Categories: Bem estar

Timidez

Muitas vezes, nesse mundo globalizado, cada vez mais competitivo e exigente, somos obrigadas a lidar com inúmeras situações sociais, como falar em público, coordenar subordinados, falar em reuniões, ir a festas e eventos em que se expor e manter diálogo são itens essenciais. Mas nem sempre conseguimos lidar com essas situações por conta da timidez.

A timidez é caracterizada por desconforto, inibição, insegurança ou acanhamento diante de situações de interação, seja pessoal ou profissional, onde a pessoa sente receio de expressar seus sentimentos e pensamentos.

A pessoa tímida se preocupa com a opinião alheia, com o que os outros vão pensar ou achar dela, além de sentirem medo de cometer erros e pagar mico. Assim, falar com estranhos ou com grupos se torna quase insuportável, gerando até mesmo algumas reações fisiológicas como suor, dor de barriga e mal estar.

Existem dois tipos de timidez: a situacional, onde o acanhamento só ocorre em situações específicas, como por exemplo, não conseguir conversar com pessoas do sexo oposto, mas lidar bem com autoridades ou público; e a crônica, onde a pessoa não consegue lidar com nenhum tipo de convívio social, mas que, com muito esforço e sacrifício, pode conseguir fazer parte de um ou outro evento social.

A timidez não traz comprometimentos sérios para a vida da pessoa, mas a faz ter uma vida com menos qualidade e empobrecida, já que existe a dificuldade, mas não a impossibilidade de fazer determinada atividade com envolvimento social. Assim, ela não é considerada um transtorno mental, já que para ser classificado como tal, é preciso trazer sérios e graves prejuízos para a pessoa.

Por isso, é muito importante diferenciar a timidez da fobia social, que é um transtorno que envolve um medo irracional e persistente em situações de desempenho social, que gera medo, ansiedade, evitação e esquiva de tais situações. Na fobia social, os sintomas fisiológicos são muito mais intensos, gerando muito sofrimento, um alto nível de ansiedade e podendo levar até mesmo a um ataque de pânico.

É preciso, também, diferenciar a timidez da personalidade introvertida, que faz com que a pessoa deseje e goste de estar voltada mais para si, para o interior, do que para o exterior, que pensa muito antes de expor algum pensamento ou antes de agir.

É claro que nós podemos ser tímidas em algumas situações e em outras não, mas estar de bem consigo, se sentir confiante, valorizada e capaz faz com que qualquer situação seja encarada naturalmente, sem medos, sem ansiedade. A timidez é algo com que você pode muito bem aprender a lidar, com terapia, autoconhecimento e dedicação; com toda certeza, você tem muito a ganhar quando supera todo e qualquer medo que te impede de ter uma vida de qualidade.

Beijos!!

Amanda (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Timidez
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

2 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

2 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

2 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

2 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

2 semanas atrás

Como fazer RECONSTRUÇÃO CAPILAR: As Melhores ⬅

Como fazer Reconstrução Capilar: O Guia Completo Muitas vezes nossos cabelos estão quebradiços e sem vida, isso pode ocorrer por…

2 semanas atrás