Categories: Bem estar

Tenha Mais Equilíbrio com a Musicoterapia!

A musicoterapia, pra quem ainda não conhece, é o uso da música e de seus elementos, incluindo sons, melodias, harmonia e ritmos diversos, na reabilitação mental, emocional, física e social dos indivíduos. O que o profissional faz é, basicamente, pesquisar a relação do homem com os sons para criar terapias que, de forma sutil, restabeleça o equilíbrio. Para isso são utilizados vários tipos de instrumentos musicais, de ruídos, cantos e demais elementos sonoros para melhorar a qualidade de vida, acalmar, centrar e promover o tão buscado equilíbrio.

Os diversos tipos de sons, bem como o silêncio e as vibrações de cada um deles fazem parte de nossas vidas desde sempre, e funcionam como estímulos importantes, que provocam as mais variadas sensações, como paz, alegria, tristeza, calma, relaxamento, medo, dentre outras, e podem sim gerar reações instintivas, por isso é tão importante ficar atento ao “mundo sonoro” a nossa volta.

 Estudos recentes, realizados na Universidade Drexel, nos Estados Unidos, constataram que determinados tipos de sons podem ajudar a mente e o organismo a se recuperar de certos tipos de doenças físicas e/ou psicológicas. Ficou demonstrado que a musicoterapia melhora o humor,  a irritabilidade, a ansiedade, além de relaxar, acalmar e proporcionar um maior controle da dor em pacientes com câncer.

E esse não é um estudo isolado. Dentre os muitos que vem sendo feitos, destaca-se o realizado na Universidade da Dakota do Norte, também nos Estados Unidos, que mostrou o potencial da musicoterapia na reabilitação de pessoas com quadros de derrame. Outros estudos relatam que  o som também influi positivamente  na qualidade de vida de pacientes com insuficiência renal, depressão e ansiedade, e isso acontece porque o som interfere em determinadas regiões do cérebro relacionadas ao prazer, ao bem estar e a dor.

É fato que os sons e ritmos, bem como as vibrações deles, ativam muitas regiões do cérebro, como o tálamo, o hipotálamo, o hipocampo e os lóbulos parietal, frontal e temporal. Ao agir sobre o hipotálamo, há uma interferência no estado de ânimo da pessoa, bem como no seu apetite. Já ao atingir o hipocampo, há alterações na memória, e no tálamo há interferências na interpretação dos sentidos. Em relação aos lóbulos parietal, frontal e temporal, o que ocorre é um maior estímulo das funções cognitivas.

Quando o terapeuta sabe escolher e usar corretamente os sons, há um maior bem estar, pois inúmeras melodias, e isso já é fato comprovado, conseguem acionar determinados tipos de neurotransmissores que estão relacionados com o prazer, além de potencializar a liberação de endorfina.

Músicas mais calmas, muito usadas em sessões de reiki, por exemplo, provocam um relaxamento intenso, uma quebra na tensão e uma liberação  da ansiedade que beneficia o indivíduo enormemente, gerando mais equilíbrio. Além disso, a musicoterapia ajuda a equilibrar os batimentos cardíacos, o que controla o estresse, causador de muitos males.

Se tudo isso parece absurdo pra você, pare e observe como as lojas escolhem cuidadosamente suas músicas para “estimular” a compra, ou como algumas músicas parecem nos dar mais “coragem”.

Beijos

Ju Lopes

Tenha Mais Equilíbrio com a Musicoterapia!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Tags: ansiedadeDepressãoequilibriomusicoterapia
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Máscara Inforcer Loreal Resenha

Olá mio amore, tudo bem? Hoje vou falar da máscara que estou usando a Inforcer da Loreal! Ela é nova…

9 horas atrás

Receitas Para O Cabelo Crescer Rápido

Faça O Cabelo Crescer Rápido Você quer que o seu cabelo cresça mais rápido? Aprenda receitas para o cabelo crescer…

4 dias atrás

Sobrancelhas Postiças – Como Usar, Cuidados, Onde Vende, Valor

Sobrancelhas Postiças – Já ouviu falar? Nosso rosto é sem dúvidas a porta de entrada de qualquer lugar. Ter falhas…

1 semana atrás

Máscara Wella 30 segundos Resenha

Máscara Wella 30 segundos resenha Olá, amoreeee! Se você é como eu, vive numa correria danada, sabe bem que cuidar…

1 semana atrás

Manchas nas Axilas? Como Evitar

As mulheres possuem alguns dilemas comuns de beleza, e um deles é a axila escurecida e manchada. Sim, ela fica…

1 semana atrás

O que é Ballet Fitness?

Entre as opções de atividades aeróbicas disponíveis nas academias, está o ballet fitness, que consiste em uma espécie de dança…

1 semana atrás