Cabelo Bem Cuidado no Verão!

Todo mundo já sabe que após o verão o cabelo fica, literalmente, um bagaço! Isso é normal e esperado, já que os fios ficam mais expostos aos danos ambientais, como o excesso de raios solares, o sal do mar, o cloro da piscina e o vento, que desidratam os fios, causando ressecamento, aumentando a porosidade e “roubando” o brilho, deixando o cabelo opaco.

Para reduzir esse impacto, é essencial que usemos produtos que protejam o cabelo dos danos ambientais. Além disso, não se pode esquecer de manter a rotina de cuidados em dia e de começar a prestar atenção nisso já, pois se os fios já chegarem estragados no verão, as chances de danos são muito maiores.

Filtro Solar: Seu Cabelo Também Precisa

É fato que os raios solares, apesar de benéficos para a saúde (olha a vitamina D aí!), detonam a pele, já que causam certa de 80% do envelhecimento. Só que esses danos vão além da pele, pois os raios solares são ruins também para os cabelos, e por isso é tão importante usar produtos capilares que ofereçam proteção contra os raios ultravioleta.

O mais legal é que esses produtos formam uma espécie de película que protege os fios não só da ação dos raios solares, mas também do cloro, da poluição, do vento e por aí vai. Portanto, sobretudo nessa estação, escolha somente produtos que ofereçam esse tipo de proteção, ou então compre especificamente um protetor solar capilar leave-in.

Verão Não Combina com Química Capilar!

Dezembro é um mês em que todo mundo faz alguma coisa no cabelo (ou muitas coisas…), seja luzes, alisamento, descoloração e por aí vai. Só que é preciso evitar esse tipo de procedimento nessa fase, pois os fios ficam mais vulneráveis e mais frágeis, de modo que os danos podem ser muito maiores e o cabelo pode não resistir. Caso não tenha outro jeito, invista em boas reconstruções antes e depois da química para fortalecer os fios e evitar futuros danos.

cortes-repicados-para-cabelos-cacheados.6

Uma Boa Lavagem Faz Toda a Diferença

Já repararam que quando lavamos os fios no salão o cabelo parece muito mais bonito? É que no salão tudo é feito como se deve, desde a correta temperatura da água  até a escolha do produto, a forma de aplicação, a massagem…

A lavagem correta irá, realmente, remover os resíduos dos fios, e isso é essencial, já que cabelo com resíduo não absorve as ativos de tratamento, não tem como. Já um cabelo realmente limpo deixa espaço para que os ativos penetrem e ajam efetivamente, tratando os fios.

Portanto, vamos caprichar na higienização dos fios e do couro cabeludo para que o cabelo seja tratado. Para isso, opte pela água em temperatura ambiente, escolha um xampu adequado para o seu tipo de cabelo, aplique-o na raiz, no comprimento e nas pontas fazendo massagem com as pontas dos dedos e enxague o produto completamente, até que a água saia sem nenhum resíduo. O condicionador deve ser aplicado no comprimento e nas pontas, preservando a raiz para que o cabelo não fique oleoso, e também deve ser enxaguado completamente.

O Melhor Xampu

Muita gente me pergunta “qual o melhor xampu”, e essa resposta é bem ampla, porque dependerá do seu tipo de cabelo e do estado em que ele se encontra, claro. A minha regra geral é um xampu neutro, daqueles baratinhos, para primeira lavagem, porque é ele quem removerá o excesso de sujeira, e um xampu mais hidratante ou nutritivo para tratar os fios.  Mas, se o seu cabelo estiver muito detonado, um xampu reconstrutor é a melhor pedida. Condicionadores mais densos e potentes devem ser os escolhidos.

cabelo-cacheado-tutorial-01

Um Bom Leave-In Faz Diferença!

O leave-in é um produto chave no verão, então invista nele! É que além de ajudar a desembaraçar, amaciar e controlar os fios, ele previne a desidratação e é o produto que mais fica em contato com os fios, sendo o mais eficiente no quesito “proteção solar capilar”, então quanto melhor for o leave-in, maiores serão os benefícios para o seu cabelo.

Lembre-se, contudo, de escolher um produto que seja indicado para o seu tipo de cabelo, porque é isso que garantirá os melhores resultados. No mais, cuidado com os exageros para não acabar com o cabelo pesado e opaco, pois é isso que o excesso de leave-in faz. Aplique o leave-in do comprimento às pontas, preservando a raiz, novamente, para que ela não fique oleosa.

Hidrate, hidrate e hidrate!

O sol desidrata o cabelo, e cabelo desidratado é cabelo ressecado. Como esse é um efeito que ninguém quer, a hidratação, mais do que nunca, deve fazer parte da sua rotina! Um cabelo hidratado corre muito menos riscos de danos e sofre bem menos com os “males do verão”, pois suas cutículas estão fechadas.

O ideal é hidratar os fios profundamente ao menos uma vez por semana no verão, mas nada impede que seja feita uma hidratação rápida a cada vez que lavamos os fios, sobretudo quando estamos na praia, que é quando o cabelo mais resseca.

Qual máscara escolher? Bom, máscara de hidratação só repõe água, e desde que ela faça isso direito, pode ser qualquer uma, mas eu sugiro que a máscara, além de ser hidratante, contenha algum ativo nutritivo para ajudar a domar os fios, controlar o frizz e garantir mais brilho aos cabelos.

Cuidado com a quebra!

Uma das coisas que mais causa a quebra dos fios nessa época é o prendedor de cabelo. Como transpiramos muito, a tendência é enrolar o cabelo e fazer logo um coque, o que é sim, uma boa ideia, desde que feito com cuidado, pois os fios estarão úmidos, e isso já facilita a quebra, e como tende a embaraçar, o quadro piora. Quanto aos prendedores de cabelo, o melhor é que sejam forrados com tecido ou mesmo com silicone, e que não tenham acabamento metalizado. No mais, nada de puxar demais os fios, pois isso pode causar alopecia por tração.

As dicas estão aí, agora é só cuidar!

Beijos

Ju Lopes

Cabelo Bem Cuidado no Verão!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.