Não se faça de vítima!!!

Oi Meninas!

Às vezes temos que lidar com pessoas que se fazem de vítima, de coitadinhas, que vivem reclamando da vida e que nunca estão satisfeitas com nada. E isso, convenhamos, é a coisa mais chata do mundo, pois a vida está aí para ser vivida e todos nós temos responsabilidade pela forma como vivemos.

Agora, você já parou para pensar se você mesma se faz de vítima? É muito mais fácil apontarmos defeitos nos outros do que em nós mesmas e nem sempre reconhecemos nossa parcela de responsabilidade pelo que deu errado conosco.

Acontece que algumas pessoas se fazem de vítima de forma inconsciente, significando alto grau de carência, necessidade de atenção e inseguranças. Pensamentos de impotência, inutilidade, desmerecimento e incompetência são comuns nessas pessoas, o que acaba fazendo com que elas nunca alcancem a promoção esperada, nunca conquistem o cara que gostam, nunca rebatam críticas e permitam que outras pessoas passem por cima dela.

Esses pensamentos e atitudes revelam uma autoestima tão destruída, que a pessoa se sente inferior a tudo e a todos, podendo até mesmo gerar ou fazer parte de uma depressão. Ainda existem aquelas pessoas que se fazem de vítima para conseguirem o que querem, manipulando, mentindo e distorcendo as situações, para que tudo aconteça a seu favor.

Em todo caso, se fazer de vitima é um comportamento destrutivo, pois a partir do momento em que você manipula ou que se sente inferior, responsabilizando os outros pelas coisas ruins que acontecem, você está deixando escapar uma excelente oportunidade de reconhecer suas falhas, crescer e ter uma vida plena e satisfatória. Na verdade, só que perde é quem tem essas atitudes. Não é sair se culpando por tudo que acontece, mas simplesmente refletir e se perguntar qual a sua parcela de responsabilidade naquele acontecimento, afinal, todas nossas ações e escolhas tem conseqüências.

Pessoas que se fazem de vítima são conformistas, sabotadoras e tóxicas, por isso a convivência deve ser a mínima possível. Se você se reconhece como sendo alguém assim, procure ajuda terapêutica, trabalhe sua autoestima, busque se autoconhecer e fortaleça suas habilidades. Todos nós temos a capacidade de encontrar respostas e superar obstáculos, por isso, não precisamos gastar nossas energias buscando justificativas e culpando os outros.

Autopiedade não é nada legal e só vai fazer você se afundar ainda mais. Assuma as rédeas da sua vida, comece a agir em vez de reclamar ou ficar esperando que as coisas caiam do céu, tome consciência dos seus atos e se fortaleça, pois superar essa atitude destrutiva demanda muita força de vontade para sair da zona de conforto e comodismo e conquistar de vez a independência e a satisfação.

NESSE SITE tem um teste bacana que pode te ajudar a identificar algumas atitudes.

Beijos!!

Amanda (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Não se faça de vítima!!!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.