Categories: Cabelos

Alimentação que fortalece os cabelos

Alimentação que fortalece os cabelos

Alimentação que fortalece os cabelos

Dicas de beleza, tratamentos mirabolantes, produtos milionários podem sim fazer um milagre. Contudo, é a alimentação que fortalece os cabelos, por isso, para ter um cabelo realmente saudável é muito mais fácil – e barato – do que imaginamos. Afinal, como parte do nosso corpo, o cabelo sofre os efeitos daquilo que ingerimos e por algumas doenças que podemos ter.

Para tratar tanto o couro cabeludo, como os fios em si, com nutrientes essenciais também é preciso ter uma alimentação que fortalece os cabelos de forma correta e saudável. Afinal, repor nutrientes através de produtos químicos nem sempre adiantará e uma profunda nutrição de dentro para fora é a que traz melhores resultados.

Por exemplo, você sabia que uma alimentação pobre em proteínas e ferro pode acelerar a queda de cabelo? E a falta de algumas vitaminas e minerais no organismo influencia diretamente na perda de brilho e força dos fios, ocasionando a quebra?

Então, se liga em algumas dicas que vão não só tornar seu cabelo mais bonito, como vão, de quebra, melhor sua saúde como um todo.

 Água

Nem precisava falar né? Todo mundo sabe o quanto a ingestão diária de água pode beneficiar nosso sistema digestivo, rins, a própria pele e, saiba também que ela é fundamental na condução de nutrientes até o bulbo capilar. Portanto, encha esse copo e manda ver. Ainda mais em temperaturas elevadas do verão.

Carne vermelha

Segundo um estudo publicado na Dermatology Clinic (revista especializada em dermatologia) o consumo diário de 120g de carne vermelha magra previne o ressecamento dos fios. Afinal, a ingestão da proteína somado a uma ingestão regular de água evita a abertura das cutículas capilares.

Cenoura

Que o mundo gosta de uma cenourinha no verão para dourar o bronzeado todos já sabemos, mas você sabia que o betacaroteno – responsável pela cor alaranjada da cenoura – é um antioxidante que evita não só a queda dos fios, mas a perda de pigmentação que torna os cabelos grisalhos? Isso graças à ação de combate aos radicais livres que o nutriente possui.

Além disso, a vitamina A presente na cenoura ajuda na manutenção de um couro cabeludo saudável e evita a produção excessiva de oleosidade do fio.

Quantidade ideal para você: 1 unidade média por dia.

Espinafre

O espinafre é o alimento indicado na reposição de ferro no organismo. E este mineral auxilia na nutrição dos folículos capilares pois estimula a produção de glóbulos vermelhos. Por isso, se você apresentar sintomas de perda de brilho, ressecamento, fraqueza e queda capilar verifique se você não está com a taxa de ferro baixa.

Outro nutriente importante, é a clorofila (que deixa a folha bem verde), que junto com o ferro equilibra, também, a oleosidade do couro cabeludo.

Quantidade ideal para você: 1 prato de sobremesa por dia.

Aveia

Os grãos de aveia contém um mineral chamado silício que ajuda a estruturar a queratina – proteína do cabelo. Além disso, as vitaminas do complexo B e o zinco, que também são ingeridos por meio da aveia, otimizam a produção das células no bulbo capilar – o que acelera o crescimento do cabelo – e controlam mudanças hormonais que podem ocasionar a queda.

Quantidade ideal para você: 1 colher de sopa

Salmão

O salmão também é grande fonte de proteína – para aqueles que não são muito fãs de carne vermelha. Além disso, o ômega 3 e o selênio encontrados no peixe combatem inflamações, o que previne a caspa, e ajudam a proteger o couro cabeludo contra radiação UV, além de melhorar a circulação.

Quantidade ideal para você: 1 filé médio pelo menos três vezes por semana.

Laranja

Sabe o bagaço que todo mundo joga fora? Então, é justamente lá que está o principal ingrediente que ajuda a “limpar” seu organismo. Apesar de indesejado para a maioria das pessoas, o bagaço contém pectina, uma fibra que absorve toxinas corporais, eliminando-as. Essas toxinas em excesso contribuem para o aumento da oleosidade e surgimento de caspa.

Quantidade ideal para você: 1 unidade por dia.

Iogurte magro

Os aminoácidos do alimento fortalecem a fibra capilar evitando quebras e acelerando um crescimento com brilho. Além disso ele contém também as vitaminas do complexo B como na aveia.

Quantidade ideal para você: 1 copo (200 ml) por dia.

Castanha-do-pará

Além dos conhecidos efeitos nas dietas de emagrecimento, a ingestão de castanhas-do-pará também ajuda a aumentar suas taxas de zinco, o que melhora significativamente o crescimento e desenvolvimento dos fios, reduz a oleosidade e previne a descamação do couro cabeludo.

Quantidade ideal para você: 2 unidades por dia.

Além das dicas sobre alimentação que fortalece os cabelos, que estimulam e nutrem o couro cabeludo e fios, é bom saber quais são os vilões do nosso organismo. Açúcar, carboidratos refinados (o do pão branco e das massas) e álcool, quando ingeridos em excesso desequilibram os hormônios o que tem efeito direto nos folículos capilares. Diminuir a ingestão de café também pode ajudar o seu organismo a absorver melhor o ferro que auxilia no crescimento de cabelo.

Alimentação que fortalece os cabelos
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

BB Cream: Qual o melhor? Benefícios, Como Usar?

BB Cream: qual o melhor? 🧐 ✅ Benefícios, como usar, dicas para ter uma pele de rica 🙋 Se produtos baratinhos…

4 dias atrás

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

2 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

2 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

3 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

3 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

3 semanas atrás