Categories: Bem estar

Grávida aos 40 anos. E agora?

Nem todas as mulheres conseguem conquistar o sonho de ser mãe antes dos 40 anos, se você entrou nessa idade grávida, é preciso saber os cuidados corretos a serem tomados.

Nem todos os sonhos são possíveis exatamente como desejamos. Algumas mulheres estão com outras preocupações na vida, e engravidar acaba sendo para “depois”. Primeiro, procuram estabilidade profissional, depois encontrar um parceiro ideal, algumas até têm a preocupação de que um bebê possa mudar tudo, inclusive a sua liberdade. O que temos visto ultimamente é que as mulheres estão engravidando cada vez mais tarde (salvo alguns casos, de garotas já grávidas!). O fato é que toda a gravidez precisa de cuidados, mas ter uma gestação aos 40 anos precisará de alguns cuidados extras para que o bebê venha com a saúde necessária, e para que a nova mamãe também possa estar saudável.

Para entendermos melhor o corpo feminino, é preciso saber de uma informação importante: A mulher se encontra no auge para reproduzir na fase dos 23 aos 25 anos. Mas mesmo que tenha passado 10 anos dessa data, a mulher ainda pode engravidar. Inclusive sem riscos. Mas é preciso ter os cuidados corretos, assim como a alimentação correta.

Passar do período de 10 anos depois do auge pode começar a ser uma gravidez de risco, ou seja, em alguns casos, estar grávida com 40 anos, pode ocorrer alguns perigos, tanto para a nova mamãe, quanto para o bebê. Além de problemas relacionados com a fertilidade. Os riscos podem variar desde um aborto espontâneo, que pode ocorrer quando ainda a mulher está nos primeiros meses de gravidez, até algumas anomalias no bebê. Para a mãe os problemas podem estar relacionados a uma diabetes ou até mesmo a pressão alta.

O ideal, para mulheres que querem realizar esse sonho, mas acreditam que a faixa dos 40 anos pode ser arriscada, é um planejamento minucioso dessa gravidez. É preciso um acompanhamento médico, antes de engravidar, durante e depois da gravidez. Assim é possível que a sua gestação seja saudável, assim como os problemas para você e o bebê, serem mínimos.

Se você já possui um médico de confiança, é importante contar para ele esse desejo de engravidar depois dos 35 anos. Ele vai orientar você pelo melhor caminho, além disso, você vai passar por uma bateria de exames que são de extrema importância para a sua saúde e para desenvolvimento do feto. Nesses exames, é importante que você possa fazer um teste, verificando como que está a fertilidade sua e do seu parceiro. Em alguns casos vocês podem precisar de uma ajuda hormonal, o que é natural. Ou ainda um tratamento mais completo, para que a gravidez possa realmente ocorrer.

Se existe algo que você não pode abrir mão, é do acompanhamento pré-natal. Em todos os casos de gravidez, ele é muito importante, mas para as mulheres com 40 anos ou mais, esse acompanhamento é fundamental, e um pouco mais detalhado do que de outras mulheres, em outras idades.

É preciso seguir todos os cuidados que todas as mulheres grávidas seguem alimentação correta, exercícios, entre outros, para cada caso especifico. Saiba que realizar o sonho de ser mãe, é possível sim, inclusive com 40 anos. Apenas é preciso cuidado, para que tudo saia de maneira correta e saudável.

Grávida aos 40 anos. E agora?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Tags: 40 anosCuidadosgravidez
Juliana Bolzan

Jornalista, apreciadora de alguns mundos paralelos e pessoas diferenciadas. Escritora há pelo menos 10 anos. Com sonhos na cabeça e vontades de realizar. Gaúcha. No momento trabalha ajudando as pessoas a serem melhores tanto na parte física, quanto emocional. Com convicções muito concretas sobre a vida, e o amor. Ama as palavras, as letras e as pessoas. Pois acredita que cada um tem algo a ensinar.

Postagens recentes

Receitas Para O Cabelo Crescer Rápido

Faça O Cabelo Crescer Rápido Você quer que o seu cabelo cresça mais rápido? Aprenda receitas para o cabelo crescer…

2 dias atrás

Sobrancelhas Postiças – Como Usar, Cuidados, Onde Vende, Valor

Sobrancelhas Postiças – Já ouviu falar? Nosso rosto é sem dúvidas a porta de entrada de qualquer lugar. Ter falhas…

5 dias atrás

Máscara Wella 30 segundos Resenha

Máscara Wella 30 segundos resenha Olá, amoreeee! Se você é como eu, vive numa correria danada, sabe bem que cuidar…

5 dias atrás

Manchas nas Axilas? Como Evitar

As mulheres possuem alguns dilemas comuns de beleza, e um deles é a axila escurecida e manchada. Sim, ela fica…

5 dias atrás

O que é Ballet Fitness?

Entre as opções de atividades aeróbicas disponíveis nas academias, está o ballet fitness, que consiste em uma espécie de dança…

5 dias atrás

Batom Líquido Matte: Os Melhores, Resenhas, Preços

O batom matte é uma tendência que realmente veio pra ficar e está na boca de mulheres em todo o…

5 dias atrás