo contrário. Mergulhar dentro de si mesma é um ato de coragem, de desejo de estar bem emocionalmente, é a busca pela qualidade de vida, pela compreensão e aceitação de si.

Você pode encontrar seu próprio caminho. Aproveite o domingão e reflita sobre seus sentimentos, ações, sonhos, planos, o que gosta e o que detesta. Pinte uma tela, escreva poesias, ouça música, dance, sorria, leia. Cuide não só do seu corpo, da sua carreira, do seu casamento e dos filhos. Cuide da sua alma, da sua mente. Se conhecer é a maior aventura de todas!

Boa semana!

Amanda

Amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br

Bem estar emocional
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

2 Comments
  1. muito bom mesmo este post,começei a fazer terapia a +ou- um mês
    recomendo a todos,realmente tinha esse preconceito de que psícólogo era pra louco
    mas nãon tem nada a ver!!!

  2. CAMILAAAA, me arrepiei de orgulho de você!! Eu espero que você se conheça bastante e seja muito feliz!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.