Aprenda A Fazer Uma Hidratação de Salão!

Uma das perguntas mais frequentes no “Pergunta que eu Respondo”, que é um “tira dúvidas” sobre cabelos que rola lá na minha Fan Page  (AQUI) duas vezes por semana é porquê a hidratação que a gente faz em casa não dá o mesmo resultado da hidratação feita no salão.

Como é um questionamento que envolve várias respostas, expliquei para as meninas que faria um post sobre o assunto, porque aí dá para explicar melhor, né?

O primeiro passo é escolher uma máscara boa, concentrada e que possa doar o que o seu cabelo precisa. Escolhendo uma máscara de qualidade, tudo depende da forma de aplicação, que, se não for a correta, compromete – e muito- o resultado final.

A Tal da Lavagem

Já fiz um post gigante aqui explicando como lavar corretamente o cabelo, porque a lavagem correta é pressuposto básico para o resultado do creme de tratamento. Se não forem retirados os resíduos, o excesso de oleosidade e as impurezas que estão impregnadas nos fios, a máscara não fará o efeito desejado, e isso é meio obvio, porque como ela vai conseguir penetrar nos fios com tanta coisa atrapalhando, com tanta coisa pelo meio do caminho?

cabelo-perfeito (1)

Eu prefiro usar, antes da hidratação, um shampoo antirresíduos, que limpa profundamente, ou um shampoo para cabelos oleosos, que é mais adstringente. Para quem tem progressiva, alisamentos e tintura, já existem shampoos de limpeza profunda com pH neutro, que não “tiram” nenhuma dessas químicas.

A temperatura ideal da água é a morna, que ajuda a abrir as cutículas, o que facilita a penetração dos ativos de tratamento. Contudo, após a aplicação da máscara de hidratação, na hora do enxágue, a lógica se inverte e a temperatura da água deve ser fria (mas não muito!), para “selar” as cutículas e proporcionar mais brilho.

A Aplicação da Máscara

Com os fios limpos, retire o excesso de umidade, pois quanto mais água tem nos fios, mais o produto será diluído, o que significa redução da eficiência do ativo de tratamento.

Feito isso, use um pincel (daqueles de pintar cabelo) ou qualquer outro objeto limpo para pegar uma pequena porção de produto (não se pega com a mão, para não alterar o pH do produto) e comece a aplicá-la de mecha em mecha, de cima para baixo, depois de baixo para cima, e de cima para baixo de novo, a partir da nuca, na parte de trás, até a parte da frente. É importante que todas as mechas recebam o produto e sejam devidamente massageadas.

Nunca aplique máscara na raiz, por mais seco que o seu cabelo seja.

Após a aplicação, use uma touca de alumínio para cobrir o cabelo, ou, caso não tenha, use papel alumínio, pois o calor gerado, desde que não seja excessivo, potencializa a ação do produto.

Deixa Agir Por Quanto Tempo?

Cada máscara traz no rótulo o seu tempo certo de ação e ele deve ser seguido à risca. Muita gente acha que se deixar o produto agir mais tempo, o resultado será melhor, mas isso não é verdade, pois além de não proporcionar benefícios, pode causar danos!

Após o tempo de ação, enxágue com água abundante até que não tenha nenhum resíduo de produto no cabelo. Isso é muito importante, pois se o enxágue não for feito da maneira correta, os fios ficam cheios de resíduos, pesados e sem brilho.

Entenderam? Façam em casa e me contem depois!

Beijos

Ju Lopes

Aprenda A Fazer Uma Hidratação de Salão!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

15 Comments
  1. Ju uma dúvida eu devo fazer a progressiva antes ou depois das luzes pq sempre q faço depois as luzes ficam amareladas

  2. ju vc é demais adoro suas dicas tenho cabelos bonito sem sai de casa graças a santa ju lopes ai ju como te amo

  3. GESSICA SANTANA disse:

    Jú mais vi num post seu que quem tem cabelos com luzes não é bom usar o shampoo antirresíduos, estou hidratando o cabelo em casa quase toda semana e não vejo resultado 🙁

    1. Gessi, não é bom usar o antiresíduo tradicional, mas o específico para cabelos com química, pode sim!

  4. Ju….

    Uma dúvida, quando vc fala em massagear os cabelos depois de aplicar o produto com o pincel, é para utilizar uma luva para não alterar o PH do produto tbm??

    OBS.: Adoro seu blog, sempre tem informações que nos ajudam muito…

    Bjs

    1. Angela, pode ser a luva também, o que não pode é enfiar a mão (eu sou danadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa pra fazer isso!) sabe? Beijos

  5. Depois disso tudo eu passo o condicionador no final, pois ele serve para fechar a cuticula…

  6. monique cristina disse:

    Ju tenho uma duvida sobre o shampoo anti-residuo,pode ser usado por loiras?Ele não desbota a cor ?bjs adoroooo seus posts.

    1. Mo, os normais não, pq eles desbotam, mas tem os específicos! Fico feliz de saber que gostas! Beijos

  7. oi jú:
    Eu acho que o maior segredo está na lavagem. vou explicar:
    vou poder ir a qualquer salão classe A B C…. é sempre as-
    sim:
    – primeiro se usa um shampoo transparente( desses de galão
    mesmo ke na maioria das vezes é de camomila ou erva doce sempre
    assim.
    se tiver muito sujo repete-se a aplicação.
    na segunda mão ou terceira sei lá é aplicado um shampoo perolado
    geralmente proteína do leite, do trigo algo assim, enxagua-se muito, muito e por fim um creme para fechar as cutículas. Só
    isso. esse é o segredo( agua morna amacia o cabelo)
    E nãoadianta falarem ke não porke é, coloca-se nas embalagem
    pump do absolut repair, lanza, redken dos de litro.
    this is the secret.
    ass. o lirio( segredo de estado, o peixe é pro fundo das redes, segredo… é pra quatro paredes……rsrs.bezos

  8. Amanda Kreves disse:

    Antes da aplicação da máscara eu uso o Rejuvenation Shampoo da linha Semi Di Lino Anti Age da Alfaparf, ele lava delicadamente, mas em profundidade, eliminando os fatores externos responsáveis pelo processo de envelhecimento, como poeira, poluição, água do mar, cloro e etc. A fórmula, à base de Extrato de Beech Tree , exerce uma ação estimulante e energizante no bulbo capilar e proporciona vitalidade e brilho aos cabelos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.