Quais São As Substâncias Que Alisam Os Fios?

Já que o “furdunço” tá armado e o circo tá pegando fogo, vamos falar mais sobre alisamento, certo?

Pra deixar as coisas bemmm claras, vamos esclarecer o seguinte: para alisar, tem que ter química. Se diz que não tem química, mas alisa, tem formol. Não, não existe, até hoje, nenhum método sem química que alise os cabelos.PONTO.

É preciso deixar isso muito claro, porque para alisar o cabelo é preciso modificar a estrutura dos fios, e isso não é feito com frutas, com chocolate, com quiabo, com argila ou com qualquer outra substância natural.

Foto: Reprodução

Para alisar os fios, modifica-se a estrutura do cabelo. Isso acontece através do princípio alisante, que penetra no fio, atravessa a cutícula e chega no córtex, que é onde se encontra a queratina.

Quando chega no córtex, as moléculas de queratina se ligam e nas chamadas pontes de enxofre. O que o alisante faz é soltar essas pontes de enxofre pra que elas se unam de forma diferente. Assim, o que era cacheado/ondulado, torna-se liso, claro que com a ajuda da chapinha.

Então, aminoácidos não alisam os cabelos, queratina não alisa o cabelo, assim como todas as substâncias ditas naturais.As substâncias que realmente alisam os fios são: formol, tioglicolato, hidroxido ou guanidina, e quem diz isso são engenheiros químicos que trabalham na área, assim como tricologistas.

Dessa forma, é muito mais coerente recorrer ao tioglicolato, ao hidróxido e a guanidina, que são muito mais seguras e realmente alisam os fios. A questão é que já existe um preconceito enorme com essas substâncias, pois muita gente acha que elas servem somente para cabelos afros, e que “cabelo bom” não “socializa” com essas substâncias, o que não passa de desinformação.

Enfim, milagres não existem, assim como alisamento sem química. E se o profissional diz que não tem química na tal da escova, mas ela alisa os fios, podem ter certeza que eles estão sendo batizadas.

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br /https://www.facebook.com/JuLopesPE

Quais São As Substâncias Que Alisam Os Fios?
5 (100%) 1 Voto

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

20 Comments
  1. Minha mãe usou a guanidina há uns dois anos e não deu muito certo, o cabelo dela caiu quase todo. Mas se procurar nas farmácias tem várias dosagens, para cabelos finos e grossos, eu não gostei do resultado do tioglicolato e guanidina fazendo o alisamento em casa com os produtos profissionais (mamis cabeleireira), porém duas amigas fazem há dois anos a escova fotônica cuja química ativa é o tioglicolato porém em concentração muito menor, as químicas normais costumam usar 8% enquanto com o Photon Hair é a 2%, não precisa ficar sem lavar o cabelo e não tem praticamente nenhuma limitação, o cabelo fica liso mesmo sem a chapinha, o preço é meio salgado e tende a variar entre 600 a 1500 reais, mas em compensação o retoque tende a ser de 4 a 8 meses, dependendo do cabelo. Acho que vale expor e pesquisar mais essa técnica, visto que é muito pouco difundida…

  2. Nossa Ju que medo depois que vi a reportagem, faz tempo que to louca pra fazer a selagem térmica da Cadiveu, mas ver aqueles “profissionais” batizando um produto que você confia pela marca… Meu Deus que medo!!!!
    Me ajuda vai, ainda tem aquela plástica de argila branca para vender aí?????
    Se tiver responde como faço para comprar.
    Mil beijos!!!!!!!!!!

  3. Oi!! Há um tempo fiz uma escova chamada Termo Liss da Loreal,e ainda nao tinha feito luzes no meu cabelo! Meu cabelo ficou mto macio, brilhoso e durou mto tempo, que nem refiz mais…Entao resolvi fazer as luzes e com elas vieram os fios ressecados e mto,mas mto quebradiços!!!E dps que fiz as luzes e balaiagem, meu cabelo ficou horroroso, tipo aqueles cabelos “estirados a força”! Isso mesmo!!!As pontas mto feias tb…entao agora há 1 mes refixz minhas mechas e cortei as pontas pra ver se melhoravam e tb fiz uma inteligente no meu cabelo! Mas o cheiro foi tamanho, e meus olhos lacrimejavam mto mesmo e tive que ficar com uma toalha umedecida no nariz! Na primeira, Termo Liss nao senti nada disso! O eu faço para meus cabelos melhorassem a estrutura e que voltassema ser brilhosos e sedosos como antes?? Obgada!!

  4. Ooi Juuuuu !!

    Usei a escova gradativa Exxa Marroquina , procurei e na embalagem só
    dizia q nos componetes tinha cisteína e óleo de argan ,
    Minha dúvida : Cisteína também é uma quimica q alisa e ao mesmo tempo
    agride os cabelos com o uso contínuo ?
    beijosss
    josi

    1. Eu usei essa escova marroquina 1 vez e estou tendo queda intensa de cabelo a 3 meses. Estou tomando ampola de vitaminas e tonico capilar mas a coisa continua feia….

  5. haaa esqueci ;
    comprei o produto e eu mesma fiz em casa,
    não senti nada de errado ,
    nem menos os olhos arderem , irritação ou
    coisa parecida .
    bjossss
    josi

  6. Oi Ju!
    Esqueceu de mencionar o nosso querido henê, há 50 anos usado no Brasil, com registro no Ministério da Saúde e fiscalização da ANVISA, portanto, química limpa e segura. Pena q sofre tanto preconceito, infelizmente… hehehehe…
    Bjos!

  7. Faz dois dias que fiz a escova Sleek da Tutanat em casa. No rótulo vem escrito livre de formol. O cabelo ficou mais baixo, nada de absurdo. Apenas abaixou o volume, mas sinto que meu cabelinho estava mais bem tratado antes… e agora estou ficando com um medinho…. será que vai ficar todo detonado?

  8. oi,parabens pelo blog,eu tenho cabelos castanho escuro e quando vou colocar alguma coloraçao uso mas acaju ou vermelho inteso coisa desse tipo,mas eu sou louca pra clarear meus cabelos o que faço? mas tem um porem, eu sou morena me da uma dica de como fazer sem ficar com resseio depois porque os cabelos pra uma mulher sao sagrados.muito grata desde ja,bjsss

  9. Olá meninas, adorei o site!!! sou cabeleireira especializada em químicas de transformação, trabalho somente com isso há 8 anos…só pra esclarecer uma dúvida da amiga flávia…a escova termo liss da l’oreal tem thioglicolato de amõnia,q é um alisante que se encontra no mercado há muitos anos..excelente produto…porém incompatível com luzes,ballayagens,decapagens,e todas essas”agens” rsrsr.Se vc tem algum resíduo de thioglicolato, mesmo q já tenha se passado (por exemplo) 8 meses, quando o descolorante entrar em contato com a área já processada pelo thioglicolato,não tem jeito, vai arrebentar!!! Então, já que foi feito…recomendo muuuuuuuuuuita reconstrução e com produtos bons. bjks a todas!!!

  10. maria angelica disse:

    Oi ju,
    Vivo basicamente o drama de todas as loura e alisadas, porém hoje com mais medo das escovas inteleigentes, marroquinas, etc.Dai foi eu mesmo em uma loja de cosmeticosa profissional comprar um produto que me oferecesse confiança e aplicar em meu cabelo, alisado e com mechas, a vendedora me indicou um produto, disse que até grávida pode usar, a CAROCISTEINA, levei para minha cabelereira aplicar, para minha surpresa, minhas madeixas ficaram como gema de ovo porém bem hidratada,ela teve que tonalizar para tirar aqelhe efeito horrível na cor. Dai percebi que melhorou a cor mas não ficou aquela brastemp. Ai pode me ajudar? mulher sofre né?
    Beijo, Angelica

    1. Flor, a carbocisteína amarela mesmo, é normal!
      O que precisa fazer aí é matizar ou jogar banho de brilho por cima, pra normalizar! Não tem outro jeito!
      Beijos

  11. Boa noite JU:
    Na verdade e que cada um fala uma coisa a uns 7 meses atras fiz uma definitiva a base de tioglicolato ate gostei do resultado mais o meu cabelo não ficou mega hiper liso gastei um monte e não tive o resultado esperado….os fios dos meus cabelos são grossos mais não são tão enrolados ,mais são super resistente a quimica
    Gostaria de saber se o cabelo fica liso com a progressiva ou todo o produto sai com o passar dos mêses.Ter cabelo liso não ta barato hein….imagina pagar 200 ha 350 ou ate mais de 3 em 3 meses …
    Parabéns pelo blog

  12. ola sou cabelereira sempre costumo trabalhar com selagem c.formol e sericina mas resolvi usar com carbocisteina, o resultado no cabelo da cliente ficou lindo o problema foi a minha saude tive uma crise forte de alergia ao produto,queria saber se a quimica da carbocisteina e mais forte do que o formol para a saude?

  13. Tatiana Lopes disse:

    Formol alisa temporariamente o cabelo. Na verdade, ele faz uma impermeabilização do fio, mantendo-o “esticado” pela prancha. Depois de um tempo, esse alisamento vai se desfazendo, junto com o cabelo. O formol não tem capacidade de mudar a estrutura interna do fio. Mas é perigoso, pois penetra no cabelo, ao vapor da chapa é inalado e penetra nas vias respiratórias. Pode causar intoxicação, problemas respiratórios e alergias diversas, além de feridas no couro cabeludo. Há evidências de sua alta capacidade cancerígena. Mas alisar como tioglicolato, sódio ou guanidina, não.

  14. Só uso a Novelty Cosmética a linha MAIS é perfeita e me dá o que preciso, cabelos soltinhos e saudáveis como sempre procurei.
    bsj

  15. Vc conhece essa escova progressiva de mel e oleo de argan?
    Quero fazer ela mais antes queria saber se alisa mesmo!!!!

    Obrigada

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.