Alisamento com Guanidina

Após o furdunço gerado pela reportagem do Fantástico, achei que deveria começar a falar dos sistemas tradicionais de alisamento e relaxamento, pra que a gente possa analisar as opções direitinho e decidir o que colocar nos cabelos.

Guanidina é uma coisa que eu sempre tive preconceito, o que prova a burrice de todo preconceito, porque eu sequer conhecia a dita cuja.

A guanidina, ou hidróxido de guanidina, é, na verdade, uma mistura de carbonato de guanidina com hidróxido de cálcio. Ressalte-se que essa “mistura” não vem pronta e deve ser feita pelo cabeleireiro,  que deve ter MUITO conhecimento sobre a guanidina, vez que se for colocado uma quantidade maior de cálcio o cabelo pode ressecar e quebrar.

Foto: Reprodução

Sua ação é mais potente que a do tioglicolato, mas menos potente que o hidróxido de sódio e o hidróxido de lítio. Além disso, o alisamento feito com a guanidina é mais lento, vez que ela contém moléculas maiores.

O resultado obtido vai desde cachos mais soltos até um alisamento total, sendo indicada para cabelos crespos, grossos e afro, quer sejam virgens ou já submetidos a guanidina.

Como possui um pH alto, em torno de 12, 13, não é recomendado a utilização de produtos com amônia, vez que a amônia aumenta ainda mais o pH. Para quem usa guanidina e quer colorir os fios, o indicado são as tinturas sem amônia, que não interferem no interior do fio ou as que possuem oxidante ( água oxigenada) de até 20 volumes, que danifica menos a fibra capilar.

Alguns cabeleireiros dizem que o cabelo com guanidina pode sim receber tintura e mechas, desde que o cabelo esteja absolutamente saudável e que “passe” no teste da mecha, que é o que determina, na verdade, se o cabelo pode ou não receber determinada química.

Foto: reprodução

A parte boa da guanidina é que ela é, das bases alisantes, a que menos interfere na cor dos fios. Caso o cabelo fique opaco,  a “culpa” é do pouco enxágue, pois a  guanidina deve passar por um processo de enxágue em abundância para que não fiquem resíduos de carbonato de cálcio, que age endurecendo os fios.

O importante aqui é saber que a guanidina NÃO é compatível com o tioglicolato e com o hidróxido de sódio, portanto, MUITO cuidado ao mudar as bases alisantes!

Outra coisa, cabelo com progressiva ( formol)  não deve ( é diferente de “não pode”) receber guanidina, pois pode sobrecarregar o fio e gerar a quebra.

Como a guanidina não combina muito bem com descoloração ( Não mesmooo!), já vi que ela não é pra mim, porque essa alma loira jamais viverá sem descolorante!

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br /https://www.facebook.com/JuLopesPE

ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Minha Página
Saiba Mais

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

contato@patricinhaesperta.com.br / redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

Alisamento Com Tioglicolato
Como Cuidar De Um Cabelo Com Progressiva?
Tags:

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

13 respostas para “Alisamento com Guanidina”

  1. Ana Clara disse:

    Eu tenho cabelo descolorido e tenho guanidina, meus fios estão normais, não são lindos mas estão bem, mas tenho rotina de hidratação, nutrição e reconstrução, hidrato meu cabelo de 2x a 3x dependendo da necessidade do fio, o importante antes de aplicar a quimica é reconstruir o cabelo com queratina 1 dia antes, e depois do procedimento reconstruir no mesmo dia, de preferência fazer uma cauterização.

    Larguei a guanidina, pq vou assumir meus cachos, meu cabelo tá meio ondulado, com as pontas cacheadas, quero ele todo cacheado^^

    bjs!

  2. Alessandra Morais disse:

    Eu tenho o cabelo alisado com guanidina da marca Felithi Cosméticos, é um tipo realinhamento térmico que proporciona cabelos mais lisos e redução de volume.

    O meu cabelo é ondulado, e com este alisamento fica cerca de 90% mais liso e natural. Eu não tenho muita paciência para cuidar de cabelo ondulado, por isso optei pelo alisamento, que pra mim é mais prático pra cuidar do cabelo.

    Claro, que como toda química o cabelo precisa ser hidratado e reconstruido. O meu cabelo também tem mechas loiras. Eu hidratao toda vez que preciso lavar, e a reconsrução é feita a cada 15 dias. Eu intercalo produtos profissionais com os produtos baratos.

    * O meu cabelo chegou a passar por um relaxamento feito com hidróxido de sódio, mas quebrou muito o meu cabelo, então decide mudar de produto, esperei o meu cabelo crescer e procurei uma outra cabelereira que fez esse realinhamento térmico.

    Amei!!!!

  3. Bruna disse:

    Boa tarde, eu tenho luzes no cabelo, qual tipo de alisamento vc recomenda?

    Obrigada

  4. Tati disse:

    Olá!
    Faço retoque de raiz a cada tres meses com guanidina, faço mechas com 30 volumes, (já fiz com 40, mas o cabelo estava uma porcaria)a cada tres meses e faço escova London, era num intervalo de tres meses agora vai para seis.
    tem q hidratar muito, mas o resultado está muito bom. Depois que reduzí o vol da oxigenada e passei a me comprometer a usar produtos de qualidade no cabelo e fazer a hidratação toda semana, tenho que falar q a guanidina não é esse monstro que pintam por aí. é só cuidar dos cabelos.Hoje, qdo aplico o alisante ou qdo faço mechas, o cabelo nem cai, nem quebra.

  5. Lindinalva disse:

    MEUS CABELOS SÀO MUITO CRESPOS, E FINOS MAS FAÇO RELAXAMENTO COM GUANIDINA,ATÉ QUE VEM DANDO CERTO,MAS AS VEZES FICA BASTANTE QUEBRADO, O QUE DEVO FAZER? QUAL O TIPO DE CAUTERIZAÇÃO QUE DEVO USAR ? A MANTEIGA DE KARETE É UM BOM PRODUTO PRA QUEM USA A QUERATINA?

  6. Ale Silva disse:

    Sempre relaxei meu cabelo com hidróxido de sódio, ontem mudei de cabeleireira que passou hidróxido de carbono da marca Avlon médio, porem meu cabelo é crespo e nao pegou muito bem.
    Ela comentou que da proxima vez vai usar guanidina por ser melhor a penetração do produto no cabelo, mas há mais ou menos 5 anos atras eu ja tinha passado guanidina no meu cabelo e não pegou, no entanto q depois de 15 dias, fui fazer o retoque, mas nao adiantou nada.

    A minha pergunta é: No caso do meu cabelo é acostumado com sódio, no próximo retoque usar a guanidina?

  7. Damares disse:

    Eu comprei a guanidina mas usei e não tive nenhum efeito eu não soube fazer as medidas certas por favor alguem pode me dizer a medida de emulção e quantidade de hidróxido que preciso para um cabelo bastante enrolado e cheio até os ambros meu cabelo é mega enrolado se puder por favor me mande um email damarescos@hotmail.com

  8. Fernanda Miguel disse:

    Sempre usei hidroxido de sodio..fui retocar a raiz em outro salão q não era de meu costume e a cabeleireira usou guanidina..(sem q eu soubesse e mesmo eu falando q eu usava h.d.sódio)…meu cabelo ficou duro em algumas partes e não com balanço como d costume. Ela disse q devido a guanidina ser da família do hidroxido era compatível com o h.d sodio..meu cabelo começou a quebrar..a pergunta é: posso retocar a raiz voltando a usar o hidroxido de sódio?? Vai fazer 3 meses q usei a guanidina..será q o uso do h.d sodio vai fazer com q meu cabelo caia por incompatibilidade?? Grata

  9. ERICA LIMA disse:

    Estou com uma enorme interrogação na cabeça e preciso de ajuda para eliminar com ela, aliso meu cabelo faz anos (GUANIDINA SALON LINE,PARA CABELOS FINOS ) só que a um ano e meio atrás comecei RELAXAR com AMACIHAIR DA EMBELLEZZE o problema é que em menos de 2 meses minha raiz esta enrolando muito, o relaxamento ele sai do cabelo com um tempo ?

  10. cristiane disse:

    eu retoco minha raiz com guanidina ha 2 anos faço hidrataçao com a linha amend gold blak e bepantol(uma tampinha )meus cabelos sao fortes e brilhantes de 4 em 4 meses faço escova semi definitiva sempre hidratando e calterizando com a linha vizcaya nao tenho do q reclamar,o segredo é hidratar sempre

  11. Kaka Silva disse:

    Ei pessoal. Fiz reconstrução no salão com produtos da Avlon e, posteriormente, o relaxamento com guanidina. Depois disto, lavo os cabelos com os mesmos produtos e faço a hidratação semanalmente. Tenho fios brancos e já há 4 meses, não passo nenhuma tinta e nenhum tonalizante. O que posso usar? Alguém poderia indicar algum produto?
    Bjos.
    Kaka Silva

  12. naiara disse:

    Olá.
    Meu cabelo(o pouco que restou dele)está alisado nos fios e crespo na raiz e não sei o que fazer!!!Socorro!
    Usava tio há quase 20 anos.Mudei para niteroi e aí começou o Inferno.
    Já usei :escova fox,uma outra que nao sei o nome mais que tinha tanto formol que tive que tomar medicamentos por intoxicação.Depois usei hidróxido,mas naõ sei de que,
    Todos os lugares que vou explico que usei o tio e que queria continuar,pois dava certo ,nao alisava demais e tirava o volume.Mas nao adianta aqui parece que só existem essas escovas esquisitas!
    Meu cabelo caiu quase todo e continua caindo mas cresce,pois tomo medicamento pra isso,do dermato.Mas agora ele tá ralo caindo e com raiz ralinha mas crespa.Tá estranho.horrível.
    O que eu posso usar?tenho que cortar tudo?
    Me de uma sugestao e se alguem conhecer um salão DECENTE em niteroi,rj me indique por favor.Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.