Categories: Cabelos

Agentes nocivos no shampoo – Parabenos

Quando fiz o post sobre a possibilidade de dispensar o uso do shampoo, pesquisei bastante os motivos que levam as pessoas a optarem por deixar de usar, pois, na minha cabeça, não entrava a ideia de limpar o cabelo com outra coisa que não fosse shampoo, vez que, de forma geral, nunca tinha imaginado o shampoo como sendo um vilão.

No entanto, estudando para o post, descobri que alguns compostos presentes na fórmula de alguns shampoos agridem muito os fios e o couro cabeludo e, na maioria das vezes, estas agressões não são perceptíveis por todas as pessoas (meu caso) de imediato.

Foto: Reprodução

Pensando nisso, resolvi fazer uma série de posts explicando para vocês sobre alguns agentes nocivos presentes nos shampoos que causam reações alérgicas.

O primeiro post é sobre os parabenos.

Quimicamente, os parabenos são resultado da junção de um oxiácido com álcool e sua função principal para os cosméticos em geral é a de conservante antimicrobiano, o que, por evitar a proliferação dos micróbios, faz com que o produto dure mais tempo.

Não é difícil identificar os parabenos na embalagem do shampoo, geralmente, a palavra é terminada em algo com “il”, no caso, o metil, benzil, butil, prepil, dentre outros “ils”.

O bafafá sobre os parabenos

Alguns tipos de parabenos são tóxicos e causam alergias e irritações.

As más línguas (escrevo más porque não há comprovação científica sobre o assunto) dizem que em alguns casos de câncer de mama detectou-se a presença de parabenos nos tumores.

Todavia, uma crítica foi feita pelo farmacêutico bioquímico Gustavo Boaventura, pois, no caso na detecção da presença de parabenos em tumores, não foram feitas análises em tecidos normais.

O que fazer?

Embora os parabenos não sejam os causadores do câncer de mama (repito, não há comprovações científicas que relacionem os parabenos com o câncer de mama), mas há estudos que apontam que alguns tipos de parabenos são tóxicos (butil, benzil).

Aos mais sensíveis, eles causam alergias e irritações, por isso, na dúvida, opte por produtos livre de parabenos (pode ser que na embalagem esteja escrito paraben free).

No Brasil, a Tânagra fabrica alguns produtos livres de parabenos e a Natura, fabrica todos livres de parabenos desde 2010.

Alguém sabe de mais alguma empresa?

Beijos.

Dani

Agentes nocivos no shampoo – Parabenos
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Melhor Protetor Solar Para o Rosto: Marcas, Diferenças, Preços

Conheça os melhores protetores solares para o rosto Os protetores solares para o rosto a muito tempo deixaram de ser…

5 dias atrás

Primer Smashbox Resenha: Como Funciona, Diferenças, Como Usar

Primer Smahbox Resenha Maquiagem escorrendo, úmida e com brilho é comum em quem sofre com oleosidade excessiva. Já os poros…

1 semana atrás

Como Tirar Mancha de Espinha Do Rosto: Ácidos, Melhores Tratamentos

Os tratamentos estéticos estão cada vez mais modernos e eficazes, são sem dúvida grandes aliados para quem busca um rosto…

3 semanas atrás

Cabelos Longos Com Franja: Cabelos Para Se Inspirar e Copiar

Cabelos Longos Com Franja Tá querendo mudar o visual mas não quer abrir mão do comprimento do cabelo? Que tal…

3 semanas atrás

Cabelos Ruivos Curtos: Fotos Inspirações

Cabelos ruivos curtos Tons de vermelho podem ser morango, cobre, castanho avermelhado, vermelho uva, mesclados em tonalidades mais discretas ou…

3 semanas atrás

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

4 semanas atrás