Categories: Bem estar

Receitas com Óleo Essencial de Lavanda – Parte 1

Não imaginei que fosse receber tantos e-mails sobre aromaterapia, mas parece que vocês gostam das mesmas coisas que eu ( ôooo povo que tem bom gosto!kkkk)! A grande maioria dos e-mails pedia receitas e a forma correta de usar o óleo de lavanda. É impossível em um único post falar sobre tudo, mas aos poucos eu vou colocando todasss as receitas que eu sei de cada óleo essencial, certo?

Algumas receitas utilizam mais que um óleo essencial, mas eu preciso ressaltar que apesar deles parecerem pequenos (10 ml) e, por isso, caros, o uso é de gota em gota, o que faz com que cada vidrinho dure muitooooo.

A receita mais básica do óleo essencial de lavanda é para insônia. Basta aplicar uma gotinha nas têmporas e no pulso (a mesma gotinha) que a mente relaxa e o sono vem. Algumas pessoas preferem colocar uma gotinha no travesseiro, mas eu acho que na pele é mais efetivo. Fora que o cheirinho é tão bom que eu fico cheirando sem parar…rsrsr

A aplicação de uma gota de lavanda nas têmporas ajuda também a aliviar dores de cabeça.

Para cólicas menstruais o uso pode ser feito de duas maneiras. A primeira é feita adicionando 10 gotas de O.E de lavanda em meio litro de água quente e usando uma compressa sobre a barriga por 15 minutos. A segunda é misturar 9 gotas de O.E de lavanda em 2 colheres ( de chá) ou 10 ml de óleo de amêndoas doces ( ou de semente de uva) e massagear a barriga.

Em queimaduras solares, pequenas queimaduras,  brotoejas ou irritações na pele ( pós depilatório etc) eu uso 9 gotas de O.E. de lavanda em 10 ml de água gelada e borrifo no local. Imediatamente o alívio vem, sabe? É muito bom! Pode-se substituir a água gelada por óleo de amêndoas, que é o que quase todo mundo usa, mas eu acho que o alívio vem mais rápido com a água fria.

Se a queimadura for extensa eu coloco 10 gotas de O.E. lavanda em meio litro de água e aplico sobre a região afetada com gaze ou um paninho limpo por 10 minutos.

A inalação do vapor de lavanda ( 200 ml de água fervendo + 5 gotas de O.E de lavanda) alivia a irritação na garganta e, junto com o óleo essencial de eucalipto ( + 5 gotas), é muito eficaz para acalmar a tosse.

Para dores musculares a receita básica são 9 gotas de óleo de lavanda para cada 10 ml de óleo vegetal ( amêndoas, semente de uva, etc.). Aqui várias misturas são possíveis, de forma que, dependendo do tipo de dor, pode-se acrescentar outros óleos essenciais (como alecrim, bergamota, laranja doce, tea tree).

No próximo post falarei sobre as receitas com lavanda para a pele (acne), os cabelos, a ansiedade e  outras coisinhas, tá?

Os óleos essenciais podem ser comprados  pela internet no I Am Natural Shop.

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br

Receitas com Óleo Essencial de Lavanda – Parte 1
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

BB Cream: Qual o melhor? Benefícios, Como Usar?

BB Cream: qual o melhor? 🧐 ✅ Benefícios, como usar, dicas para ter uma pele de rica 🙋 Se produtos baratinhos…

3 dias atrás

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

2 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

2 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

3 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

3 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

3 semanas atrás