Todo mundo já sabe que após o verão o cabelo fica, literalmente, um bagaço! Isso é normal e esperado, já que os fios ficam mais expostos aos danos ambientais, como o excesso de raios solares, o sal do mar, o cloro da piscina e o vento, que desidratam os fios, causando ressecamento, aumentando a porosidade e “roubando” o brilho, deixando o cabelo opaco.
Para reduzir esse impacto, é essencial que usemos produtos que protejam o cabelo dos danos ambientais. Além disso, não se pode esquecer de manter a rotina de cuidados em dia e de começar a prestar atenção nisso já, pois se os fios já chegarem estragados no verão, as chances de danos são muito maiores.
Índice
É fato que os raios solares, apesar de benéficos para a saúde (olha a vitamina D aí!), detonam a pele, já que causam certa de 80% do envelhecimento. Só que esses danos vão além da pele, pois os raios solares são ruins também para os cabelos, e por isso é tão importante usar produtos capilares que ofereçam proteção contra os raios ultravioleta.
O mais legal é que esses produtos formam uma espécie de película que protege os fios não só da ação dos raios solares, mas também do cloro, da poluição, do vento e por aí vai. Portanto, sobretudo nessa estação, escolha somente produtos que ofereçam esse tipo de proteção, ou então compre especificamente um protetor solar capilar leave-in.
Dezembro é um mês em que todo mundo faz alguma coisa no cabelo (ou muitas coisas…), seja luzes, alisamento, descoloração e por aí vai. Só que é preciso evitar esse tipo de procedimento nessa fase, pois os fios ficam mais vulneráveis e mais frágeis, de modo que os danos podem ser muito maiores e o cabelo pode não resistir. Caso não tenha outro jeito, invista em boas reconstruções antes e depois da química para fortalecer os fios e evitar futuros danos.
Já repararam que quando lavamos os fios no salão o cabelo parece muito mais bonito? É que no salão tudo é feito como se deve, desde a correta temperatura da água até a escolha do produto, a forma de aplicação, a massagem…
A lavagem correta irá, realmente, remover os resíduos dos fios, e isso é essencial, já que cabelo com resíduo não absorve as ativos de tratamento, não tem como. Já um cabelo realmente limpo deixa espaço para que os ativos penetrem e ajam efetivamente, tratando os fios.
Portanto, vamos caprichar na higienização dos fios e do couro cabeludo para que o cabelo seja tratado. Para isso, opte pela água em temperatura ambiente, escolha um xampu adequado para o seu tipo de cabelo, aplique-o na raiz, no comprimento e nas pontas fazendo massagem com as pontas dos dedos e enxague o produto completamente, até que a água saia sem nenhum resíduo. O condicionador deve ser aplicado no comprimento e nas pontas, preservando a raiz para que o cabelo não fique oleoso, e também deve ser enxaguado completamente.
Muita gente me pergunta “qual o melhor xampu”, e essa resposta é bem ampla, porque dependerá do seu tipo de cabelo e do estado em que ele se encontra, claro. A minha regra geral é um xampu neutro, daqueles baratinhos, para primeira lavagem, porque é ele quem removerá o excesso de sujeira, e um xampu mais hidratante ou nutritivo para tratar os fios. Mas, se o seu cabelo estiver muito detonado, um xampu reconstrutor é a melhor pedida. Condicionadores mais densos e potentes devem ser os escolhidos.
O leave-in é um produto chave no verão, então invista nele! É que além de ajudar a desembaraçar, amaciar e controlar os fios, ele previne a desidratação e é o produto que mais fica em contato com os fios, sendo o mais eficiente no quesito “proteção solar capilar”, então quanto melhor for o leave-in, maiores serão os benefícios para o seu cabelo.
Lembre-se, contudo, de escolher um produto que seja indicado para o seu tipo de cabelo, porque é isso que garantirá os melhores resultados. No mais, cuidado com os exageros para não acabar com o cabelo pesado e opaco, pois é isso que o excesso de leave-in faz. Aplique o leave-in do comprimento às pontas, preservando a raiz, novamente, para que ela não fique oleosa.
O sol desidrata o cabelo, e cabelo desidratado é cabelo ressecado. Como esse é um efeito que ninguém quer, a hidratação, mais do que nunca, deve fazer parte da sua rotina! Um cabelo hidratado corre muito menos riscos de danos e sofre bem menos com os “males do verão”, pois suas cutículas estão fechadas.
O ideal é hidratar os fios profundamente ao menos uma vez por semana no verão, mas nada impede que seja feita uma hidratação rápida a cada vez que lavamos os fios, sobretudo quando estamos na praia, que é quando o cabelo mais resseca.
Qual máscara escolher? Bom, máscara de hidratação só repõe água, e desde que ela faça isso direito, pode ser qualquer uma, mas eu sugiro que a máscara, além de ser hidratante, contenha algum ativo nutritivo para ajudar a domar os fios, controlar o frizz e garantir mais brilho aos cabelos.
Uma das coisas que mais causa a quebra dos fios nessa época é o prendedor de cabelo. Como transpiramos muito, a tendência é enrolar o cabelo e fazer logo um coque, o que é sim, uma boa ideia, desde que feito com cuidado, pois os fios estarão úmidos, e isso já facilita a quebra, e como tende a embaraçar, o quadro piora. Quanto aos prendedores de cabelo, o melhor é que sejam forrados com tecido ou mesmo com silicone, e que não tenham acabamento metalizado. No mais, nada de puxar demais os fios, pois isso pode causar alopecia por tração.
As dicas estão aí, agora é só cuidar!
Beijos
Unhas fortes e grandes Unhas quebradiças e frágeis são comuns na maioria das mulheres, mas existem meios de evitar esses…
Maquiagem vencida Usar maquiagem é bom e toda mulher gosta. Um pó compacto aqui, um rímel ali e muita base…
Óleo de coco serve para quê? Não foi propriamente uma descoberta, já que o óleo de coco é utilizado desde…
Como Tirar Olheiras Não são poucas as pessoas que sofrem com as olheiras, uma sombra que pode variar de cor…
O que fazer quando o delineador acabar? O delineador acabou?! Esta situação é muitas vezes decepcionante, principalmente quando são produtos…
Bepantol: Como Usar ✅ Recomendado para prevenir as assaduras da pele dos bebês, o bepantol é um creme tópico que…