Categories: Cabelos

10 Dicas Pra Dar Fim Ao Ressecamento dos Fios!

É raro encontrar um cabelo que não tenha sinais de ressecamento, porque são muitos os fatores que causam o ressecamento e nós estamos muito expostos a eles.  Pra quem não sabe, os raios solares, a poluição, o cloro da piscina, o sal do mar, as químicas capilares várias outras coisas são responsáveis pelo ressecamento, inclusive shampoos que pH mais alto (alcalino), secador, chpainha e produtos que dilatam as cutículas dos fios, deixando-as vulneráveis.

Agora no verão a coisa piora muito, porque os fios ficam muito mais expostos, e o resultado disso é que quando chega a quarta feira de cinzas o cabelo prece estar chamuscado! rs

Aqui vale lembrar que qualquer tipo de cabelo, inclusive os oleosos, podem ficar ressecados, desde que submetidos a circunstâncias que causem o ressecamento. Falo isso porque muita gente acha que só os cabelos secos ficam ressecados (cabelo seco é diferente de cabelo ressecado), o que é uma inverdade.

Confiram abaixo algumas dicas certeiras pra manter o ressecamento bem longe!

1. Shampoo e Condicionador: Como Fazer a Escolha Certa?

Se você não escolhe o shampoo e o condicionador certos para os seus cabelos, é certo que ele vão ressecar, sobretudo em casos de cabelos quimicamente tratados, que são, por causa da química, mais frágeis, ressecados e vulneráveis.

Qualquer química capilar altera o pH dos fios, e na maioria dos casos isso significa um pH mais alto, ou seja, um pH alcalino, que deixa as escamas dos fios mais dilatadas. Se as escamas estão dilatadas, os fios ficam mais vulneráveis, de modo que os fatores que causam o ressecamento acabam tendo uma ação muito mais intensa, o que resulta em ainda mais ressecamento.

Assim, o certo é usar um shampoo mais ácido, pra “reduzir” essa alcalinidade, e é aí que tá o problema, porque a grande maioria dos shampoos possuem um pH um pouco mais alto, o que piora ainda mais o ressecamento! Os shampoos de pH neutro também são boas pedidas, mas é preciso ficar atento, sempre, ao pH dos shampoos e a indicação de cada um deles! Além disso, escolha produtos que sejam específicos para o seu tipo de cabelo, assim as chances de escolher errado reduzem muito!

Em relação ao condicionador, também é preciso tomar cuidado porque condicionador não é tudo a mesma coisa!

A função do condicionador é condicionador os fios e selar suas cutículas, o que, supostamente, resultaria em cabelos macios, brilhantes e fáceis de pentear. Só que cada condicionador tem uma indicação específica, e isso precisa ser respeitado. Por exemplo, um cabelo quimicamente tratado possivelmente responderá melhor a um condicionador com ativos reconstrutores, como aminoácidos e queratina. Cabelo cacheados tendem a se dar melhor com condicionadores nutritivos, que são ricos em óleos, manteigas vegetais ou ceramidas. Já os cabelos oleosos e mais finos respondem melhor a condicionadores hidratantes, que não pesam nos fios mas garantem a reposição de água.

É bom prestar atenção nisso, até porque o que é bom pra sua irmã, vizinha ou amiga pode não ser bom pra você, e isso não significa que o produto é ruim, mas sim que o seu cabelo não precisa daquilo naquele momento.

2. Hidratar é Preciso Sempre!

A estrutura do cabelo é formada por proteínas, lipídeos e água, dentre algumas outras coisas, e é preciso repor tudo isso vez ou outra porque o desgaste natural faz com que essas substâncias se percam. A necessidade mas básica dos cabelos é água, assim como do corpo, porque a hidratação, ou seja, a reposição de água, é essencial para a saúde e para a estrutura dos fios. Assim, não importa qual seja o seu tipo de cabelo, hidratação é necessária sempre. O que vai variar aqui é a frequência da hidratação, bem como a sua potência, porque quanto mais danificado estiver o cabelo, maior será a frequência das hidratações.

Via de regra, as meninas que fazem químicas capilares precisam de hidratação semanal, em alguns casos até mais do que isso, enquanto que quem não faz química, quem tem o cabelo virgem, precisa hidratar com uma frequência menor, mas ela sempre deve ser feita pra devolver os fios o que ele precisa.

Existem centenas, senão milhares, de máscaras de hidratação disponíveis no mercado, e é fato que as máscaras profissionais tendem a ser mais efetivas, pois, via de regra, a concentração dos ativos é maior, o que garante maior eficácia, mas também é possível encontrar produtos comerciais bem eficazes e com preços bem bons.

Uma boa opção pra quem usa máscaras comerciais é usá-las duas vezes por semana, logo após o shampoo e antes do condicionador pra manter a hidratação dos fios.  Vale lembrar que é importante, após remover o shampoo, remover também o excesso de água, de umidade, pra evitar que a máscara seja diluída, escorra e não penetre direito nos fios. deixe agir o tempo necessário, que é indicado no rótulo, enxágue até retirar todo o produto do cabelo e aplique o condicionador em seguida para selar as cutículas. Essa última etapa pode ser “pulada” caso a máscara tenha o pH mais baixo, é dizer, ácido.

Pra quem quer ainda mais praticidade, mas não abre mão da alta eficácia, as ampolas são as melhores opções. Elas são pequenas, de dose única, são de rápida aplicação (de um a três minutos), de ação imediata e custam menos que as máscaras.

Existem ampolas com funções diversas e é preciso saber escolher de acordo com as necessidades do seu cabelo. As ampolas hidratantes e nutritivas são as mais indicadas para combater o ressecamento dos fios. Existem ampolas de uso profissional e ampolas comerciais, e elas também são muito boas, e, melhor, baratas!

Máscaras caseiras também podem ser usadas para combater o ressecamento, e elas podem ser feitas de abacate, de iogurte natural, de mel e por aí vai.

Não importa qual a sua escolha, qual produto você prefira, o que importa é hidratar fios, e hidratar da maneira correta, usando as quantidades indicadas e com a frequência certa.

3. A Lavagem dos Fios

Tem gente que acha que lavar o cabelo é só molhar, passar shampoo, enxaguar, passar o condicionador e enxaguar em seguida, mas não é. A lavagem correta faz toda a diferença, e esse é um grande diferencial de quando lavamos os fios no salão, por exemplo. Já observaram que a lavagem em salão deixa os fios mais bonitos? É que lá todos os detalhes são observados.

Observa-se a temperatura da água, que não pode ser quente, já que a água quente resseca os fios, o que não é nada bom para os cabelos. É preciso ficar de olho, ainda, na completa remoção do shampoo e do condicionador, pois se eles não forem removidos completamente os fios ficarão opacos e ressecados.

Outra coisa importante é não torcer os fios para enxugá-los, já que isso leva a quebra do cabelo.

4. O Uso Dos Finalizadores

O combate ao ressecamento vai além do uso de máscaras, shampoo e condicionadores. É preciso usar finalizadores pra evitar que os fios ressequem ao longo dia. Além disso, são eles que protegem os cabelos e evitam que muitos dos agentes causadores do ressecamento atinjam o cabelo.

Quando for escolher um creme de pentear ou leave-in opte sempre pelos que oferecem proteção solar, pois eles protegem os fios da ação dos raios solares, que ressecam a oxidam a cor dos fios, deixando-os desbotados. O leave-in também tem que ser escolhido de acordo com cada cabelo, porque cada um tem ativos com finalidades diferentes.

É bem legal apostar num óleo finalizador, pois, via de regra, ele possui propriedades hidratantes e nutritivas, e formam uma espécie de filtro que protege os fios, evitando a perda de água, e isso, é claro, evita que o cabelo fique ressecado.

Os Extras:

  1. Muito cuidado com o uso excessivo da chapinha e do secador, pois eles ressecam demais os fios. Antes de usá-los aplique nos fios um protetor térmico, o que vai reduzir os danos.
  2. Lance mão das umectações capilares ao menos duas vezes por mês. As umectações são feitas com óleos e manteigas vegetais e servem pra repor lipídeos, o que garante que os fios fiquem mais domados, menos volumosos, além de mais macios e brilhosos.
  3. Nunca faça uma reconstrução sem hidratar os fios antes, pois a reconstrução tende a deixar o cabelo “duro”, e se você não hidrata antes o resultado é pior ainda.
  4. Cuidado com o excesso de shampoos a seco e mousses que não tenham ação hidratante, bem como produtos com álcool na composição, que ressecam os fios a longo prazo.
  5. O uso do shampoo antirresíduos, também conhecido como shampoo de limpeza profunda, deve ser feito com parcimônia, já que o seu pH é bastante alto, é dizer, alcalino, o que significa que ele abre as cutículas dos fios para limpar profundamente e acaba gerando um maior ressecamento. O ideal é que esse tipo de produto seja usado apenas uma ou duas vezes ao mês, e sempre seguido de uma boa hidratação!

Todas essas dicas são simples e fáceis de seguir, mas garantem um ótimo resultado.

 

10 Dicas Pra Dar Fim Ao Ressecamento dos Fios!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Disqus Comments Loading...

Postagens recentes

Wella Color Perfect como usar e benefícios

Wella color perfect como usar, benefícios Quem nunca testou a Color Perfect meninas? Quer saber os benefícios da Wella Color…

11 horas atrás

Cabelo Com Efeito Molhado: Como Fazer? Quais Produtos Usar?

Cabelo Com Efeito Molhado Virou tendência, e todo mundo quer saber como deixar o cabelo com o aspecto molhado. O…

1 dia atrás

Coloristas de Cabelos Coloridos: Perfis Para Seguir No Instagram

Coloristas de Cabelos Coloridos O Instagram é uma ótima maneira de se atualizar e encontrar fashionistas do mundo todo e…

2 dias atrás

Cabelo Cacheado Loiro: Cabelos Para Se Inspirar e Copiar

Cabelo cacheado loiro Com a moda dos cacheados e a transição capilar para cabelos cacheados em 2017 - a juba…

2 dias atrás

Wella Fusion Máscara para que serve?

Wella Fusion Máscara Já conhecem a Wella Fusion máscara? Essa nova linha da Wella Professionals é específica para cabelos danificados…

3 dias atrás

Óleo de Rosa Mosqueta Na Pele 10 Benefícios [Infográfico]

A rosa que chamou atenção da indústria promete mandar embora muito do que incomoda as mulheres: manchas na pele, rugas,…

4 dias atrás