Alisamento Com Tioglicolato

O tioglicolato de amônia, que chamaremos de “tio” ( super íntima e tal…hahaha), é um ativo químico obtido pela reação entre o ácido tioglicólico e o hidróxido de amônio que remodela a forma dos fios, sendo indicado tanto para relaxamentos suaves quanto para alisamentos.

O Tio age no córtex, desestruturando as ligações de cistina, que é o tal do aminoácido que representa 36% da fibra capilar e é o responsável pela forma e resistência dos fios.

Ao desestruturas as ligações de cistina, pode-se dar nova forma aos fios, sendo que o resultado depende tanto da textura original dos fios quanto da vontade da pessoa, que pode optar por cachos soltos ou liso intenso.

O pH do Tio é de 9 a 9,5, o que faz com que a fibra capilar se expanda e as cutículas se abram, o que facilita a entrada do alisante, que vai quebrar as pontes de cistina e moldar os fios.

Esse processo sempre é finalizado com um neutralizante, que vai equilibrar novamente o pH dos fios. Como seu poder de alisamento não é tão intenso como o dos hidróxidos, o Tio alisa menos, mas, em compensação, estraga menos.

Foto: Reprodução

Como todo agente alisante, o Tio pode causar ressecamento e desgastar os fios, além de desbotar um pouco a cor, mas nada muito absurdo.

A pergunta que todas queremos fazer: Tá, mas quem pode fazer uso do Tio?

O uso do Tio depende de um disgnóstico da fibra capilar, é dizer, do velho teste da mecha, pra ver a resistência dos fios, bem como a compatibilidade ou não com algum ativo presente no cabelo.

Pode usar Tio e platinar depois? Não! Quem usa o tio pode sim fazer mechas e ficar loira, mas não pode descolorir completamente, pois deve-se usar, no máximo, oxidante de 30 volumes.

De todas as chamadas “químicas limpas”, a que mais me agrada, porque agride menos os fios, é o Tio.

Já até falei no Cabelos Loiros e vou repetir aqui: o X-Tenso, da L´Oréal, é um alisamento com TIO que pode ser usado em cabelos loiros e com mechas. É um produto seguro e que proporciona um liso bem bonito.

Tenho pensado MUITO em aderir ao Tio… Vou pesquisar mais alguns produtos e depois conto aqui, tá?

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br /https://www.facebook.com/JuLopesPE

Alisamento Com Tioglicolato
5 (100%) 1 Voto

Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Minha Página
Saiba Mais

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

contato@patricinhaesperta.com.br / redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

X-Tenso Care Escova Liso Molecular Cabelos Coloridos
Alisamento com Guanidina
Tags: ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

37 respostas para “Alisamento Com Tioglicolato”

  1. Gih** disse:

    eu uso tioglicolato desde os 12 anos rs agora com 23 nunca causou danos não é claro tem que ter um bom acompanhamento de hidratações nutrição reconstrução… cuidando direitinho não ocorre danos algm..é minimo…

  2. Juliane disse:

    Ju onde vende o X-Tenso, da L´Oréal???

  3. lilian disse:

    Ótima opção para dar fim ao formol.
    Beijos.

  4. Karina disse:

    Ju, para alem da L’oreal, que outras marcas posso encontrar?

  5. Juliete disse:

    Oi lindissimas!

    Ju, eu faço a Loreal X tenso…
    Realmente funciona deixa as madeixas lisas mas tem que cuidar viu,
    E sempre tem que fazer o teste de mecha antes pois tem cabelo que nao aguenta…
    eu tenh luzes no cabelo então o cuidado é redobrado…sempre hidratar e usar bons produtos
    E nao sai com o tempo…fica forever,so ir fazendo a raiz…vale o preço viu!
    beijinhos

  6. liliane disse:

    EU SEMPRE USO ALISANTE PARA REDUZIR MEUS CACHOS E EU ACHO BOM TIOGLICOLATO MAS APOS PASSAR TEM QUE HIDRATA MUITO BEM OS CABELOS POIS SER NAO FICA SECO.

  7. cleidinha disse:

    parabens pelo saite amei viu !!!!! gosto de acessar pq fico informada sobre tudo que eu quero saber obrigado !!! bj

  8. bruna disse:

    oie e onde encontro esse produto ou só nos salões de beleza que dá pra fazer?

  9. Camila disse:

    Boa tarde pessoal

    Eu uso tio faz muitos anos, alias também sou formada em cabelo e gosto muito dele, eu era ruiva e agora uso californianas a descoloração só nas pontas do cabelo e posso dizer que com o tio pude descolorir mas no máximo com ox de 30 e com muito cuidado sempre observando o tempo e hidratando muito o cabelo fazendo cauterização e aparando as pontinhas porque o tio resseca um pouco o cabelo e pode haver quebra se não cuidar e de uns anos pra ca venho usando o X tenso que é maravilhoso e antigamente usava o da Amend que também é bom mas o da Loreal é melhor ainda no caso o da Loreal pode ser encontrado em qualquer site que venda Loreal aqui na minha cidade encontro em lojas de cosméticos aqui ele sai em torno de 45,00 só o tubo do alisante e o neutralizante por volta de 11,00 na internet já vi até por 70,00 vale a pena pesquisar.
    bjus

  10. jane disse:

    ola. por favor, alguem sabe informar qual a base alisante do produto da portier ? estou em duvida se ha formol nela ou nao. obrigada,

  11. Gui disse:

    Pode cair dentro do Tio com muita hidratação depois viu? Sou fã do blog, e também não aprovo essas escovas com formol de jeito nenhum! O tioglicolato é mais suave no efeito mas é seguro… Eu faço em casa! E depois hidrato com Bioextratus Queravit, hidratação de abacate com qq creme, ou Natura Hidratação Reparadora. bjs.

  12. simone disse:

    Queridas amigas espertas use o ¨TIO ¨para não terem problemas com as proformol da vida o cabelo com tio fica maravilhoso eu aderi ao x – tenso lòreal eu mesma apliquei e amei o resultado . As escovas marroquinas e outras da vida, sem formol são só para tratar o cabelo. façam uma troca esperta !

  13. Monica disse:

    Estou fazendo curso de cabeleireiro na Loreal, e estou gostando muito. E já fizemos as aulas praticas com tioglicolato e hidroxido, e guanidina. Realmente o tio fica lindo. Agride menos e o cabelo fica super brilhoso, mas não deixa de ser quimica forte. A pessoa tem que ficar hidratando o cabelo. E hoje (08/02/12)fizemos pratica com guanidina mais facil de fazer do que o TIO…rs Aproveitem meninas!!!

  14. bruna disse:

    camila vc passa em casa?será que vc poderia me explicar um pouco mais?bjooo

  15. Vanessa disse:

    Também quero saber a onde vende o X-tendo da Loréal ??

  16. Ana Paula disse:

    Fiz há uns 4 anos um alisamento a base de “tio”! Meu cabelo quebrou, não era loiro e nem tinha mechas. Uma tristeza, tive que ir cortando, cortando… para minimizar o estrago. Não recomendo, ele é quase sempre imcompatível com qualquer quimíca. Não fui à única pessoa que deve más experiências com esse produto. Alguns cabelereiros não utilizam de jeito nenhum produto com esse ativo. Consulte sempre um profissional.
    Abraços e boa sorte!

  17. fabricia disse:

    Boa noite! Tive uma experiência muito ruim com o tio, meu cabelo quebrou bastante. Eu uso ótimos produtos, como loreal professionel, mas nada adiantou, tive que cortar até a orelha e até hoje sofro com os estragos, mesmo após um ano de cuidados.

  18. fabricia disse:

    Além dos cuidados com bons produtos, eu não pinto o cabelo, mesmo assim sofri com o corte químico difícil de ser tratado/eliminado, mas se com tudo isso você optar pelo uso do tio, então que realize o processo com um profissional e jamais em casa.

  19. Karla disse:

    O Photon Hair da Tânagra também é a base de Tio, eu faço há anos, tem um efeito ótimo, mas com certeza resseca um pouco.

    • Nicinha disse:

      Boa tarde!
      Tive uma experiência recentemente, muito ruim.. Aplicaram no meu cabelo que tem luzes mais de 50% produto da Inoar a base de Tio.Segundo a profissional ela desconhecia o produto. Aplicou achando que era a progressiva marroquina. Colocou o produto, secou com o secador e passou a prancha o que causou a quebra do cabelo. Meu cabelo estava tão hidratado que depois dessa esta totalmente poroso!Me ajude, o que faço pra recuperar os meus cabelos!Já estou usando a linha Maroccanoil: Hidratação, e levin…Socorro! Estou desesperada!
      Beijos,

  20. Nicinha disse:

    Boa tarde!

    Tive uma experiência recentemente, muito ruim.. Aplicaram no meu cabelo que tem luzes mais de 50% produto da Inoar a base de Tio.Segundo a profissional ela desconhecia o produto. Aplicou achando que era a progressiva marroquina. Colocou o produto, secou com o secador e passou a prancha o que causou a quebra do cabelo. Meu cabelo estava tão hidratado que depois dessa esta totalmente poroso!Me ajude, o que faço pra recuperar os meus cabelos!Já estou usando a linha Maroccanoil: Hidratação, e levin…Socorro! Estou desesperada!
    Beijos, obrigada!

  21. leca disse:

    Faço uso do tio a muitos anos,meu cabelo é grosso,indomável,perdia muito tempo todos os dias desembaraçando e só saia com ele preso,molhado e cheio de creme,depois que comecei a alisar ficaram totalmente manuseáveis,brilhoso e cheios de vida,o ressecamento é natural por se tratar de química mas nada que uma boa hidratação semanal não resolva! Detalhe,sempre fui loira,por mais de 10 anos descolori meu cabelo e alisava ao mesmo tempo,minha fibra é muito boa,aguenta horrores de químicas,deixei de ser loira a uns 2 meses e o meu cabelo continua saudável,nunca deixarei de usar o “tio”

  22. Rosanaail.com disse:

    Jane, a Portier Fine tem formol sim, e não é pouco não…. fiz umas três vezes no meu cabelo e fica sempre muito bom. O problema é que toda vez tenho que ir pra uma salinha separada e etc por causa do cheiro do formol. Além dos males que pode trazer pra saúde, por isso voltei à fazer a escova X-Tenso que é e sempre foi o meu xodó….

  23. Gisele disse:

    a linha Nazca é confiável?

  24. Jessica disse:

    Olha, eu fiz uma definitiva com os produtos da Nazca, Sfera, pra ser mais precisa. Meu cabelo é pintado de preto e era descolorido embaixo, mas fazia meses que não aplicava nada. Quando fiz o alisamento sai do salão parecendo diva de comercial de Shampoo, mas depois de 3 dias quando tive que lavar, meu cabelo ficou terrível!!! Ele era cacheado, e depois da definitiva os cachos continuaram, porém esticados, secos e completamente sem vida. Me arrependi até o último centavo. Então a cabeleireira ficou com medo de que eu pusesse a fama dela em risco e fez uma cauterização uma semana depois. Enfim, agora meu cabelo até que fica meio liso, mas bem meeeeio mesmo, embaixo ainda está enrolado, não sei mais o que fazer! Alguém pode me ajudar?

  25. Jessica disse:

    E como se já não fosse o suficiente toda a tragédia e dinheiro jogado fora, agora meu cabelo está começando a ondular de novo 🙁

  26. Maraisa disse:

    Oi, Ju, fiz uso do Tio Há menos de 1 mês e queria fazer umas mechas, só q o q usei é da Matrix, será q tem problema? Dizem q é a mesma coisa q o X Tenso, só q de outra marca. Você sabe me dizer se é mesmo?
    Brigadin, e estou adorando suas dicas.
    Bjs e até mais

  27. Raquel Souza disse:

    Olá meninas, sempre fiz o uso de Tio e nunca tive problemas, faço sempre a raiz, não preciso fazer no resto do cabelo. Eu uso o AfroHair da Embelleze, já uso há mais de dez anos, recomendo a quem pergunta sobre alisamento suave, gosto muito do efeito que ele deixa, bem natural. Tenho vontade de fazer luzes mais tenho medo, alguém já fez? Estou com bastante cabelo branco e acho que as luzes vão disfarçar bem, faço uso de tonalizante na cor castanho médio. Um abraço a todas.

  28. Luciane disse:

    O tio é tudo de bom, perfeito pra a estrutura do meu fio, uso a anos, cabelos impecáveis, nunca vou me separar!!!!!

  29. lidinalva disse:

    Uso tio, é otimo, mas depois da segunda vez que passei meu cabelo teve uma quedinha,mas ñ foi po causa dele, foi a bentita prancha. Recomendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.