in

Escova de Ácido Glicoxílico Alisa o Cabelo?

A Bianca perguntou lá no Face o que eu achava sobre o ácido glioxílico, e resolvi transformar a resposta em um post.

Partindo do princípio, só é possível alisar um cabelo “quebrando” as pontes de enxofre da cistina, e isso se faz  com ativos  como o tioglicolato, a guanidina, e os hidróxidos, por exemplo.

Além desses ativos, o formol também consegue quebrar essas pontes e mudar a estrutura dos fios.

Como o formol, queridinho da mulherada durante muito tempo, foi crucificado em praça pública (diga-se, no Fantástico), com toda a razão, começou uma busca por novas soluções.

Daí surgiram as escovas de ácido glicoxílico e carbocisteína, que prometem alisar os fios sem causar danos.

O ácido glioxílico, conhecido como ácido formilfórmico , é um ácido aldeídico, assim como o formol.

É esse ácido que possui ação desestruturadora e que rompe as estruturas da cisteína, “quebrando” as pontes de enxofre e alisando os fios.

Esse assunto já foi tema de palestra no Congresso de Tricologia, e a Profª Dra. Maria Valéria Robles, que faz parte da Câmara Técnica da Anvisa, foi clara quanto ao assunto: ácido glioxílico, quando aquecido, se transforma em formol!

Nas palavras dela, “o ácido glioxílico é o formol disfarçado”.

Precisa dizer mais alguma coisa?

Bom, caso tenha algum químico por  aqui (ou um tricologista) peço que explique  nos comentários como a coisa funciona, tá?

Já entrei em contato com um tricologista e assim que receber a resposta para todas as minhas dúvidas, publico aqui!

Beijos

Ju Lopes

5.8/8 - (7 votes)

Written by Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima. Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas.